Para loteamentos fechados e condomínios, seu melhor vendedor é a tecnologia

Projetos de condomínios, loteamentos e urbanização têm ciclos de vendas longas. Como acelerar esse processo e usar a tecnologia a seu favor?

Quem busca loteamentos ou condomínios fechados geralmente quer uma vida diferente, longe dos apartamentos e casas tradicionais da cidade. Mesmo que seja um segundo lar ou refúgio de final de semana, a relação com esse novo imóvel será diferente. Há muito mais emoção nesse processo de compra.

Empresas de loteamento seguem um processo de vendas complexo e de longo prazo. O setor de urbanização precisa ter planejamento e coragem, pois às vezes são necessários anos de trabalho para se ter um retorno do projeto. No Brasil, país em que a cada mês alguma crise pode acontecer, isso é de um grande coragem.

Características do marketing para loteamentos e condomínios fechados

Segundo especialistas no mercado, o envolvimento familiar é muito maior e as pessoas fazem planos antecipados sobre a nova casa. Como aproveitar isso a nosso favor no processo de vendas? Showcase Imóveis é a resposta.

Nossa ferramenta funciona muito bem nas estratégias de venda de loteamentos e condomínios, pois a interatividade atua sobre várias sensações, como tato, visão, audição.

Esse marketing sensorial é ideal para transmitir informações e sensações que um simples banner ou folder não conseguem. Também permite tocar e interagir, algo que não temos com maquetes. Porque quem está no mercado imobiliário sabe que um lançamento é muito mais que tijolos e cimentos.

Ainda assim, recomendamos o uso de todas essas ferramentas de forma complementar, pois cada uma impacta o público de uma maneira diferente. Com isso você consegue transformar um terreno vazio em algo mais tangível, próximo da realidade.

Urbanização é um processo com ciclo de vendas longo

O projeto de um novo bairro ou de lançamento de um condomínio pode levar anos. É talvez um dos principais exemplos de projeto complexo do mercado imobiliário. Por isso, precisa de estratégias para acelerar o processo de vendas.

Um dos desafios das empresas é mostrar para o cliente como será sua vida no novo endereço. Para loteamentos, estamos vendendo um terreno apenas com a infraestrutura - além, claro, das benfeitorias como sede social e clube.

Empresa experientes dão dicas e truques, como lançar o projeto em etapas, facilitar a aquisição dos primeiros terrenos, facilitar a visita dos leads ao local.

O showroom de vendas é, certamente, um dos primeiros investimentos de marketing. E é nesse espaço que a Aqua geralmente entra, com nossas telas interativas para apresentar o empreendimento com Showcase.

Localização é o fator mais importante no mercado imobiliário

Como localização é um dos fatores mais importantes na escolha do lote, Showcase pode apresentar um mapa completo do empreendimento, inclusive com a situação de disponibilidade dos lotes. Mostre os que estão reservados, vendidos e prontos para venda.

Para tornar o produto mais tangível, mostre projetos de casas que podem ser construídas nos terrenos, ou uma visão futura do loteamento, quando estiver com mais moradores. Vídeos e tours virtuais também são excelentes, e Showcase Imóveis ajudará a navegar por todo esse conteúdo.

loteamentos
No estande de vendas, uso combinado da maquete com tela interativa

Por que investir em Showcase para loteamentos e condomínios?

  • Showcase é uma solução de fácil mobilidade. Caso queira mudar o local de seu estande, basta levar o equipamento. Muitos loteamentos e condomínios usam grandes maquetes. É uma solução que realmente impressiona, mas não tem a mesma facilidade de transporte.
  • O ciclo de venda pode demorar anos. Sendo assim, Showcase é uma solução muito adequada porque permite que o conteúdo apresentado mude. A maioria dos outros materiais de marketing - folders, maquetes, banners - não podem ser alterados com facilidade depois de prontos.
  • Coloque todas as informações que sejam de interesse de seus clientes. As pessoas não querem ver apenas os terrenos. Elas desejam saber como serão as ruas, o clube, a sede social. Mostre exemplos de casas que podem ser construídas, e vídeos com a qualidade de vida que ele pode ter. Tudo isso é muito simples com Showcase.
  • Mostre também informações sobre as empresas responsáveis pelo projeto. Essa parte institucional ajuda na credibilidade do projeto.

Conclusão

O marketing para loteamentos e condomínios fechados tem características especiais. E, claro, tem desafios imensos.

Para começar, é um processo de vendas muito longo, que muitas vezes começa antes da decisão de compra do terreno. E raramente termina logo no lançamento, pois há muitas unidades para comercializar.

Prepare-se para uma longa batalha. Busque ferramentas para acelerar o processo. Elimine os principais gargalos que atrapalham a venda, como a desconfiança dos clientes.

Como dica adicional, veja outros artigos aqui no blog sobre marketing imobiliário e confira novamente Showcase Imóveis.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.