14 ideias criativas de marketing imobiliário para você se inspirar

Se você está em busca de ideias criativas de marketing imobiliário para se inspirar, confira neste artigo várias ideias e estratégias para aplicar na sua construtora ou incorporadora.

Encontrar insights, estratégias e ideias criativas de marketing imobiliário pode ser uma ótima maneira de pensar diferente e ajudar você a bater a meta do seu planejamento.

Isso porque, muitas vezes nos mantemos presos ao que já é conhecido e aparentemente, funciona. O medo de testar algo novo ou arriscar pode limitar seus resultados.

Portanto, reunimos ideias criativas para você aplicar no seu marketing imobiliário. 

Boa leitura.

Como encontrar ideias criativas de marketing imobiliário?

Antes de buscar ideias criativas de marketing imobiliário, é preciso primeiro entender que apenas a criatividade não irá garantir os resultados esperados, se isso não estiver muito bem alinhado com a estratégia do seu planejamento de marketing

Uma ação realmente criativa é aquela que além de impressionar seu cliente e gerar valor, ajuda a cumprir os objetivos de marketing e vendas.

Agora, com isso em mente, podemos partir para uma etapa essencial para quem atua no marketing imobiliário: saber onde buscar informações, ideias e tendências. As referências que você consome no dia a dia refletem diretamente em novas ideias e ações para o marketing dos seus empreendimentos. 

Nesse sentido, busque acompanhar os principais portais de notícias que abordam o mercado imobiliário, além de estar atento às tendências nacionais e internacionais do segmento. 

Você também pode encontrar muito conteúdo e ideias interessantes nas redes sociais. Procure as empresas líderes do seu mercado e os profissionais que mais se destacam, e acompanhe os insights que eles compartilham. 

Além disso, se cadastrar em newsletters de marketing, vendas, ou ainda especializadas no mercado imobiliário, pode ser uma ótima fonte de inspiração. Um bom exemplo é a newsletter da Aqua, onde você pode receber os principais conteúdos e notícias para se manter atualizado sobre o mercado imobiliário.

Newsletter Aqua

1 Utilize recursos tecnológicos e gere impacto visual

Podemos iniciar esta lista de ideias criativas de marketing imobiliário com uma das melhores formas de gerar impacto visual em seus clientes, que é utilizando a tecnologia a seu favor. 

Na venda de imóveis é preciso investir em maneiras de encantar o cliente, já que se trata de uma negociação mais complexa

Recursos como a realidade aumentada e realidade virtual permitem misturar elementos do mundo virtual com o mundo real, ou fazer com que o cliente se sinta imerso no ambiente virtual. 

Você pode utilizar isso a favor do seu negócio com decorados virtuais e tours em 360º, por exemplo. 

Ideias criativas de marketing imobiliário - utilize impacto visual

2 Venda mais com personalização

A personalização, seja no atendimento, venda ou marketing, tem o potencial de elevar o engajamento do seu prospect. 

Esta estratégia aumenta a identificação das pessoas com a sua marca e gera a sensação de exclusividade, um fator decisivo na jornada de compra

Nesse case apresentado pelo Imob Marketing, uma empresa customizou seu apartamento decorado conforme as visitas agendadas pelo Facebook. Basicamente, assim que o visitante chegava ao local, encontrava suas fotos e outros detalhes relacionados aos seus gostos e preferências. 

Essa personalização foi extremamente eficaz, resultando em 28% das visitas convertidas em vendas, além de um alto compartilhamento nas redes sociais. 

3 Aposte em social selling

Você conhece a estratégia de social selling? A venda social, como também é chamada, consiste no processo de criação de relacionamento dos próprios vendedores com a sua audiência através das redes sociais. 

Através de curtidas, interações em grupos e postagens de conteúdos de valor, seus corretores e demais profissionais envolvidos nas áreas de marketing e vendas da empresa podem influenciar na imagem do negócio, e até mesmo gerar vendas no longo prazo. 

Para isso, é importante que as equipes estejam envolvidas e engajadas nos objetivos da empresa, bem como nas estratégias desenvolvidas para cada empreendimento. 

4 Utilize as redes sociais para interagir com o seu público

E por falar em redes sociais, as páginas da sua empresa também podem fazer parte da estratégia, principalmente na etapa de atração do funil. 

Conforme o relatório Real Estate in a Digital Age, 44% dos compradores de imóveis e 99% dos Millennials recorrem primeiro à internet para encontrar propriedades à venda. 

Os números podem variar conforme diferentes mercados e regiões, mas com certeza parte do seu público está nas redes sociais procurando pelo imóvel dos sonhos. 

Nas redes sociais, você tem a vantagem de deixar para trás toda a visão de burocracia e complexidade que o segmento imobiliário tem e humanizar sua comunicação. 

