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Branding no varejo: o que é e como destacar sua marca no mercado?

O branding é uma estratégia que pode ajudar o negócio a alcançar resultados melhores — e isso inclui o varejo. Veja como usá-lo para dar destaque à marca.
Branding no varejo: o que é e como destacar sua marca no mercado?

Fazer o negócio crescer e se consolidar é uma tarefa que depende de diversos fatores, como bons produtos, entrega de valor agregado e destaque da concorrência. Além disso, é preciso saber como se comunicar com o público de forma estratégica, o que torna o branding indispensável.

Por meio dessa estratégia, é possível obter vantagens importantes para alcançar bons resultados com o negócio. No caso de empresas ligadas ao varejo — especialmente que trabalham com vendas complexas — é ainda mais relevante adotar essa abordagem, já que ela pode garantir destaque no mercado.

Quer descobrir o que fazer para consolidar a marca do seu negócio? Veja o que é o branding no varejo e entenda como aproveitá-lo.

O que é branding? 

O branding é uma estratégia voltada para a construção e consolidação de uma marca perante o seu público consumidor. Ele visa garantir que as pessoas identifiquem, reconheçam, lembrem e priorizem o empreendimento ao longo de sua jornada de consumo.

Ademais, o branding está relacionado à construção e ao fortalecimento da identidade do negócio. Dessa forma, ele também se relaciona à criação de uma conexão emocional com o público, o que pode se refletir positivamente em seus resultados.

Essa estratégia pode ser aplicada em negócios de diferentes portes e setores. Portanto, o branding no varejo está relacionado à aplicação desse conceito em empresas que vendem os produtos diretamente para o cliente.

Como funciona o branding no varejo? 

Agora que você sabe o que é branding e que ele está relacionado à construção e à gestão de marca, ele se torna ainda mais importante para as empresas do setor varejista. Afinal, nesse caso, a relação é estabelecida diretamente entre o negócio e o consumidor final.

Então o foco costuma estar em construir uma boa percepção não apenas da marca, mas também da loja e de toda a experiência do cliente. Logo, o branding no varejo é focado não apenas nos produtos, mas no ambiente de compras e na experiência que as pessoas têm nele.

Diante disso, é preciso utilizar diversos elementos na estratégia. Vale pensar, por exemplo, na identidade visual, que deve ser alinhada entre produtos e lojas.

Outro aspecto para considerar é a experiência que o cliente terá no ambiente — e não apenas com o produto. O objetivo é criar uma boa impressão capaz de unir marca, objeto e ambiente no qual o cliente consome.

Assim, o branding no varejo usa técnicas da construção de marca tradicional, mas também se apoia em elementos específicos — como em relação à experiência de compra.

Qual é a importância do branding no varejo? 

Ao pensar no branding no varejo, especificamente, é preciso considerar que ele tem grande relevância para o desempenho do negócio. Se ele for planejado e implementado corretamente, há diversas vantagens associadas a essa estratégia.

Um dos principais benefícios é o fortalecimento de marca. Isso significa que o negócio passa a ter um posicionamento mais claro e aumenta as chances de ser lembrado pelo público — mesmo em situações que não envolvam a venda.

Essa estratégia também ajuda a aumentar a percepção de valor da marca e até dos produtos. Em mercados competitivos ou saturados, a prática é especialmente importante, já que esse pode ser um elemento decisivo para a tomada de decisão de compra.

O branding no varejo também é essencial para gerar diferenciação para o negócio. Dessa forma, a empresa não é vista apenas pelos seus produtos, mas pela experiência que entrega e pela forma como a marca se posiciona.

A diferenciação da sua marca, no geral, pode ajudar a garantir mais competitividade para o negócio. Como a empresa passará a se destacar do restante do mercado, a tendência é que ela consiga atrair mais clientes, gerando mais resultados que seus concorrentes.

Essa questão está diretamente ligada ao desempenho das vendas. Se o branding no varejo for bem construído, é muito provável que haja um aumento no interesse por parte do público. Então a tendência é que ocorram mais vendas.

