Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Tecnologia para reduzir custos: como se faz?

Por onde começar a reduzir custos? A tecnologia existe para ajudar a responder a essas pergunta. Veja dicas para economizar com logística, espaço e equipe.
Tecnologia para reduzir custos: como se faz?

Você olha o relatório financeiro de sua empresa e vê muitos números ruins. Sabe que precisa cortar custos.

Bom, por onde começar? Existe uma maneira de reduzir gastos sem que isso prejudique a qualidade de seus produtos e serviços?

A tecnologia existe para responder a esses desafios, seja no varejo, nos serviços públicos ou empresas de pequeno, médio e grande porte.

Na Aqua, ajudamos empresas que desejam crescer cada vez mais, mas que não querem elevar suas despesa no mesmo ritmo. Neste artigo, mostramos três tipos de despesas que podemos reduzir com touchscreen.

Preciso reduzir custos com equipe

Montar e manter uma boa equipe custa caro. Ainda mais com os impostos no Brasil.

Em algumas atividades, são necessárias muitas pessoas para o atendimento e gestão da força de trabalho. E existe também o problema do treinamento, em especial nas empresas com atividades mais complexas ou com mais rotatividade.

A métrica pode ser assim: para atender ao dobro de clientes, preciso do dobro de pessoas. Se esse é seu caso, entenda que a solução é usar mais tecnologia, e não necessariamente mais pessoas.

Como resolver esse problema:

  • O equipamento pode substituir ou complementar o trabalho dos funcionários. Se você pensar nas companhias aéreas, por exemplo, grande parte dos check in em aeroportos são feitos através do terminal de atendimento. A mesma coisa acontece nos bancos, com os caixas eletrônicos.
  • Há clientes que até preferem o autoatendimento, pois essa solução pode ser mais ágil e objetiva. Com um celular nas mãos ou um totem interativo, podemos reduzir tamanho das equipes, principalmente para trabalhos mais simples como gerar uma segunda via de conta.
  • Se você tem uma tela interativa para atendimento e nas vendas, isso afeta diretamente os custos da empresa, já que pode custar mais barato do que um funcionário, não fica doente, não precisa de treinamento, trabalha 24/7 e não faz greve. Com menos pessoas e mais máquinas você resolve seu problema de equipe, e pode manter a qualidade no atendimento.
  • Não dá para simplesmente eliminar todas as pessoas. Aliás, queremos gerar mais e melhores empregos! Que tal usar as telas para aprimorar a qualidade do atendimento? Tela touch podem servir de apoio operacional para sua equipe e ainda ajudam no RH da sua empresa com treinamento e capacitação de pessoal.
Estande de vendas Somattos
Estande de vendas Somattos. Bom atendimento em todas as interações.

Preciso reduzir custos com espaço

Um dos grandes custos de muitas empresas é a área, os metros quadrados ocupados por sua empresa. Manter uma loja grande, com muito espaço e bem localizada é muito caro, pois envolve custos como aluguel, decoração e manutenção. É preciso achar uma forma de reduzir esse espaço e diminuir os gastos.

Como resolver esse problema:

  • Usando as telas interativas da Aqua, você pode substituir departamentos e a exposição de produtos para que possa apresentá-los nos pontos de venda. A ideia aqui é digitalizar o espaço e o estoque.
  • Muitas lojas hoje estão partindo para novos modelos comerciais, como lojas conceito, mais bem localizadas e com espaço menor. Aliás, recomendo ver nosso artigo com dicas e exemplos de lojas conceitos.
  • Manter um grande centro de compras é caro, mas com a tecnologia, sua empresa consegue reduzir o espaço mantendo o estoque digital, de forma que consiga apresentar o produto ao cliente. Substitua centenas de m2 de loja por alguns m2 de telas interativas.
Omni channel AliExpress
Telas interativas em loja digital da AliExpress. Sem loja, apenas uma vitrine interativa no shopping.

Preciso reduzir custos com logística

Todo transporte requer um custo, e há muita perda nesse processo na cadeia da indústria (queima de combustível, equipamentos que estragam, atraso na entrega, etc). Você precisa realmente gastar tanto dinheiro levando produtos de um lado para o outro e, principalmente, para dentro de seu ponto de venda? As lojas físicas podem aprender com as lojas online.

Como resolver esse problema:

  • Evite todo transporte desnecessário. Se sua empresa tiver um catálogo digital, como o que a Aqua produz, terá informações completas na tela touchscreen e conseguirá organizar da forma mais inteligente os estoques das lojas. Então pode manter, por exemplo, os produtos da loja na Central de Distribuição, e eles saem de lá direto para o endereço do cliente. Otimiza o processo e diminui os custos.
  • Use estoques híbridos, com produtos nas lojas e em pontos remotos. Para os cliente que querem o produto imediatamente, ofereça os lançamentos, mais vendidos e itens com maior margem. Os demais itens podem estar em um centro de distribuição, de onde só sairão para o comprador.
  • Explore os benefícios do omni channel. O varejo já começou a ser impactado pelos benefícios de unir os vários canais de venda e comunicação.

Conclusão

Cortar custos é uma tarefa complicada. Afinal, você não quer perder qualidade e nem receita.

Uma estratégica é organizar as suas finanças em categorias. Comece por onde seus gastos são maiores. É mais fácil do que fazer dezenas de pequenas mudanças pequenas.

Seja ousado. Mas sem nunca perder de vista a longevidade do seu negócio. Construir uma grande empresa é um projeto de longo prazo.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.