O que você precisa saber sobre a Transformação Digital no setor imobiliário?

A Transformação Digital já deixou de ser uma tendência, para se tornar uma realidade do setor imobiliário. Saiba como aplicá-la no seu negócio.

Você sabe como construtoras e incorporadoras podem utilizar a Transformação Digital para melhorar o processo de vendas, atendimento e a experiência dos clientes?

É possível encontrar diversas soluções e ferramentas para este desafio, e assim, destacar o seu negócio da concorrência. 

Neste artigo apresentamos o conceito de Transformação Digital, seus principais benefícios para o setor imobiliário, além de dicas para aplicar na sua construtora.

Transformação Digital: entenda este conceito e seus benefícios

Com o avanço das tecnologias no mercado imobiliário e a mudança no comportamento do consumidor, a Transformação Digital (TD) passou a fazer parte deste setor. Entretanto, a pandemia encurtou ainda mais o tempo de adaptação e adequação de muitos processos e estratégias que as empresas pretendiam adotar de forma gradativa. 

O conceito se refere ao uso e aplicação de tecnologias, softwares ou aplicativos para aumentar a eficiência dos processos de uma empresa. Ainda, a Transformação Digital pode estar presente no desenvolvimento de um produto ou serviço, ou mesmo na maneira como o atendimento ao cliente e venda acontecem.

Nesse sentido, por mais que o setor imobiliário esteja habituado às estratégias tradicionais, é preciso pensar em formas de surpreender o cliente e tornar sua jornada de compra mais simples e confortável. 

Com isso em mente, alguns benefícios de transformar o seu negócio através da tecnologia são:

  • A construtora passa a ganhar um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes que ainda não dão a atenção necessária à Transformação Digital;
  • Potencializa as vendas, pois ajuda a tornar os processos mais simples e eficientes;
  • A tecnologia tende a impressionar os clientes, portanto, é uma maneira de contribuir com a construção da reputação da sua marca no mercado;
  • Proporciona uma melhor experiência para o cliente durante seu ciclo de vendas.

A hora de aplicar a Transformação Digital em sua construtora é agora

Negócios que desejam estar à frente dos seus concorrentes e conquistar melhores resultados precisam sempre direcionar sua atenção para as tendências e novas tecnologias do mercado. Mas, como já sabemos, a pandemia trouxe uma urgência ainda maior para esta necessidade. 

Portanto, a hora de aplicar a TD no mercado imobiliário é agora. A Transformação Digital já deixou de ser uma tendência, para se tornar uma realidade do setor. Continue a leitura para conferir alguns dados sobre este movimento.

Dados sobre a Transformação Digital no mercado imobiliário

Conforme pesquisa apresentada pelo B2BStack, os Millennials já representam mais da metade dos consumidores do mercado imobiliário digital no Brasil. O levantamento mostrou ainda que 82% dos entrevistados dizem possuir um smartphone.

Outro estudo nos mostra que saem na frente as empresas que proporcionam visitas virtuais e demais soluções tecnológicas para que os clientes conheçam a fundo o local e a região do imóvel. 

No gráfico abaixo é possível ver algumas medidas que foram adotadas pelo mercado imobiliário no processo comercial, sendo a maioria possibilitada por ferramentas tecnológicas:


Dados sobre a transformação digital
Fonte: Pesquisa Grupo ZAP

É possível ver no mercado um grande movimento das Construtechs e Proptechs, startups que trabalham com edificação ou gestão de propriedades, para levar a tecnologia ao setor e digitalizar os processos. 

Como mostra o Infomoney, as Construtechs e Proptechs já somam 839 startups, conforme estudo elaborado pelos fundos de capital de risco ACE e Terracotta Ventures. Os imóveis do futuro envolvem a compra dos materiais de construção através da internet, a compra ou aluguel também realizada pelo celular ou pelo computador, e claro, aparelhos inteligentes instalados nas casas, apartamentos e condomínios, buscando facilitar cada vez mais a vida das pessoas. 

Em pesquisa sobre a Transformação Digital do corretor imobiliário brasileiro, que mapeou a adaptação e os desafios deste profissional frente à digitalização do setor, também encontramos dados interessantes:

  • 64% dos corretores são adeptos a novas tecnologias e estão atentos aos lançamentos digitais;
  • A busca pelo desenvolvimento de habilidades em marketing digital é alvo de 84% dos corretores e 79% trabalham com computadores e celulares diariamente;
  • Sobre os desafios, para 42% dos respondentes, gerar leads é o obstáculo dessa profissão, enquanto 40% acredita que seja organizar atendimentos;
  • 70% dos respondentes já utilizaram ferramentas digitais, como os sistemas de relacionamento com o cliente (CRM, ou Customer Relationship Management).

