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Construção da reputação e imagem: como seu negócio tem feito?

A sua marca investe na construção da reputação e imagem? Veja neste artigo porque esta é uma estratégia essencial para conquistar mais confiança e melhorar suas vendas.
Construção da reputação e imagem: como seu negócio tem feito?

Empresas que desenvolvem estratégias para a construção da reputação e melhora do posicionamento no mercado têm mais chances de impulsionar seus resultados e ganhar a confiança do consumidor. 

Mas, por que isso acontece? 

A reputação de uma marca traz maior confiança ao cliente porque ele se identifica com os ideais e objetivos da empresa, e enxerga de maneira positiva o posicionamento do negócio em relação a determinados assuntos. 

Por isso, apresentamos a seguir o que é o processo de construção da reputação de uma marca e por que isso pode influenciar nas vendas e relacionamento com seus clientes. 

Você também verá exemplos de empresas que estabeleceram bons posicionamentos no mercado e dicas para a reputação do seu negócio.

Entenda o que é o processo de construção da reputação

A construção da reputação de uma marca envolve diversos fatores que impactam na maneira como seus clientes, fornecedores, funcionários e demais stakeholders enxergam o seu negócio.

A reputação é, basicamente, o que as pessoas pensam da sua marca e como entendem o seu posicionamento. Isso está relacionado aos valores da sua empresa, posicionamento frente às questões de interesse da sociedade e a maneira como a empresa comunica tudo isso. 

Desta forma, a reputação de uma marca é algo que pode ser controlado e melhorado, isso porque ela é determinada pelas ações realizadas por seu negócio. 

Para controlar a reputação da sua empresa e melhorar a forma como as pessoas enxergam o seu negócio, é preciso ter um posicionamento muito claro, bem como um grande entendimento dos objetivos da empresa. Com isso, é possível desenvolver estratégias que influenciam, seja a curto ou a longo prazo, a imagem da sua marca. 

É importante entender que a construção da sua reputação irá guiar todo o seu planejamento de marketing, desde a definição do seu público-alvo e personas, controle de metas, planejamento das ações, até a execução das estratégias.

Atuar no mercado com base nesta construção faz com que suas ações de marketing e vendas sejam uma via de mão dupla, ou seja, gera uma comunicação entre a marca e o consumidor mais forte e consistente, aumentando o engajamento e criando um bom relacionamento com o público.

Por que o seu negócio precisa investir em reputação e imagem?

Um negócio que investe na construção da reputação só consegue criar um bom relacionamento com seus stakeholders porque suas ações refletem no ganho de autoridade. 

Isto quer dizer que seus clientes passam a se identificar mais com a sua marca e percebê-la como uma referência em seu mercado de atuação. 

Isso gera ainda mais confiança na relação entre consumidor e empresa, e pode acelerar o processo de vendas. O mercado imobiliário, por exemplo, exige um alto nível de confiança em todos os aspectos, já que se trata de um processo de vendas longo e complexo. 

Já em outros segmentos, como o varejo, apesar de a venda não ter o mesmo nível de complexidade, ter mais confiança na marca contribui para a retenção dos clientes e aumento na frequência de compra. 

Portanto, toda a relação de compra e venda é baseada na confiança. É comum que o cliente busque mais informações sobre uma marca antes de realizar uma compra, seja em sites de avaliações, redes sociais, em seu círculo social, ou mesmo nos canais de comunicação da empresa. 

Contar com uma boa reputação fará com que sua empresa seja mais competitiva no mercado, ganhando maior visibilidade entre o setor. 

Posicionamentos que estão ganhando destaque

Existem alguns posicionamentos que vem ganhando maior destaque no mercado, independentemente do segmento. 

Podemos iniciar citando as ações voltadas à responsabilidade social das marcas. Como um assunto de grande importância na atualidade, os consumidores passaram a exigir um posicionamento das marcas referente a isso. Desde questões internas relacionadas aos colaboradores, até a maneira como os produtos e serviços são vendidos, a responsabilidade social deve ser uma prioridade na atuação da empresa.

