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Hotelaria e touchscreen: 5 dicas com 5 estrelas

De pequenas pousadas a redes internacionais de hoteis, toda empresa de hotelaria pode se beneficiar com uso de telas touchscreen para atender melhor.
Hotelaria e touchscreen: 5 dicas com 5 estrelas

Na atualidade, há na hotelaria uma tendência de diversificação dos serviços prestados aos hóspedes. Foi-se o tempo em que hotéis, pousadas e hostels eram locais apenas para se passar a noite.

Oferecer op√ß√Ķes gastron√īmicas, tur√≠sticas, corporativas, de entretenimento, de compras, cuidados com a beleza, relaxamento e outros tornou-se imprescind√≠vel neste ramo. Assim, quanto mais informado sobre as op√ß√Ķes que possui, mais o cliente aproveitar√° os servi√ßos e produtos oferecidos.

Nesse sentido, a interatividade oferecida pela tecnologia touchscreen é grande aliada na satisfação do cliente, assim como no aumento de receita do estabelecimento.

Nem precisa ser um hotel 5 estrelas de frente para o mar. De pequenas pousadas que nem aparecem no TripAdvisor a redes internacionais de hoteis, toda empresa de hospedagem pode se beneficiar com telas interativas. A seguir, listamos algumas das possibilidades.

Card√°pio interativo para hotelaria

O segmento AB (alimentos e bebidas) é uma fonte importante de receita na área de hotelaria, devido à grande margem de lucro dos produtos. O valor, claro, vem com serviço agregado e toda a conveniência de ter os produtos sem precisar se deslocar.

Pense da seguinte forma: seu hóspede já gera uma receita básica, que é o da hospedagem. E se a gente puder gerar mais lucro com ele, e ao mesmo tempo melhorar sua estadia?

Tornar o cardápio atrativo e acessível incentiva o consumo de serviços e produtos do hotel, aumentando a receita média por hóspede. O uso de equipamentos interativos propicia uma melhor visibilidade para os produtos desse segmento, pois permite ao hóspede visualizar os pratos e as bebidas, saber detalhes sobre a composição e preparo dos mesmos, entre outras vantagens.

Touchscreen hotelaria

Conciérge digital de serviços

A parceria com prestadores de serviços alheios ao hotel também é uma importante fonte de receita adicional.

O uso de aplicativos e telas touchscreen interativas permite que os h√≥spedes tenham em m√£os, sem sair do local onde est√° hospedado, uma vitrine para diversos servi√ßos que normalmente s√≥ seriam ofertados fora das instala√ß√Ķes, tais quais, guias tur√≠sticos, loca√ß√£o de ve√≠culos, compra de cosm√©ticos, etc.

A Aqua teve uma boa experi√™ncia no hotel Golden Tulip Rio de Janeiro.¬†O totem interativo no¬†lobby do hotel ajudou a apresentar pacotes tur√≠sticos e outras ofertas, como passeios de barco, visitas a ensaios de escola de samba ou¬†ingressos para partidas de futebol. Tudo isso √© oferecido¬†pelo conci√©rge, profissional do hotel que presta assist√™ncia aos h√≥spedes nesse tipo de demanda. Que tal ter a ajuda de uma tela interativa, que trabalha 24 horas por dia e tem informa√ß√Ķes em v√°rios idiomas?

Serviços digitais para o hóspede

N√£o importa se¬†o estabelecimento tem foco no¬†lazer, como √© o caso de resorts, ou foco no p√ļblico corporativo e empresarial, como muitos hoteis em S√£o Paulo. Qualquer que seja o perfil do hotel,¬†√© importante que o h√≥spede tenha em m√£os informa√ß√Ķes que o auxiliem a desfrutar ao m√°ximo todos os servi√ßos ofertados.

Nesse sentido, a tecnologia pode, por exemplo, disponibilizar servi√ßo¬†de check-in e check-out, hor√°rios de voos¬†e¬†de vans, cronogramas de atividades e informa√ß√Ķes sobre os principais pontos tur√≠sticos. A grande vantagem da m√≠dia digital √© que as informa√ß√Ķes podem ser gerenciadas¬†em tempo real, mantendo-se sempre atualizadas e aumentando a satisfa√ß√£o do h√≥spede.