Como aplicar a TD em uma construtora ou incorporadora?

Reunimos a seguir as principais dicas, boas práticas e ferramentas que podem ser utilizadas por uma construtora ou incorporadora para aplicar a TD em seu negócio. 

Tendências e tecnologias para construtoras

 

Utilize plataformas de assinaturas digitais

Uma das principais objeções ou atritos do cliente no processo comercial imobiliário é a burocracia. A assinatura de contratos e documentos por si só já é algo complexo, mas através da tecnologia é possível simplificar esta atividade. 

Hoje existem diversas plataformas de assinaturas digitais que tornam o contato do cliente com a sua empresa mais fácil, além de trazer muito mais agilidade para a compra do imóvel. 

Aposte em chatbots e inteligência artificial (IA)

Seu atendimento pode melhorar e garantir uma excelente experiência ao cliente através de ferramentas de inteligência artificial, como os chatbots, por exemplo. Para um visitante que acessa o seu site, ter uma maneira automatizada de tirar dúvidas, agendar uma visita ao imóvel decorado ou tirar dúvidas simples, é um grande diferencial competitivo. 

Ainda, este tipo de tecnologia traz maior economia de tempo para a sua equipe, permitindo que os profissionais sejam alocados em outras ações mais estratégicas. 

Outra vantagem é a possibilidade de ir além do atendimento. Com um bom sistema de chatbot você pode recolher informações importantes para a nutrição e qualificação dos leads, como região, tipo de imóvel desejado, etc. 

Construa smart houses

smart houses

Talvez você já tenha lido sobre o conceito de smart cities, as cidades inteligentes que promovem interação, mobilidade e sustentabilidade aos seus moradores através da tecnologia. 

Este conceito pode ser muito bem aproveitado pelas construtoras para criar smart houses, ou seja, casas inteligentes e conectadas, que facilitem a rotina dos moradores por meio de sistemas e aplicativos, além de proporcionarem maior comodidade e um desenvolvimento mais sustentável. 

Conte com um site ou aplicativo eficiente

Para iniciar a transformação digital do seu negócio, não é necessário investir em soluções extremamente complexas. Contar com um site rápido, responsivo e que soluciona as dúvidas dos visitantes já é um bom primeiro passo. 

Também é possível contar com um aplicativo para a sua construtora, seja para apresentar seus empreendimentos ou para permitir que os compradores dos imóveis acompanhem o processo de execução do projeto, por exemplo. 

Apresente seus imóveis de maneira interativa

Showcase

E por falar em apresentação, é importante entender que o momento de atender o cliente e apresentar o imóvel é decisivo para a venda. 

Seja no ambiente físico ou digital, a apresentação precisa encantar o cliente e eliminar suas objeções, simplificando a venda. 

Para um atendimento remoto, é preciso tornar a conversa interativa, evitando que seja apenas um discurso do corretor. O cliente deve ter a possibilidade de tirar suas dúvidas, ver detalhes do empreendimento e conferir conteúdos relevantes sobre o imóvel. 

Já em um estande de vendas, você pode contar com uma ferramenta que ajude a converter no final do funil de vendas, otimizando o processo de atendimento do corretor e criando melhores experiências para os seus clientes. 

A Transformação Digital já é uma realidade no seu negócio?

Apresentamos neste artigo como a Transformação Digital está mudando o mercado imobiliário e a maneira como as construtoras se relacionam com seus clientes. 

É preciso estar atento e inovar rapidamente. Para isso, você viu algumas dicas de como aplicar a TD no seu processo de atendimento e vendas. 

Entre as soluções, a interatividade tanto no atendimento físico como online é essencial. Mas como tornar esse processo mais interativo? 

Com Showroom você pode criar salas de atendimento online personalizadas para seus clientes, com conteúdo exclusivo e navegação simultânea com o vendedor. 

Para quem quer impressionar no estande de vendas, Showcase é um catálogo interativo que encanta as pessoas com informações completas sobre o empreendimento, impacto visual e conteúdo de alta qualidade.


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