Porém, mais que apenas vender para novos clientes, o negócio poderá fidelizar um número maior de consumidores. Com isso, é possível consolidar uma base de clientes, favorecendo o fortalecimento da marca e do empreendimento.

Como aplicar o branding no seu negócio?

Ao estar ciente das vantagens que o branding para varejo pode oferecer, o próximo passo consiste em saber como colocá-lo em prática. Dessa forma, é possível garantir que o negócio se torne mais atraente e competitivo no mercado.

A seguir, confira dicas que podem ajudá-lo a implementar e consolidar essa estratégia.

1. Faça pesquisas de mercado

Para adotar o branding no varejo, é necessário conhecer muito bem o seu público, incluindo necessidades, motivações e objeções. Nesse sentido, o ideal é elaborar pesquisas de mercado que ajudem a compreender como pensa o cliente de interesse.

Vale a pena começar definindo quais são as características gerais do público, como idade, poder aquisitivo, localização e questões semelhantes. Depois, é necessário pensar em características que envolvem a tomada de decisão, como os produtos preferidos ou as expectativas em relação à experiência de compra.

Se for necessário, é possível dividir o grupo em diferentes segmentos, segundo as características em comum. Desse modo, será mais fácil direcionar as estratégias e construir uma marca que contemple o público de modo completo.

2. Defina a personalidade da marca

O próximo passo para aplicar o branding no varejo é estabelecer a personalidade da marca. Para isso, será preciso trabalhar pontos como valores, propósito e missão da empresa. Também vale a pena considerar a cultura da organização e até seus diferenciais.

Em termos de comunicação, especificamente, é preciso pensar em tom de voz e mensagem a ser transmitida. Assim, é possível criar uma personalidade que faça sentido para o posicionamento que o negócio deseja alcançar no mercado. 

A definição desses elementos desde o começo é fundamental para garantir a consistência de atuação. Dessa forma, há como fazer com que a marca se comunique de modo padronizado para que ela seja reconhecida facilmente pelo público, por exemplo.

3. Trabalhe o aspecto visual da marca

Uma parte essencial do branding no varejo está relacionada à identidade visual e a seus componentes. Esse tipo de comunicação é essencial para reforçar a marca e fazê-la ser presente na vida dos consumidores mesmo em momentos fora da jornada de compra.

Para entender melhor, considere a loja Tiffany & Co. Essa é uma das principais marcas de joias do mundo e é amplamente conhecida por um elemento crucial: a cor usada na marca. O turquesa escolhido passou a se chamar azul Tiffany e se tornou internacionalmente famoso.

Assim, há chances de uma pessoa se lembrar do negócio ao ver a cor, mesmo que não esteja na loja ou pensando ativamente na empresa. Esse é apenas um dos exemplos que demonstram a importância do aspecto visual para a construção de marca.

Portanto, com base na personalidade da empresa, é fundamental definir algumas características relevantes para a marca, como:

  • logotipo;
  • cores;
  • formas;
  • estilo de comunicação visual;
  • entre outros pontos.

No caso do varejo, especificamente, também é necessário avaliar características como o uso do espaço, o layout, os elementos de sinalização da loja e mais. Isso permite impactar os clientes de modo visual e estratégico, fortalecendo o branding.

4. Crie uma experiência de compra diferenciada

Como você já sabe, o branding no varejo não se relaciona apenas à marca, mas também à toda a experimentação do cliente. Por esse motivo, é essencial consolidar uma experiência de compra alinhada às demais características da marca, como a sua personalidade.

Uma das formas de fazer isso envolve o bom atendimento. É preciso garantir que o contato entre o time de vendas e os clientes seja positivo, causando uma boa impressão e gerando satisfação. Para tanto, o treinamento adequado da equipe é indispensável.

O recomendado é que o time compreenda as principais características dos consumidores e dos produtos, podendo oferecer uma abordagem consultiva, por exemplo.

Também é relevante focar na personalização da experiência. O ideal é que os clientes sintam que o negócio entende e valoriza as necessidades e preferências individuais. Portanto, buscar formas de conhecer as demandas individuais e de apresentar alternativas mais customizadas é essencial.

