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Imobiliárias do futuro: como será o mercado de imóveis de amanhã?

Será que você está preparado para o futuro das imobiliárias? Separamos algumas tendências, como corretores biônicos, clientes robôs e terrenos na Lua. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.
Imobiliárias do futuro: como será o mercado de imóveis de amanhã?

Muitos agentes imobiliários estão pensando sobre o futuro de sua indústria, e é emocionante pensar sobre como será o mercado imobiliário. Será que ainda teremos agentes imobiliários convencionais? Será que a tecnologia os substituirá inteiramente?

Descrevemos algumas tendências que estão moldando este mercado, e como você pode se beneficiar dessas mudanças nos próximos anos.

O futuro dos corretores de imóveis

Nossa visão para os corretores é otimista. Eles serão sempre necessários porque trazem valor à jornada e fornecem conhecimentos que não podem ser substituídos apenas pela tecnologia. Ou será que podem?

Já ouvimos alguns analistas dizendo que o papel dos corretores de imóveis vai diminuir ou acabar no futuro. Talvez eles sejam substituídos por sistemas digitais e inteligência artificial. Para evitar sua extinção, corretores e imobiliárias precisam encontrar novas formas de trazer valor à jornada.

Clones virtuais

O serviço do mercado imobiliário está muito ligado à figura do corretor. Mas ele só pode atender a um cliente de cada vez. Os clones virtuais serão criações de inteligência artificial que executam tarefas da mesma forma que o corretor original, mas com maior eficiência, rapidez e precisão graças à sua capacidade de processamento paralelo (a capacidade para múltiplas tarefas).

Isso lhes dá uma vantagem sobre os seres humanos, que são limitados por sua capacidade biológica de processamento de informações, armazenamento e recuperação de memória, tomada de decisões etc.

Eles serão capazes de monitorar várias propriedades e receber ofertas de clientes ao mesmo tempo. Eles também terão acesso a mais informações do que suas contrapartes humanas, o que significa que poderão prestar um serviço melhor.

Corretores digitais

Que tal não ter ninguém em sua agência imobiliária? Dentro de alguns anos, um avatar - ou atendente virtual - estará encarregado de seu serviço. Você pode entrar em contato com eles por telefone ou videoconferência, mas nunca irá encontrá-los pessoalmente, pois são uma presença digital.

Eles poderão responder às suas perguntas, contatar outras agências e corretores imobiliários em seu nome, encontrar um imóvel na área (ou no exterior), organizar visualizações e negociar com os vendedores em seu nome. Eles também acompanharão as negociações e contratos até que sejam finalizados.

Quando você vender um imóvel, o assistente digital entrará em contato com seu advogado e providenciará para que ele o visite pessoalmente ou, alternativamente, ele poderá se conectar com o advogado do vendedor usando videoconferência. Eles também podem ajudar a preencher a papelada com as autoridades locais e garantir que todos os impostos sejam pagos corretamente.

O futuro do atendimento nas imobiliárias

O atendimento nas imobiliárias sempre se aproveitou de novas tecnologias ao longo da história: telefones, fax, internet, email, portais imobiliários. O que nos aguarda no futuro?

Inteligência Artificial (AI)

Estamos apenas no início da jornada de atendimento ao cliente de inteligência artificial. O que temos em chatbots nem é exatamente inteligência completa, mas sim respostas pré-programadas em um sistema. No futuro, os sistemas naturalmente falarão com as pessoas por voz, responderão a qualquer tipo de pergunta e se adaptarão ao longo do tempo. Em vez de mudar de funcionário, sua empresa imobiliária escolherá entre dezenas de sistemas concorrentes para o serviço.

O sistema será capaz de fazer tudo que um humano pode fazer, inclusive interpretar solicitações complexas e fornecer as informações necessárias sobre seus bens. Quanto melhor ele entender o que você quer, mais provável é que as pessoas prefiram usá-lo em vez de falar com um agente imobiliário.