Bons exemplos de como utilizar isso a seu favor é realizar enquetes, votações, perguntas e respostas e demais possibilidades de cada canal para interagir diretamente com seus seguidores. 

5 Faça lives para tirar dúvidas sobre os imóveis

Outra boa ideia de marketing imobiliário é realizar lives e webinars para converter leads no final do funil de vendas. 

Você pode fazer uma live aberta para tirar as dúvidas relacionadas ao seu imóvel, métodos de pagamento e outros assuntos relacionados ou ainda, fazer transmissões ao vivo exclusivas para quem se cadastrou em uma determinada página de captura. 

Isso pode funcionar muito bem em lançamentos. Crie uma página para coletar os dados de leads interessados em saber mais sobre seu novo empreendimento, e faça uma live exclusiva para conversar diretamente com essas pessoas. Desta forma, sua estratégia também estará utilizando a personalização, e terá boas chances de conversão.

6 Apresente seus imóveis com interatividade

No início deste artigo citamos a importância do impacto visual na venda de imóveis. Nesse sentido, uma ótima maneira de impactar e encantar seus clientes na apresentação de um empreendimento é utilizar a interatividade.

Seja no ambiente físico ou digital, a apresentação precisa ser uma via de mão dupla, onde o vendedor consegue destacar os diferenciais do empreendimento e o cliente pode interagir com as informações e ter uma boa experiência.

Isso é possível através de ferramentas desenvolvidas com foco na experiência do usuário e na interatividade. 

Para apresentações presenciais, por exemplo, Showcase Imóveis traz uma apresentação clara e eficiente do conteúdo, com diversos formatos e recursos especiais.

Já para as apresentações online, é possível contar com Showroom, uma plataforma com salas individuais e customizadas para o seu empreendimento, onde seu vendedor pode apresentar o imóvel de maneira totalmente online e interativa, navegando junto com o cliente na sala.

Ideias criativas de marketing imobiliário - destaque seus empreendimentos com tecnologia

7 Prepare seu estande de vendas 

É essencial estar preparado para impressionar os visitantes do seu estande. É nesse momento que as pessoas querem tirar dúvidas, conhecer os diferenciais do empreendimento e entender se aquele negócio realmente vale a pena. 

Por isso, a forma como você recebe seus visitantes faz parte da experiência do cliente, e influencia nos seus resultados. 

O estante precisa ser convidativo e acolhedor, e ter os recursos necessários para que os vendedores consigam apresentar os imóveis com eficiência.

Neste checklist você pode conferir o que é necessário para construir um estande de sucesso.

Estande da Construtora Atua no Feirão da Caixa, com pipoca, bandeirolas de festa junina e Showcase Imóveis, o catálogo interativo da Aqua.
Estande da Construtora Atua no Feirão da Caixa, com pipoca, bandeirolas de festa junina e Showcase Imóveis, o catálogo interativo da Aqua.

8 Materiais de topo de funil

Já em relação à produção de conteúdo da sua empresa, destacamos que focar apenas nas ofertas de fundo de funil e tentar vender a todo custo pode ter o efeito contrário ao desejado. 

Esse tipo de abordagem acaba cansando sua audiência e passando uma imagem errada do seu posicionamento. 

Pensando nisso, busque criar conteúdos e materiais voltados à fase de topo do funil, onde os leads ainda estão descobrindo suas dores e objetivos, e precisam ser levados para a próxima etapa da jornada de compra. 

Esta estratégia é a base do Inbound Marketing, e contribui significativamente para reduzir o seu CAC, já que leva os leads até uma tomada de decisão por conta própria, ou com menos esforço comercial. 

Boas ofertas de topo de funil costumam ser educativas ou úteis na rotina do seu prospect. Materiais como quizzes, testes, guias e checklists podem ser uma ótima maneira de gerar e qualificar leads. 

Crie, por exemplo, guias dos bairros em que seus empreendimentos estão localizados, listas das melhores escolas ou restaurantes de uma determinada região, checklists para qum deseja financiar um apartamento, entre outros. 

Além disso, não é necessário se manter apenas na esfera do mercado imobiliário. É possível ajudar seus futuros clientes em questões que não estão diretamente relacionadas a um imóvel, como criar uma planilha de controle financeiro para ajudá-los a atingir seus objetivos. 

9 Desenvolva estratégias de marketing de influência

Considerando a complexidade da venda de um imóvel, apostar na autoridade de influenciadores é uma boa maneira de reduzir as objeções dos clientes. 

Podemos citar dois cases de marketing de influência no setor imobiliário que exemplificam o potencial desta estratégia. 

O primeiro, da Embraed, foi realizado com empreendimentos de alto padrão em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde a incorporadora escolheu Gustavo Kuerten para atuar na campanha. A estratégia foi associar a marca à uma personalidade local com reconhecimento internacional.