5. Invista no marketing interativo e de experiência

Uma experiência de compra positiva também se relaciona às soluções de marketing utilizadas. Nesse sentido, um branding realmente diferenciado e que se consolida com eficiência costuma envolver as sensações causadas no público.

Por isso, é interessante recorrer ao chamado marketing de experiência ou marketing sensorial. A estratégia tem como diferencial trabalhar o uso dos sentidos para destacar e fortalecer a marca. É o caso de uma loja que usa elementos visuais, sonoros e até olfativos para se diferenciar e criar uma impressão duradoura.

O marketing sensorial também está relacionado a questões como a realização de provas ou degustações, quando aplicável.

Ademais, essa estratégia pode se tornar ainda mais efetiva ao ser aliada ao chamado marketing interativo. Por meio dele, o cliente se torna um agente ativo da própria experiência de compra, em vez de apenas ser impactado por campanhas, anúncios e informações.

Um exemplo envolve o uso de um catálogo virtual interativo. Com ele, o cliente poderá conhecer os produtos e ter uma experiência ainda mais completa, com mais informações e elementos que o ajudem a encantá-lo.

Para entender melhor, imagine uma loja de cosméticos. Na hora de fazer as compras, é comum que as pessoas tenham dúvidas entre as marcas e os tipos específicos de produtos, certo? Então a loja pode disponibilizar produtos para teste, ajudando cada cliente a encontrar a melhor alternativa antes mesmo da compra. 

Para levar o marketing de experiência a um novo patamar, também há um catálogo interativo virtual. Por meio dele, os clientes visualizam fotos em alta resolução dos produtos, descrições e sugestões de uso com outros itens disponíveis na loja. 

Como resultado dessa medida, as pessoas têm uma experiência mais completa e personalizada, já que cada cliente terá uma interação diferente com o conteúdo.

6. Mantenha a comunicação integrada

Você já aprendeu que o branding do varejo está relacionado à consistência. Na prática, é preciso garantir que a marca e a empresa sejam distintas para serem reconhecidas. Então a mensagem e a forma de se comunicar devem se repetir de modo integrado, em todos os pontos de contato.

Por esse motivo, é indispensável ter uma comunicação completa e que contemple os diferentes ambientes de interação com o público. Aqui, vale a pena considerar o desenvolvimento de uma estratégia omnichannel, com foco no branding para o varejo.

Ou seja, é fundamental que a pessoa tenha uma experiência equivalente na loja física e na loja virtual, por exemplo. Também vale a pena desenvolver estratégias para atrair o público para o ambiente físico, gerando o encantamento a partir do marketing de experiência.

Quanto maior for a eficiência em replicar a experiência em diversos canais, mais sólida tende a ser a imagem do negócio. Logo, é possível construir o branding com mais eficiência.

Como a Aqua pode ajudar o seu negócio?

Como você viu, desenvolver o branding no varejo permite alcançar diversos resultados positivos. Nessa jornada, é preciso ter um bom planejamento e usar as soluções certas — então é importante contar com bons parceiros.

Para incorporar a tecnologia de modo estratégico ao branding do negócio, você pode contar com a Aqua. Com o Showcase Varejo, é possível aproveitar o melhor do marketing de experiência por meio de um catálogo virtual de alta resolução e que pode ser totalmente personalizado.

A ferramenta permite gerenciar o conteúdo de modo prático e de acordo com as necessidades do negócio. Além disso, os clientes poderão interagir com fotos, vídeos e outros formatos, garantindo uma experiência única no ambiente de compras.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu o que é o branding no varejo e como essa estratégia funciona. Para colocar em prática essa abordagem, é essencial fazer com que a marca se torne memorável e consolidada na vida dos clientes — e o marketing de experiência com uso da tecnologia pode ajudar.

Quer contar com uma ferramenta completa para transformar a experiência de compra da sua empresa? Entre em contato com o time da Aqua e conheça as soluções.

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