Trata-se de estabelecer uma gestão ética e transparente com todos os stakeholders, e até mesmo com o meio ambiente. 

Isso nos leva a outro posicionamento que se destacou nos últimos anos: a sustentabilidade das marcas. 

Construção da reputação: posicionamentos de destaque

O que sua empresa está fazendo para minimizar os impactos gerados no meio ambiente por sua atuação? Quais são as ações desenvolvidas para contribuir com os problemas que enfrentamos atualmente?

Essas são perguntas que os próprios clientes estão fazendo, e considerando como fator decisivo em suas tomadas de decisão. 

Por fim, um último exemplo é a inovação. A tecnologia nos trouxe inúmeros recursos e benefícios para facilitar a rotina, otimizar nosso trabalho e contribuir para o bem-estar. Nesse sentido, as empresas que se posicionam como inovadoras e investem em tecnologias para melhorar o produto ou serviço e oferecer melhores soluções aos clientes sentem um impacto positivo em sua reputação.

Estratégias como o omnichannel ou o phygital tendem a impressionar o consumidor e mostrar que sua empresa se mantém atualizada com as tendências do mercado.

Exemplos de empresas com uma boa construção da reputação

Certamente as principais marcas com as quais você se relaciona hoje investem na construção de uma boa reputação. Os líderes de mercado costumam ser os primeiros a estabelecer um bom posicionamento, ganhando a confiança do mercado e se mantendo como referência.

Um ótimo case que mostra a importância desta estratégia é da MRV, empresa do setor de construção civil que investiu em um posicionamento sustentável. A marca passou a desenvolver ações e projetos para incentivar a sustentabilidade e mostrar maior preocupação com questões socioambientais.

Isso porque, este setor de atuação gera certos impactos ambientais. As construções podem provocar mudanças no solo, na paisagem, além de dependerem de um alto consumo de recursos como água e energia. 

Além de utilizar o valor da sustentabilidade na prática em seus projetos, a empresa também busca transmiti-lo em sua comunicação. 

Outro bom exemplo é da empresa Reserva, marca de roupas que desenvolve ações pensando na responsabilidade social. Segundo o site Incomum, a empresa procura atuar com um capitalismo mais consciente, utilizando campanhas como a 1P=5P, ou uma peça = 5 pratos. Nesta ação, a cada peça vendida na Reserva e Reserva Mini, são entregues cinco pratos de comida.

Pensando no varejo, a transformação digital da Magazine Luiza também se tornou referência. A estratégia da empresa permitiu deixar de atuar apenas com as lojas físicas para vender também no meio digital. 

Através da tecnologia, a marca conseguiu melhorar a experiência dos seus clientes, conectando todos os seus pontos de contato.

Construção da reputação

Dicas para a construção da reputação e imagem do seu negócio

Entenda o seu público: quais são suas necessidades e preocupações?

O primeiro passo para ter uma marca com uma boa reputação e imagem no mercado é entender que a preocupação de todos deve ir além da venda de produtos ou serviços. É necessário colocar o cliente no centro da estratégia e humanizar a marca. 

Para isso, entender a fundo as características dos seus clientes é fundamental. Quais são as necessidades e objetivos de quem compra da sua empresa? Você conhece os problemas, objeções e preocupações que esses clientes enfrentam, tanto em seu dia a dia, como na jornada de compra

Ao combinar este entendimento com os valores da sua empresa, você chegará ao posicionamento ideal para a construção da sua reputação.

Defina seus valores

Desta forma, outra etapa que não deve ser deixada de lado é a definição dos valores e princípios da marca. 

Se a sua empresa ainda não tem isso definido, é um bom momento para reunir colaboradores, líderes e gestores e entender quais são os valores que norteiam sua atuação no mercado. 