Já outro exemplo é da Cyrela, citado pelo site Imob Marketing. Em 2012, quando o mercado sofreu uma grande desaceleração nas vendas, e muitos compradores estavam inseguros sobre investir em imóveis. 

Para recuperar a segurança dos investidores, a empresa criou o Cyrela Invest, um “programa” com dicas e conteúdos de Ricardo Amorim sobre o mercado imobiliário.

Ricardo Amorim é um dos principais economistas e especialistas neste mercado, o que fez com que a Cyrela ativasse o gatilho mental da autoridade, ganhando mais confiança do seu público.

10 Utilize um sistema de indicações

Um sistema de indicações ou recomendações é uma grande ferramenta de prova social. Em qualquer decisão de compra, contar com a recomendação de uma pessoa de sua confiança, como um amigo ou familiar, faz toda a diferença. 

Criar um programa de recomendações para os seus empreendimentos, oferecendo condições especiais para quem indica outros clientes, dá maior volume de leads para sua equipe comercial prospectar. Além disso, um programa de recomendações também contribui com a satisfação de quem já é cliente, principalmente se você oferecer benefícios para quem realizou a indicação.

11 Crie conteúdo sobre os diferenciais da região em que seu empreendimento está localizado

Esta é mais uma dica para relembrar que não é necessário falar apenas do seu empreendimento para vender. 

Sua estratégia de conteúdo pode incluir artigos, vídeos e posts sobre os diferenciais e estabelecimentos da região em que o imóvel está localizado. Confira alguns exemplos:

  • “5 melhores restaurantes do bairro X para jantar”;
  • “Conheça os cinemas disponíveis na região X“;
  • “Por que o bairro X é o melhor para realizar atividades ao ar livre?“;
  • Entre outras possibilidades que despertem o desejo das pessoas morarem nesta região.

12 Faça parcerias com negócios locais

Aproveitando a ideia anterior, você também pode estabelecer parcerias com os negócios locais, que façam sentido para seus imóveis.

Assim, é possível divulgar um novo empreendimento em restaurantes, pubs, escolas ou lojas, por exemplo, que ficam nas redondezas e contam com um bom fluxo de clientes. 

As possibilidades envolvem manter materiais de divulgação nos estabelecimentos, realizar algum tipo de ação exclusiva para quem frequenta o local, ou ainda, oferecer um produto ou serviço grátis do seu parceiro para quem visitar o apartamento decorado.

13 Aproveite sua base de leads

Ideias criativas de marketing imobiliário - aproveite a base de leads

Citamos ao longo do artigo a criação de páginas de captura e materiais para geração de leads. Esses contatos que entram na sua base não podem ficar sem comunicação, e portanto, devem ser trabalhados com uma estratégia de nutrição, remarketing ou emails. 

Para isso, ter sua base bem segmentada é fundamental. Saiba exatamente quais são os leads que se interessaram por um determinado empreendimento, quem marcou uma visita mas não fechou negociação, e quem ainda está no topo do funil, pesquisando sobre imóveis e assuntos relacionados. 

Isso ajudará a definir as estratégias ideais para cada tipo de lead e assim, otimizar seus resultados.

Com a base segmentada, você pode enviar um email sobre um lançamento para quem ainda não é seu cliente, enviar newsletters com seus novos conteúdos para manter os leads atualizados, ou até mesmo se comunicar com quem já comprou um imóvel mas costuma investir em empreendimentos.

As possibilidades são muitas, mas é preciso lembrar de desenvolver estratégias assertivas e que não sejam percebidas como spam por sua base de leads.

14 Anuncie em newsletters de parceiros

Utilizando uma combinação de conteúdo adequado e base qualificada, é possível ter ótimos resultados com o email marketing. Mas, por que limitar isso apenas aos emails da sua empresa?

Busque portais e empresas do seu segmento que possuam newsletter e que possam estabelecer uma parceria com a sua construtora ou incorporadora. Com isso, você poderá anunciar nas newsletters e atingir novos públicos, aumentando suas taxas de conversão e adquirindo mais reconhecimento no mercado.

Ideias criativas de marketing imobiliário: quais delas você colocará em prática?

E então, você já aplica alguma das estratégias descritas neste artigo? 

Vale lembrar que o mercado imobiliário é amplo e possui diferentes tipos de clientes. Por isso, o ideal é que antes de aplicar qualquer uma das ideias que apresentamos, você analise questões como a persona do seu negócio, momento do mercado, objetivos e metas da empresa, e as principais tendências do seu segmento.

Esperamos que este artigo tenha servido como uma fonte de inspiração para novas estratégias e insights. 

Agora, se você deseja conferir mais dicas sobre o assunto, clique aqui ou na imagem abaixo para baixar nosso infográfico com 10 tendências de tecnologias e ferramentas para construtoras.

10 tendncias e tecnologias para construtoras em 2021


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