Telepresença

Os corretores de hoje enfrentam um problema constante: eles vão ao imóvel para apresentar, mas o cliente não aparece. Perde-se um tempo enorme no deslocamento, sem falar nos custos de transporte. As futuras agências imobiliárias podem não ter problemas com isso. Não acreditamos no teletransporte (ainda), então nossa solução mais provável é a telepresença. Imagine um robô ou pequeno drone que anda com seus clientes e lhes mostra tudo remotamente através de óculos VR ou aplicativos para celulares.

Exemplos de robôs de telepresença

O futuro da apresentação dos imóveis

As imobiliárias já contam com diversas formas de apresentação de empreendimentos, como fotos, vídeos, panfletos e maquetes. O que a tecnologia vai nos permitir em alguns anos?

Hologramas

Essa tecnologia ainda é muito limitada e só a vemos funcionando corretamente em filmes. Agora imagine quando isso for verdade. Seria como uma maquete, em tamanho real ou em escala reduzida, mas totalmente digital.

Você carregaria o modelo 3D de uma empresa, o projetaria no ambiente e poderia ampliá-lo ou girá-lo. Você seria capaz de navegar através do espaço e vê-lo de diferentes ângulos. Você seria capaz de mudar a cor das paredes, do piso e dos móveis.

As possibilidades são infinitas. Por exemplo, você poderia até mesmo caminhar através de um holograma de seu novo apartamento em vidros VR e ver como ele se parece de diferentes perspectivas antes de assinar contratos.

Exemplo de sala de imersão com holografia

Salas de imersão

Os nerds podem conhecer o holodeck da série Star Trek ou a sala de perigo dos X-Men - estes são ambientes em que um ambiente é simulado com um realismo incrível. Na ficção, as salas são usadas para treinamento; imagine quando esta tecnologia se torna viável e acessível! Em vez de apartamentos decorados, teremos quartos onde levamos os clientes para uma visita ao seu novo apartamento.

O futuro da produtos imobiliários

Quais são as novas fronteiras dos bens imóveis? Nunca duvide da capacidade do ser humano em conquistar novos espaços, principalmente se há dinheiro envolvido.

Novas fronteiras

A humanidade vai construir cidades e prédios onde antes era inviável. Com o esgotamento dos grandes centros urbanos, a humanidade vai procurar outros terrenos. Se no passado os subúrbios foram a solução, agora talvez seja preciso ir mais longe.

Não acredito em prédios voadores, como nos Jetsons e alguns filmes de ficção. Talvez plataformas flutuantes ou ilhas artificiais, como já vimos no Oriente Médio, com uso do mar como alternativa após uso do continente.

The Palm Jumeirah Island, em Dubai, é exemplo de ampliação de fronteiras para o mercado imobiliário

Veremos também obras em locais que antes era inóspitos, como o The Line, em meio ao deserto, ou projetos em meio a montanhas íngremes. Nesses locais, os desafios envolvem fornecimento de água, luz e materiais de construção. No final, como espécie, ainda estamos evoluindo. Sempre construímos novas cidades e prédios, então por que não? A única diferença é que agora teremos que ser mais engenhosos com materiais e energia.

Lua, Marte e espaço sideral

A exploração do universo fora da Terra não é um sonho novo. A diferença é que a tecnologia aeroespacial vem evoluindo rapidamente para tornar isso possível.

Já existem foguetes reutilizáveis e os cientistas falam até em elevador espacial como forma de transportar pessoas da Terra para o espaço a uma fração do custo atual.

Assim como no turismo espacial, o mercado imobiliário provavelmente será originalmente destinado aos ricos que podem pagar por ele. Entretanto, à medida que os preços diminuem devido à concorrência entre empresas privadas e outros fatores, isto irá gradualmente mudar e se tornará mais acessível a um público mais amplo ao longo do tempo. Um terreno na Lua ou comprar uma casa em Vênus pode se tornar uma realidade.

A venda de imóveis no espaço é uma nova fronteira para os corretores

Imóveis e terrenos virtuais

O mercado imobiliário virtual ainda é um setor nascente, imprevisível e altamente especulativo. Em poucos anos isto pode mudar especialmente com a popularização de multiversos e de plataformas especializadas na comercialização desses ativos.

