O Google Meet é uma das principais ferramentas de reunião por videoconferência. Ele é fácil de usar e não tem custo – basta que você tenha uma conta no Gmail ou G Suite. Em resumo:
- Crie uma conta no Google, se você não tiver uma
- Crie uma reunião para uso imediato (ou agende uma reunião para outro horário)
- Mande as instruções para seu cliente
- Faça a reunião
- Compartilhe sua tela para apresentar Showcase
Crie uma conta no Google, se você não tiver uma
Há dois tipos de conta no Google.
- Uma é mais simples e você fica com o email seunome@gmail.com. São contas geralmente de uso pessoal.
- O outro tipo de conta é o G Suite, uma conta profissional semelhante ao Gmail. Tem mais recursos, é paga e geralmente tem um @nomedasuaempresa.com.br
Não tem nenhuma conta? Então siga os passos nesse outro tutorial: como criar uma conta no Gmail.
Criar uma videochamada no Meet
- Em um navegador da Web, digite https://meet.google.com.
- Clique em Participar ou Iniciar uma reunião.
- Clique em Participar agora.
- Para adicionar alguém a uma reunião, escolha uma das opções:
- Clique em Copiar informações sobre como participar e cole os detalhes da reunião em um e-mail ou em outro app.
- Clique em Adicionar pessoa. Na seção “Convidar”, selecione um nome ou digite um endereço de e-mail e clique em Enviar convite.
Quer fazer a reunião em outro dia e horário?
É fácil programar uma videochamada do Meet no Google Agenda. Basta criar um evento e adicionar os convidados. Para adicionar um link de videochamada a um evento do Agenda, convide uma ou mais pessoas ou clique em Adicionar conferência.
As etapas são as seguintes:
- Crie um evento no Agenda. Acerte o dia e horário. Recomendo colocar o assunto da reunião no título.
- Clique em Adicionar convidados (ou guests, se estiver em inglês) e digite os nomes ou e-mails das pessoas que você quer convidar.
- Clique em Salvar.
- Clique em Enviar para notificar os convidados.


Dica: se você criar a videoconferência pelo Google Agenda, o sistema já prepara uma sala de videoconferência automaticamente. Não precisa criar no Google Meet. Basta ativar a opção “Adicionar videoconferência do Google Meet”.
Avise seu cliente sobre uso do Google Meet
O problema mais comum de novos usuários no Google Meet (e em qualquer sistema de videoconferência) é o uso de áudio e vídeo.
No primeiro acesso ao Meet, o sistema mostra essa mensagem:

É preciso apertar o botão “Allow” ou “Permitir”. Isso libera o uso da câmera durante a videoconferência.
Compartilhe sua tela para mostrar Showcase
Na maioria das apresentações por videoconferência, o vídeo é o principal recurso.
Como você provavelmente vai usar Showcase junto com sua videoconferência, você também usará o recurso de Compartilhamento de tela. Clique no botão “Compartilhar agora”.

Em seguida, escolha o compartilhamento da tela inteira.

Para apresentar a tela inteira, você precisa clicar na imagem da sua tela (indicada na seta vermelha, abaixo) e depois no botão “share” ou “compartilhar”.

A partir desse momento, tudo que estiver em sua tela será visto por seu cliente.
Mude para Showcase e faça sua apresentação. Não feche seu browser! Apenas reduza a tela e deixe em segundo plano. Use o Showcase normalmente, dando todas as explicações para o cliente. Depois feche o Showcase e volte para o Google Meet.
Quer parar a apresentação? Clique no botão “stop sharing” ou “parar apresentação”.

Dica extra: boas práticas para vendas por videoconferência
No blog da Aqua tem um artigo com 15 dicas e boas práticas para vender por videoconferência. Pode ser útil para você também.