Showcase Imóveis

Museus e Centros de Memória

Aqua oferece uma extensa variedade de equipamentos, além de aplicativos prontos para atender a museus, centros culturais, exposições itinerantes e centros de memória.

Museu interativo

Guias interativos para museus

Mapas interativos ajudam a explorar as exposições. Você pode criar um mapa com o nome das salas, andares do prédio, etc, para que isso ajude o visitante a entender para onde pode ir. Inclua nesse mapa também a programação do museu ou do centro de memória, contemplando palestras, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outros. Você pode usar a tela para informar sobre opções de café e almoço no museu, lojas de souvenir, enfim, todo tipo de serviço que o museu oferece, e muitas vezes as pessoas não conhecem.

Museu interativo

Novas formas de interagir com a história e com as obras de arte

A tela também acaba com aquela máxima de “não toque nas obras”, que todo museu possui. No equipamento da Aqua a ideia é exatamente o oposto: toque, interaja! O que é bom também para as crianças, que adoram esse tipo de ferramenta. É uma forma de você aproximar o visitante da obra, e desmistificar a máxima de que só quem entende de arte consegue se divertir em um museu.

Museu interativo

Documentos históricos em telas touch

A solução touchscreen da Aqua ajuda também na questão de apresentação de documentos históricos. Se um museu ou centro de memória vai expor, por exemplo, uma carta de um presidente ou um grande escritor, geralmente elas ficam em uma caixa de vidro, em que nem sempre se tem a melhor visão, tem que ter cuidado com a iluminação para não danificar o papel, enfim. Mas, se você digitaliza isso, apresenta esse documento no formato digital, não só vai facilitar a leitura (porque você pode aumentar a letra para ler), como vai criar uma interatividade maior com o público.

Museu interativo

Museu em constante mudança

Por fim, uma outra vantagem é que você pode trocar o acervo ou a exposição de maneira prática e rápida. Com o Showcase, nossa plataforma para criar e gerar aplicativos touchscreen, a própria equipe do centro de memória consegue criar novos catálogos interativos, inclusive acrescentando conteúdo em tempo real. Torna possível também que o museu faça exposições itinerantes, saindo de dentro das paredes do museu para ambientes como shoppings, escolas, teatros.

Case: Centro de Memória Sesi Fiemg

Catálogo interativo para Centro de Memória Sesi Fiemg, em Belo Horizonte. Apresentação do rico acervo das entidades, cobrindo várias décadas. Eventos históricos, a evolução do setor industrial em Minas Gerais e no Brasil, documentos e vídeos. A aplicação interativa pode ser vista no Centro de Cultura Nansen Araújo Sesi Minas.

Case: Centro de Memória Unimed BH

Catálogo interativo para Centro de Memória da Unimed BH. Uma visão completa e detalhada da instituição. Fotos históricas, campanhas publicitárias, documentos dos fundadores e fatos que marcaram os 45 anos da instituição.

Museu Tim UFMG

Case: Espaço do Conhecimento UFMG

Um dos primeiros projetos que a empresa fez nesse nicho foi com o Espaço do Conhecimento UFMG. Lá foi implementada a maior mesa de touchscreen do Brasil na época, com 60 polegadas. Na tela havia um aplicativo que reproduzia, de maneira lúdica, o surgimento da vida e a relação entre microorganismos. O equipamento da Aqua foi colocado no andar que representava a origem da vida e era um estímulo a mais para que o visitante não só interagisse com a exposição, mas pudesse aprender de forma lúdica e criativa. Sempre foi um dos espaços mais visitados, principalmente pelas crianças.

Centro de Memória Votorantim

Case: Centro de Memória Votorantim

No centro de memória do Grupo Votorantim, temos aplicativos que mostram a presença da empresa ao redor do mundo, além de uma linha do tempo interativa que mostra, década a década, a evolução do grupo. Exibir fotos e vídeos históricos costuma ser o uso mais comum de telas interativas em museus.

Vantagens para
museus e centros de memória

Para museus, centros de memória e centros culturais

Atraia novos públicos com interesse em seu catálogo. Encontre novas formas de expor. Um museu pode ser antigo, mas não deve ser ultrapassado.

Para visitantes

Cultura e entretenimento estão intimamente ligados. A tecnologia é uma nova porta para acessar as informações de uma maneira mais profunda e divertida.

Para os processos

Apresente exposições de conteúdos digitais, como vídeos e interatividade. Tenha exposições itinerantes de uma maneira mais criativa.

Quero saber mais

Quer levar interatividade para seu museu ou centro de memória? Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e surpreender.