A Transformação Digital no varejo vem mudando o mercado cada vez mais, e é preciso saber como acompanhar este movimento e digitalizar seu negócio.
Desde soluções para tornar o atendimento na loja física mais interativo, até a estruturação do processo de vendas pela internet, diversos fatores devem ser considerados por quem deseja fazer parte da Transformação Digital.
Continue a leitura para entender melhor esta tendência do setor varejista, a influência da Transformação Digital nas vendas e relacionamento com cliente, cases dos principais players do mercado, e um guia de como aplicar na sua empresa.
Entenda o movimento de Transformação Digital no varejo

A Transformação Digital já vinha ganhando um grande impulso no varejo devido às mudanças do comportamento do consumidor e a evolução da tecnologia. Entretanto, com a pandemia e o impacto na forma como as pessoas passaram a se relacionar com as marcas e comprar, ela passou a ser uma necessidade.
Com o consumidor passando mais tem em casa por conta do isolamento social, as compras pela internet se tornaram ainda mais comuns. A presença online de um negócio é agora, mais do que nunca, fundamental.
A pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) e apresentada pelo Meio e Mensagem, indica que o crescimento em 2021 de varejistas que apostam na Transformação Digital dentro das empresas foi de 21%.
Entre as empresas analisadas no estudo, 90% trabalham com o e-commerce. Entre 2010 e 2015, este número era de apenas 26%. Já de 2015 para 2020, o número subiu para 53%.
Outro dado da pesquisa mostra o interesse das empresas na Transformação Digital. Em 2020, 42% acreditavam que a Transformação Digital era uma prioridade na empresa e parte do plano estratégico. Em 2021, o índice teve um aumento de 15%.
Em relação ao investimento em Transformação Digital no varejo, 90% dos negócios analisados investem em soluções digitais, em comparação de 69% referente ao ano anterior.
A implementação das vendas online se mostrou um dos destaques entre os investimentos: “Entre as soluções utilizadas, omnichannel e e-commerce lideram o direcionamento para os investimentos, com 35% e 18%, respectivamente. Em relação ao faturamento bruto, os varejistas investem em média 0,73% em transformações digitais – contra 0,39% em 2020.”
Por fim, as ferramentas digitais para atendimento ao consumidor envolvem soluções em meios de pagamento (94%), análises de dados no ambiente online (77%) e uso de QR codes (71%).
Como a Transformação Digital influencia vendas e relacionamento com cliente?
Já percebemos que a Transformação Digital é uma realidade no varejo. Mas como ela impacta as vendas e o relacionamento das marcas com seus clientes?
A tecnologia traz soluções que facilitam a rotina tanto do consumidor quanto das empresas varejistas. Ferramentas digitais proporcionam uma melhor experiência do cliente, principalmente em jornadas de compra complexas.
O mesmo estudo já apresentado apontou as vantagens da implementação de tecnologias no varejo:
- Aumento do faturamento em vendas;
- Engajamento do consumidor em canais digitais;
- Redução de custos;
- Aumento de market share;
- Aumento do volume de tráfego web e mobile.
Estes benefícios influenciam no ganho de vantagens competitivas do setor varejista. Ainda, 63% dos entrevistados indicaram uma melhora expressiva na experiência do consumidor através dos investimentos em Transformação Digital.
Cases para se inspirar
É possível encontrar diversos cases de Transformação Digital no varejo:
Magazine Luiza e Parceiro Magalu
Segundo relatório do Think with Google, estabelecimentos que vendem roupas, calçados e bebidas passaram a comercializar seus produtos em marketplaces, tendo como destaque o marketplace da Magazine Luiza, o Parceiro Magalu.