Todas as marcas precisam entender seus valores, pois é isso que guia todas as ações e comunicação com o mercado. Ao ter estes valores bem definidos e claros para o público, é possível gerar maior identificação e engajamento com a sua marca. 

Busque o experience-market fit

Talvez você ainda não conheça este termo, mas provavelmente já entende a importância de oferecer uma boa experiência ao cliente em todos os seus pontos de contato e momentos da jornada de compra. 

O Experience-Market Fit é um conceito complementar ao Product-Market Fit, já conhecido nos segmentos de tecnologia e startups. O objetivo é que a experiência do cliente faça parte da sua solução e da entrega de valor, e não apenas o produto em si.

Ao ter como prioridade a experiência do seu cliente, se torna mais fácil eliminar as objeções durante a venda, bem como reduzir seu ciclo de vendas e custo de aquisição de clientes. Além disso, esta preocupação influencia diretamente no posicionamento da sua marca. 

Seja uma empresa tecnológica, inovadora e atualizada

Reputação e imagem da marca

É fato que a tecnologia já faz parte do nosso dia a dia. Ser uma empresa tecnológica e inovadora não é mais um posicionamento exclusivo dos negócios que já nasceram no ambiente digital. 

Mesmo uma empresa tradicional pode utilizar este posicionamento a seu favor, e criar maneiras de inovar, seja na criação do seu produto, na forma de atendimento ou na comunicação. 

O importante é que sua marca se mostre atualizada com as tendências e novidades que podem contribuir para a experiência do consumidor.

Procure o seu diferencial

Uma das melhores maneiras de fortificar a sua reputação é ir além do esperado pelo mercado. Ou seja, fazer coisas que outras marcas ainda não fazem por seus clientes. 

Encontrar um diferencial que realmente se destaque dá a oportunidade de competir diretamente com marcas que antes pareciam muito distantes da sua. 

Explore a experiência do seu negócio 

A reputação é baseada na confiança. Portanto, por que não provar que a sua marca merece essa confiança?

Explore em sua comunicação e contato com os clientes a experiência que o seu negócio tem neste mercado, independente do tempo em que está atuando. Para isso, você pode utilizar seus cases de sucesso, provas sociais, diferenciais do produto ou serviço, entre outras informações que mostrem a sua expertise. 

Aposte no storytelling

As decisões de compra podem ser baseadas em aspectos racionais e emocionais. Apresentar características do seu produto ou serviço influencia no aspecto racional, mas atingir a esfera emocional do seu público aumenta as chances de ganhar a confiança das pessoas.

Nesse sentido, a estratégia de storytelling pode ser aplicada de diversas maneiras para contar uma história. 

Seja para mostrar a tradição da sua empresa, gerar empatia por um depoimento de um cliente ou contar uma história que pode ser a do seu consumidor, o storytelling tem um grande potencial de influenciar sua reputação. 

Em vendas complexas, contar uma boa história, que emocione e faça o consumidor se imaginar nesta situação, é um fator decisivo para fazer com que ele se conecte com sua marca e supere determinadas objeções.

Como está a reputação do seu negócio?

Independentemente da sua resposta para esta pergunta, continuar investindo e desenvolvendo ações para o posicionamento da sua marca é uma tarefa indispensável.

Você viu neste artigo como a construção de uma boa reputação pode influenciar em todos os aspectos do negócio, facilitando o processo de vendas e retenção.

Apresentamos ao longo do conteúdo porque sua empresa precisa estar atenta a este fator, quais são os principais posicionamentos de destaque no mercado e cases que mostram a eficiência desta estratégia. 

Por fim, também apresentamos algumas dicas e boas práticas para melhorar seu posicionamento no mercado e a imagem que as pessoas têm da sua marca. 

Agora, procure entender quais são as ações de maior prioridade e faça um plano para colocá-las em prática. Esperamos que este artigo contribua para isso.

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