Há diversas plataformas(Decentraland, Sandbox, Somnium, Horizontes etc.) e não é possível prever qual deles vai se consolidar como referência. Os agentes imobiliários devem compreender as diferenças  para que possam apresentar propriedades - tanto físicas como digitais - dentro delas.

A evolução do mercado imobiliário virtual seguirá uma lógica de oferta e demanda. Se a demanda aumentar, a oferta também aumentará. A oferta poderia ser aumentada com a entrada de novos atores no mercado e com a redução das barreiras à entrada de consumidores.

Horizon Worlds, mundo de realidade virtual da Meta, ainda é mais um jogo do que um produto imobiliário

Parece futurista, mas já é realidade

Drones

Nos últimos anos, os drones se tornaram mais acessíveis e se tornaram uma boa solução para produzir fotos e vídeos promocionais de empresas. Eles também são usados para monitorar o meio ambiente e para fornecer serviços de segurança. Por exemplo, drones podem ser usados em projetos de construção para monitorar o progresso do trabalho e identificar áreas onde há problemas com materiais ou segurança.

QR code

Códigos que são escaneados pela câmera do celular e levam a websites. Digitar um endereço longo pode ser demorado e entediante, por isso vemos códigos de barras na maioria das vezes em materiais de marketing e nos estandes de vendas.

Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)

Ainda estamos nas primeiras gerações de óculos de realidade virtual. Passarão alguns anos (ou décadas) até que tenhamos uma tecnologia mais realista e que não cause dores de cabeça aos usuários... Os óculos de realidade virtual estão se tornando mais populares como ferramenta para a visualização de objetos 3D. A tecnologia ainda está na infância, mas esperamos vê-la se tornar mais comum nos próximos dez anos ou mais.

Automação no atendimento

Conversar on-line, no WhatsApp ou Messenger (por exemplo) é um avanço no atendimento ao cliente. No passado, havia apenas URAs (call centers onde se podia falar com um agente comercial, mas não pedir ajuda a alguém que lidava especificamente com aluguéis). Hoje, os chatbots são capazes de realizar tarefas básicas de suporte e qualificação do cliente.

Assinatura remota de contratos

Agora, até mesmo a parte burocrática já pode ser realizada à distância. A partir da Lei da Liberdade Econômica, existe validade para os acordos firmados em meio digital, desde que seja possível identificar a autenticidade deles.

Vendas de imóveis no metaverso

O metaverso ainda é um conceito difuso e inicial, mas já existem pessoas lucrando com imóveis nesse ambiente. Um exemplo é um terreno virtual que foi vendido por 18 milhões de reais. Pense nisso. A maioria dos corretores nunca vendeu um pedaço de terra por esse preço.

Conclusão

Vivemos numa época em que a tecnologia está mudando a maneira como interagimos uns com os outros e com nosso ambiente. O setor imobiliário não é exceção, pois as novas tecnologias estão tornando mais fácil do que nunca encontrar uma casa ou vender um imóvel. Neste artigo, delineamos algumas das maneiras como os agentes imobiliários podem ser diferentes no futuro - desde aplicações mais inteligentes que ajudam as pessoas a encontrar sua casa perfeita até passeios virtuais por casas pela cidade!

Para você, talvez não faça sentido pensar no mercado imobiliário daqui a 100 ou 1.000 anos. Ótimo, vamos pensar no presente ou, no máximo, nos próximos 10 anos. Mas tenha certeza de que sua empresa já esteja atrasada em relação aos concorrentes. 

Para ser relevante no futuro, a imobiliária precisa estar atenta às tendências do mercado, da tecnologia e dos consumidores. Saiba se posicionar, conecte o melhor do mundo físico ao digital, apresente os projetos como opções de investimento, participe do que há de mais moderno no seu segmento.

Para preparar o marketing e as vendas para esse novo contexto, conheça as soluções da Aqua para o mercado imobiliário, como Showcase Imóveis e Showroom. Você já pode ter um gostinho do futuro em seus projetos desde já.

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