Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Quanto custa um totem interativo?

Quanto custa um totem interativo? Que fatores influenciam no preço? A Aqua responde e dá várias dicas para melhorar seu custo / benefício.
Quanto custa um totem interativo?

Um totem interativo pode ser muito valioso para sua empresa. Podemos imaginar diversos benefícios, como redução de custos, agilização de processos e mais vendas. Já falamos sobre isso no nosso guia sobre totens de autoatendimento, por exemplo. Mas uma pergunta muito importante é: qual o custo de um totem interativo? A resposta curta é: depende. Pode custar de R$ 1.000 a R$ 300.000.

Para entender melhor o custo de um totem touchscreen e saber como conseguir o melhor custo / benefício, siga o passo-a-passo a seguir.

Qual será a finalidade do totem?

Nos conte como os totens serão usados. Na Aqua, maior distribuidor de totens interativos do Brasil, temos dezenas de modelos prontos. Podemos ainda oferecer totens personalizados, e até com design sob medida.

Entendeu por que precisa me explicar melhor seu projeto? Quanto mais soubermos sobre o uso de seus totens, maiores as chances de oferecer um equipamento adequado  e alinhado.


Fatores que afetam o preço de um totem interativo

1. Tamanho da tela

Quanto maior a tela, maior o custo. Para você ter uma ideia, uma diferença de algumas polegadas pode aumentar em até 100% o custo de um equipamento, principalmente nas maiores telas. As dimensões afetam dois dos principais componentes: a televisão e o sensor de toques. Por que o preço aumenta tanto? Porque a escala de produção de telas muito grandes é menor. Com menos escalabilidade, os fornecedores aumentam seu custo unitário. A boa notícia é que o tamanho "econômico" de telas interativas têm aumentado. Use como referência os aparelhos de televisão domésticos. Hoje, equipamentos de 40 a 65 polegadas estão com valores bem acessíveis.

Impacto no preço: alto

2. Quantidade de equipamentos

Talvez você precise de muitos paineis interativos. Ótimo, isso vai garantir um bom desconto. Compras maiores possibilitam negociações melhores com os fornecedores, otimizam logística e reduzem outros custos unitários. Se puder fazer uma compra maior, certamente vai conseguir uma melhor negociação de telas touchscreen.

Impacto no preço: médio

3. Qualidade dos totens touchscreen

Qualidade é um termo muito amplo, mas fácil de entender. Um equipamento melhor vai custar mais caro, um equipamento mais simples será mais barato. Tudo é custo e benefício. Aqui estamos falando de tudo: do design industrial, da robustez, dos materiais usados para a estrutura do equipamento (fibra, aço carbono, vidro, madeira...), dos componentes eletrônicos. Desconfie de preços muito baratos, pois há todo tipo de oferta no mercado. Dependendo da aplicação, você não pode ignorar a necessidade de componentes profissionais, como falaremos na parte de monitores a seguir.

Impacto no preço: médio

4. Paineis, displays, televisões ou monitores

De forma muito simplificada, podemos dizer que um equipamento touch tem 3 partes: os displays, o sensor de toques e o computador. O que se usa em um totem não é uma televisão comum, dessas que se compra em lojas de departamento. São monitores profissionais, adequados para uso 24 horas por dia, sete dias por semana. Geralmente são comprados diretamente de grandes distribuidores, apenas com o painel, sem a "casca" de uma televisão doméstica. Verifique também o brilho. Equipamentos com mais NITs (ou seja, com mais brilho) custam mais caro. Se você pensa em usar totens em uma ambiente externo ou mais iluminado, certamente precisará de um monitor mais caro.

Impacto no preço: médio

5. Sensor de toque nas telas

Os sensores costumam ser o maior custo em um equipamento interativo. Na verdade, há diversas opções de sensores. Claro que há versões mais baratas. Algumas empresa oferecem frames ou molduras, que transformam uma televisão normal em uma tela touchscreen. Essa é a versão mais simples, prática e ruim de se resolver isso. Um problema comum é o desalinhamento da televisão com o sensor. Você terá que reajustar regularmente, ou os toques não serão detectados onde deveriam.