A plataforma da empresa permite criar uma loja virtual para o seu negócio vender os produtos da Magazine Luíza, além de também colocar seus próprios produtos à venda.
Mas, toda essa estrutura que a líder varejista proporciona só foi possível graças ao seu próprio movimento de Transformação Digital. A estratégia da empresa envolveu a captação do time de vendas, a mudança nos processos comerciais e investimento em marketing digital.
Com isso, a empresa conseguiu impulsionar a adoção do e-commerce, além de melhorar a experiência em suas lojas físicas através da tecnologia.
Outra estratégia foi se tornar omnichannel, conectando todos os pontos de contato da loja.
Segundo o site Digilandia.io, os principais pontos do movimento de Transformação Digital da Magazine Luíza foram:
- Apostar na multicanalidade e integração entre lojas físicas e e-commerce;
- Desenvolver uma cultura de inovação e aceitar riscos;
- Criar um processo interno de desenvolvimento de tecnologia e aprimoramento dos canais digitais.
Riachuelo
Conforme dados apresentados pelo Distrito, os varejistas que possuem lojas físicas mas também apostaram no meio digital durante a pandemia tiveram um aumento de tráfego em seus canais digitais.
A Riachuelo é um bom exemplo deste resultado. A empresa investiu R$ 168 milhões no aplicativo da loja e demais canais online. Como consequência, o tráfego do e-commerce subiu 247% e as vendas aumentaram em 124%.
Walmart
Outro case, desta vez apresentado pelo site Transformação Digital, mostra como a Walmart remodelou o seu software, criando uma plataforma mais personalizada e um novo mecanismo de busca.
A plataforma foi construída com base no OpenStack, que possui uma plataforma aberta, permitindo aos programadores realizarem testes entre diferentes provedores de nuvem.
Parte de sua Transformação Digital e o aumento da competitividade no mercado resultaram dessa flexibilização, em vez do uso de uma plataforma proprietária fechada.
Guia de como aplicar a Transformação Digital no varejo
Você sabe como aplicar a Transformação Digital no seu negócio varejista?
O portal Mercado e Consumo apresenta 5 pontos elementos fundamentais para o processo de Transformação Digital. Confira:
5 fatores para iniciar a Transformação Digital
- Mapear as transformações digitais que podem impactar seu negócio no futuro, ou já possuem influência no presente. Isso permitirá uma visão mais ampla do mercado e das inovações em desenvolvimento;
- Incorporar a tecnologia como cultura na organização, fazendo com que todos pensem e atuem alinhados à cultura digital;
- Desenvolver uma comunicação digital, tanto no ambiente interno da empresa, o que contribuirá para a transformação da cultura, como no ambiente externo, influenciando o posicionamento do negócio e a maneira como se relaciona com seus consumidores;
- Adotar instrumentos de Transformação Digital na operação e gestão da empresa. Novas tecnologias podem acelerar as vendas e aumentar a eficiência do atendimento;
- Medir a Transformação Digital, monitorando a evolução do negócio com base em seus objetivos.
Práticas de gestão para o sucesso da Transformação Digital
A McKinsey realizou um estudo com 124 empresas, de médio e grande porte, para entender o processo de digitalização no Brasil e mensurar a maturidade digital. A pesquisa avaliou 22 práticas de gestão que são fundamentais para o sucesso da Transformação Digital.
As 22 práticas se dividem em 4 grandes pilares:
- Estratégia;
- Capacidades;
- Organização;
- Cultura.
Confira na imagem abaixo:

Invista em personalização e interatividade

É preciso personalizar a comunicação e a experiência do cliente, considerando suas preferências e necessidades. Esta personalização, permitida através de soluções tecnológicas, ajuda a aproximar a empresa de seus consumidores e aumentar sua fidelização.
Outro ponto importante para a Transformação Digital no varejo é a interatividade aplicada no ponto de venda. Impressionar o cliente durante o atendimento e permitir que ele interaja com o conteúdo apresentado faz toda a diferença na decisão de compra.
Soluções para apoiar o atendimento e vendas através da tecnologia

Para quem busca digitalizar seu negócio, buscar apoio em soluções e ferramentas é essencial. Tanto o processo de atendimento quanto o de vendas podem ser otimizados através da tecnologia.
Showcase Varejo é um catálogo interativo para lojas físicas que traz a tecnologia e inovação direto para o seu ponto de venda.
Com ele seus vendedores têm acesso a todas as informações necessárias para explicar seus produtos e serviços, trazer a experiência do e-commerce para o varejo físico e melhorar seu atendimento.
Outra solução para impulsionar sua Transformação Digital é Showroom, uma plataforma que aproxima clientes e vendedores pela internet, com diversos recursos que facilitam o atendimento. Com conteúdo personalizado e navegação simultânea do vendedor e do cliente, você poderá transformar a jornada de compra do seu negócio.