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Internet das coisas (IoT): o que é e exemplos de aplicações no varejo

As novas tecnologias chegaram para ficar e oferecem oportunidades para as empresas. Confira os principais exemplos de aplicação da internet das coisas.
Internet das coisas (IoT): o que é e exemplos de aplicações no varejo

Estar conectado ao mundo virtual virou um dos pré-requisitos para se fazer presente na vida do cliente. Nesse contexto, a internet das coisas (loT) conta com muitos exemplos no varejo e pode ser um meio transformador para os negócios na área. 

O armazenamento de informações que pode ser feito é um grande aliado para a personalização do atendimento, como itens com mais encaixe no estilo do usuário e ofertas individualizadas. Assim, a IoT é uma grande ferramenta de aprimoramento da experiência do consumidor. 

Ela também é útil para o varejista que deseja adequar mais as suas oportunidades a cada tipo de cliente. Afinal, essa iniciativa tem potencial para mudar o modo como as pessoas se relacionam com o mundo. 

Pensando nisso, neste artigo você verá o que é a internet das coisas e exemplos de como ela pode ser aplicada no varejo. Continue a leitura. 

O que é internet das coisas?  

A internet das coisas — ou internet of things, em inglês, dando origem a sigla IoT — é um fenômeno que conecta diversos objetos físicos entre si, por meio de uma rede. Durante essa transferência de informações, os dados são armazenados e integrados por meio de softwares e de uma tecnologia diversificada. 

Essa coleta de informações pode ser feita a partir de qualquer meio que possa ser conectado a uma rede de internet, como um interruptor inteligente ou um carro que tenha essa conexão sem fio. Sendo assim, a tecnologia pode recolher dados e utilizar em diversos campos de atuação. 

A IoT tem um potencial transformador e pode agregar benefícios tanto para consumidores quanto para empresas, como as de varejo. Com ela, é possível até prever quais itens são mais agradáveis para o cliente e quais devem estar fora da lista de recomendações. 

Aspecto Descrição
Definição IoT refere-se à rede de dispositivos físicos interconectados que coletam e compartilham dados eletronicamente.
Componentes Dispositivos inteligentes, sensores, sistemas de atuação, redes de comunicação, e plataformas de dados/análise.
Funcionalidades Coleta de dados, automação, controle remoto, otimização, e manutenção preditiva.
Setores de Aplicação Industrial (IIoT), saúde, agricultura, cidades inteligentes, casa inteligente, e logística.
Benefícios Aumento da eficiência, economia de custos, melhor tomada de decisões, e melhoria na qualidade de vida.
Desafios Segurança cibernética, privacidade de dados, interoperabilidade, e escalabilidade.
Tecnologias Relacionadas Machine Learning, Big Data, AI, Cloud Computing, e Edge Computing.
Padrões e Protocolos MQTT, LoRaWAN, Zigbee, IPv6 sobre Low-Power Wireless Personal Area Networks (6LoWPAN).
Futuro da IoT Espera-se uma maior integração com AI e 5G, expansão da automação, e desenvolvimento de cidades e infraestruturas inteligentes.

Como a IoT surgiu?  

Oficialmente, a IoT surgiu em 1999, quando o termo foi apresentado pelo britânico Kevin Ashton, especialista em tecnologia, durante uma palestra realizada na empresa Procter & Gamble (P&G). Para o estudioso, os computadores deveriam ser capazes de saber informações por meio de dados conectados. 

Dessa forma, sem a intervenção humana, a tecnologia desse mecanismo seria ensinada a identificar diversos aspectos da rotina. Então deveria ser possível caminhar em direção à compreensão de diferentes atividades dos seus usuários. 

Com o passar do tempo, a evolução dos meios de comunicação deu um salto em direção ao futuro e está avançando rapidamente. Como resultado, a IoT já faz parte da rotina humana, mas é uma tecnologia em constante aprimoramento.

Ainda, existe uma linha alternativa de pensamento que relaciona o início da comunicação sem fio com a origem dessa tecnologia. E ela é datada antes mesmo da palestra do especialista Kevin Ashton, que citou o termo. 

Quais os impactos da internet das coisas no varejo?

O setor de varejo passou por modificações nas formas de operação e relacionamento com o consumidor nos últimos anos. Com a internet, esse contato é bem mais próximo e feito em tempo real. 

Logo, a tecnologia tem um grande potencial para causar impactos significativos no varejo — setor que é um dos principais responsáveis por gerar um grande volume de empregos no país. Assim, com a automação de certos processos, é possível focar em melhorias para o consumidor.

Um dos impactos que podem ser pontuados com a IoT é o possível aumento nas vendas de varejistas que realizam suas operações pela internet. Com esse mecanismo, a probabilidade de a empresa recomendar um produto que esteja dentro do perfil do consumidor é mais alta, por exemplo. 

A IoT também permite oferecer uma experiência mais imersiva para o cliente. Portanto, ele pode vivenciar de forma mais aprofundada a jornada de compra e receber recomendações voltadas especialmente para a sua personalidade e gostos individuais. 

Quais são os exemplos de aplicações da internet das coisas no varejo?

A IoT pode ser aplicada de diferentes formas dentro do mercado de varejo. Como você aprendeu, essa tecnologia é uma aliada da personalização e da economia. Entre as consequências dessa forma de tecnologia, vale destacar a melhoria da experiência do cliente. 

Veja outros exemplos de como a IoT beneficia empresas do varejo:

Otimização da logística

A logística é uma ferramenta importante para o bom funcionamento do mercado varejista. Afinal, ela garante a disponibilidade dos produtos para a compra, triagem dos mesmos e sua entrega, proporcionando rapidez e eficiência para oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Nesse contexto, a IoT permite fazer o monitoramento, com atualizações simultâneas, da situação de pedidos realizados e enviados, além de ter acesso ao inventário de estoque disponível naquele momento. Esse movimento evita vender mercadorias que estejam temporariamente indisponíveis, por exemplo. 

Análise de dados

A análise de dados permite que o varejista possa coletar informações importantes do usuário por meio de dispositivos móveis e redes sociais. Isso faz com que o estabelecimento tenha um conhecimento estratégico sobre o usuário e as tendências do mercado.

Automatização de tarefas

A IoT pode ser útil para diferentes formas de atividades rotineiras de uma empresa, como o monitoramento da temperatura de geladeiras, refrigeradores e outros tipos de maquinário. 

O controle feito dessa forma economiza tempo, dinheiro e evita contratações desnecessárias. Assim, esse exemplo de uso da internet das coisas no varejo possibilita aumentar a eficiência nos processos das empresas.

Prevenção de falhas

Essa tecnologia ainda pode ser utilizada como uma forma de prevenir falhas mecânicas. Por exemplo, caso um refrigerador apresente mudança de temperatura e mau funcionamento, é possível que exista uma captação do erro por sensores e isso garante que a situação seja informada rapidamente.

Catálogos interativos

Outra oportunidade para o varejo é a criação de catálogos interativos. Usando a tecnologia da internet das coisas, as empresas podem oferecer uma experiência mais completa e imersiva para os clientes conhecerem seus produtos.

Esse exemplo de aplicação é vantajoso para que uma empresa consiga ganhar destaque diante dos seus concorrentes. Além disso, os catálogos interativos podem aumentar as chances de fechar vendas e ampliar o faturamento. 

Conclusão

Ao chegar até aqui, você pôde conhecer mais sobre a tecnologia da internet das coisas e seus exemplos de aplicação. Agora, é possível explicar o potencial dessa ferramenta para aumentar as vendas e otimizar a operação da sua empresa no varejo. 

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