Na Aqua, para totens de médio e grande formatos, geralmente usamos sensores infravermelhos (IR, ou infra red), que têm um bom custo benefício. Usam essa mesma tecnologia das molduras, mas a integração com o monitor é mais profissional. Muitas vezes já vêm integrado de fábrica com o monitor.

Há exceções. Para telas pequenas, como tablets, smartphones e pequenos monitores, podemos ter telas capacitivas. Hoje, sem sombra de dúvida, é a melhor opção em termos de qualidade. O problema é preço. Por isso você só vai encontrar telas capacitivas em equipamentos com telas pequenas, e raramente em grandes formatos.

Por fim, podemos usar películas de detecção de toques. Imagine um filme transparente, que detecta o toque ao ser tocado. Pode ser aplicado no vidro de proteção ou diretamente sobre a tela. O custo costuma ser elevado e usamos normalmente para projetos especiais, como os de uso outdoor.

Observação: esqueça as telas resistivas mais básicas. São aquelas em que você precisa apertar muito a tela para fazer funcionar, como em GPS e terminais bancários. Só vale a pena se você precisar de um custo muito baixo e não tiver problema com baixa experiência do usuário.

Também há sensores óticos, sensores externos de detecção de movimento, projetores com identificação dos toques... Mas isso fica para um outro artigo. De maneira geral, os métodos alternativos ainda não têm um desempenho muito bom e são desaconselhados.

Se tudo isso parece complicado, não se preocupe. A Aqua ajuda na definição da melhor tecnologia touchscreen que você desejar.

Impacto no preço: alto

6. Monotoque, dual touch, multitoque

Além de definir o sensor, você precisa saber que nem todos trabalham da mesma maneira. Os sensores mais simples são monotoque - ou seja, só identificam um único toque na tela. Isso não é necessariamente um problema. Para muitas aplicações interativas, como terminais bancários e totens de autoatendimento, só é necessário um único toque de cada vez. Não tem como digitar todas as letras de um nome ao mesmo tempo, por exemplo.

Na última década surgiram as telas multitoque, que detectam mais toques simultâneos. Essa tecnologia é necessária em aplicações mais elaboradas. Se você tem muitas pessoas interagindo ou quer usar gestos como de ampliar e rodar, vai precisar de uma tela multitoque. Nas especificações, você vai descobrir que há telas que detectam dois, quatro, oito, dez, vinte ou mais de cem toques simultâneos.

Normalmente, a capacidade de detectar mais toques está diretamente ligado ao custo, pois exige uma tecnologia mais avançada.  Com a evolução da tecnologia touchscreen, pode ser que essa análise nem seja mais necessária em algum tempo, pois tudo vai caminhar para o multitoque.

Impacto no preço: médio

Mesa interativa no Espaço do Conhecimento
Exemplo de mesa touchscreen multitoque

7. Sistema operacional

Um equipamento touchscreen é, na verdade, um computador. Ele precisa de um sistema operacional para funcionar. Há diversos sistemas disponíveis: Windows (em várias versões), Linux, Android, Chrome OS, MacOS, iOS... Tudo depende do equipamento que você vai usar, mas principalmente da solução que está oferecendo. Hoje, na Aqua, 100% dos nossos totens interativos vão com Windows, pois é o sistema operacional que nos dá mais controle sobre aspectos como segurança, internet e interface. Há empresas que optam por Linux, por ter um custo mais baixo. Quem usa tablets pode optar pelo Android ou iOS.

Impacto no preço: baixo

8. Software

Apesar de não estar diretamente ligado ao custo do equipamento, o valor do software afeta o custo total de seu projeto. Afeta também, claro, o resultado final. Você pode optar por aplicações prontas e personalizáveis, ou websites, ou projetos sob medida. Consulte as soluções touchscreen da Aqua e veja qual delas é adequada para suas necessidades.

Impacto no preço: depende do seu projeto

9. Componentes adicionais

Há uma infinidade de recursos que você pode adicionar ao seu totem. Impressoras de vários tipos, leitor de código de barras e de cartão de crédito, leitores biométricos, sensores de presença, teclados, câmeras, scanners... O design de alguns totens facilita a instalação de módulos extras. Pense no problema que você quer resolver. A tela interativa é o ponto central de interação, mas nada impede que outras partes sejam úteis para entrada ou saída de dados. O custo é pequeno diante do preço total do equipamento e do resultado que você pode ter.