No caso dos resorts e grandes hoteis,¬†ofere√ßa tamb√©m conte√ļdo sobre a programa√ß√£o do dia, como aulas de dan√ßa, exerc√≠cios na piscina ou competi√ß√Ķes esportivas. Quanto mais o h√≥spede aproveitar dos recursos do hotel, mais chances voc√™ tem de que ele volte ou que se torne um promotor das qualidades de sua rede.

A presen√ßa de um totem de autoatendimento com tela touchscreen nas depend√™ncias da instala√ß√£o, funciona como um HUB de informa√ß√£o, melhorando a experi√™ncia do h√≥spede, uma vez que este ter√° acesso r√°pido √†s informa√ß√Ķes que seriam oferecidas por um conci√©rge comum. O h√≥spede tem, √† dist√Ęncia de um toque e a qualquer hora, acesso a informa√ß√Ķes da cidade, de como chamar um t√°xi, obter ingresso para cinemas e teatros. Quaisquer outras d√ļvidas e pedidos podem ser atendidos, tudo isso devido a um banco de dados contendo as principais d√ļvidas do p√ļblico alvo.

Touchscreen hotelaria

Conte√ļdo¬†em v√°rios idiomas

Outra grande facilidade que o uso de aplicativos interativos proporciona é a opção multilíngue. Além de facilitar a experiência dos usuários e impulsionar o consumo, isso ainda representa um corte significativo de custo com pessoal.

Vamos ser claros. Mesmo em hotelaria de qualidade internacional, nem todo funcionário está apto a fazer um bom atendimento em diversos idiomas, como inglês, francês ou espanhol.

Se seu hotel tem estrangeiros de forma constante, use  interatividade como recurso para facilitar a vida de todos - da sua equipe e de seus hóspedes.

O usu√°rio ter√° em m√£os, e em sua l√≠ngua nativa, a possibilidade de gerar feedbacks, fazer reclama√ß√Ķes, buscar informa√ß√Ķes, e realizar pedidos. Tudo isso¬†sem a necessidade do interm√©dio de um funcion√°rio qualificado.

Informa√ß√Ķes sobre a cidade

Seu h√≥spede n√£o fica apenas no hotel. Ele quer conhecer a cidade, os arredores, as atra√ß√Ķes tur√≠sticas. Mesmo que ele seja algu√©m que est√° a trabalho, ter√° interesse em conhecer os restaurantes das redondezas.

Telas interativas para hotelaria podem¬†oferecer¬†esse tipo de informa√ß√£o.¬†Tenha mapas interativos de seu bairro ou da cidade, al√©m de dicas de gastronomia e entretenimento. Recomendamos que o conte√ļdo seja adequado ao perfil dos seus visitantes: fam√≠lias,¬†executivos, casais em lua de mel, estrangeiros, milion√°rios.¬†Informa√ß√Ķes sob medida s√£o um sinal de que voc√™ se preocupa¬†com um atendimento personalizado e sabe atender aos desejos de seu p√ļblico.

Voc√™ pode trazer publicidade para essas telas interativas, como forma de¬†gerar receita e¬†aumentar a viabilidade do projeto.¬†O ideal √© ter telas espalhadas por toda a cidade, principalmente nos¬†locais com maior concentra√ß√£o de pessoas. Esteja sempre presente onde seu p√ļblico mais precisa de voc√™. E se o que ele precisa √© informa√ß√£o, conte com nossas¬†solu√ß√Ķes.

Para locais p√ļblicos,¬†lembre-se que muitas vezes ser√° necess√°rio algum tipo de apoio da Prefeitura. Cada cidade tem regras claras de explora√ß√£o comercial. Como nossas solu√ß√Ķes oferecem muitos benef√≠cios aos turistas e √† pr√≥pria cidade, fica mais f√°cil conseguir permiss√Ķes¬†para incluir telas¬†interativas como ferramenta de comunica√ß√£o.

Mapa interativo do Rio de Janeiro

Conclus√£o

Ao pensar em solu√ß√Ķes para a hotelaria, comece pensando nos h√≥spedes. Como deix√°-los mais felizes? Como o hotel pode ser melhor que a pr√≥pria casa deles? Como a cidade pode se tornar um destino tur√≠stico inesquec√≠vel? Como seus servi√ßos podem ajud√°-lo a curtir mais cada dia de viagem?

Mas tamb√©m n√£o se esque√ßa da sa√ļde do pr√≥prio hotel e do hotel. Afinal, s√£o eles que trabalham duro enquanto o turista est√° viajando e se divertindo.

Encontre formas de equilibrar os interesses de todos. Faça cada estrela de seu hotel valer mais.

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