Impacto no preço: depende dos componentes escolhidos, mas geralmente baixo

10. Modelo de negócio: compra ou locação dos totens?

Muitas pessoas não sabem que podem comprar ou alugar os totens interativos. Sim, você pode, mas nem sempre deve.

Compre um totem quando quiser usá-lo por muito tempo, ou para uma instalação definitiva. Se você usar mais do que 5 ou 6 vezes por ano em ações pontuais, faça as contas do custo total.

Mas há quem não queira comprar. É apenas para um evento? Não quer ter um investimento alto de imediato? Quer apenas testar em uma loja conceito ou prova de conceito? Um fator que influencia muito é a garantia e suporte técnico. Na locação, você tem garantia durante todo o contrato, ao contrário da compra, com garantia de alguns meses. Não costuma haver locação para equipamentos especiais, como totens personalizados e outdoor.

Essa decisão vai afetar muito no seu custo e no preço final. Mais uma vez, analise suas necessidades.

Veja também nosso guia sobre locação de totens interativos.

Impacto no preço: alto

11. Duração do contrato

Resolveu alugar um totem interativo? O preço vai depender da duração. Uma locação de curto prazo, de 2 a 3 dias, pode custar o mesmo que um mês de aluguel em um contrato longo. Faça as contas e opte por contratos de longo, principalmente se fizer muitas ações ao longo do ano. Ou negocie períodos de locação em bloco (exemplo: 10 locações de 3 dias) para conseguir valores melhores. Os valores unitários por diárias serão bem melhores.

Impacto no preço: médio

12. Garantia

Nos contratos de locação, geralmente já há uma garantia dos equipamentos. Para compra, a garantia é limitada, apenas para defeitos de fabricação e pode variar de 3 a 12 meses. Caso ache adequado, peça uma garantia estendida de seu totem touch screen.

Impacto no preço: baixo

13. Totens antivandalismo

O equipamento está sujeito a danos se estiver em local público. Ou mesmo em locais privados e empresas com muito fluxo de pessoas. Faça uma análise do seu local de instalação e no público que o usará. Talvez você precise investir em totens mais resistentes, com vidros especiais e proteção adicional. Pode representar uma aumento de até 100% nos custos.

Impacto no preço: alto

14. Totens adequados para uso outdoor

Você não vê muitos totens em locais públicos ainda. Um dos motivos é o custo, e o outro é a tecnologia. Nem todo totem é adequado para ambientes externos. A luz solar influencia alguns sensores de toque. A maresia e a chuva podem danificar componentes. Talvez você precise até de um ar condicionado e sistemas especiais de ventilação. Há também o risco de vandalismo, citado acima.

Impacto no preço: alto

15. Padronizado ou sob medida

A decisão aqui é simples. Se quiser economizar, prefira totens padronizados e faça alguma personalização apenas com adesivos ou apliques. Se precisar de algo exclusivo e diferenciado, você terá um custo maior. Há empresas que nem oferecem essa opção, exceto para volumes maiores. Uma dica é analisar diversos modelos, de vários fabricantes, para identificar aquele mais adequado ao seu estilo.

Impacto no preço: médio


Dica: use esse modelo de email para descrever o totem de que precisa

Bom dia. Preciso de um totem interativo. Seguem as características:

  • Como as telas serão usadas? Qual o objetivo?
  • Tamanho de tela: entre XX e YY polegadas
  • Quantidade: XX unidades
  • Especificação do computador: (se não tiver esses dados, só diga se é uma máquina mais simples ou mais robusta
  • Cidade de entrega / CEP: (para calcular logística)
  • Precisa de software?
  • Precisa da tela na vertical ou horizontal? Como mesa ou totem? Ou preso à parede?
  • Precisa de algum item adicional (impressora, webcam, leitor de cartão de crédito...)
  • É compra ou locação?
  • Se for locação, por quando tempo?
  • Precisa de proteção antivandalismo?
  • Os totens ficarão em local externo?
  • Tem data de entrega?

Ufa. Parece muita coisa - e é. Se preferir, ligue para a Aqua e converse com nossos consultores. Podemos te ajudar muito com seu projeto.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.