Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

O que é marketing 360 graus e quais as vantagens dessa estratégia?

Você já ouviu falar em marketing 360 graus? Conheça mais sobre a estratégia e veja quais são os benefícios para as empresas.
O que é marketing 360 graus e quais as vantagens dessa estratégia?

Explorar as oportunidades digitais e as novas tecnologias costuma ser importante para empresas que buscam alcançar novos públicos e ampliar sua operação. Nessa realidade, a abordagem de marketing 360 graus pode ser interessante. 

A estratégia pode ser eficaz para organizações dos mais diversos portes, independentemente da sua área de operação. Mas, para aplicá-la da melhor forma, é indispensável saber quais são as suas principais características. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura deste conteúdo para saber o que é o marketing 360 graus, com ele funciona e quais vantagens a abordagem oferece para empresas.

O que é marketing 360 graus?  

Nos últimos anos, o investimento em marketing se tornou uma prioridade para muitas empresas. Afinal, ele pode trazer retornos atrativos para diversas organizações — seja no curto ou longo prazo.

A área ganhou ainda mais destaque com a ascensão do marketing digital. Usando o potencial das novas tecnologias, as empresas conseguiam desenhar campanhas mais eficientes, atraindo novos leads e fortalecendo sua marca.

Levando essa realidade a um novo patamar, surgiram novas abordagens dentro da área, como o marketing 360 graus. Ele representa uma estratégia holística e integrativa acerca da maneira como a empresa se posiciona no mercado e se relaciona com o cliente. 

Assim, o marketing 360 graus surge a partir da união de diversas frentes da empresa, incluindo publicidade, relações públicas, vendas, comunicação interna, redes sociais etc. Além disso, há uma atenção especial para a área de análise de dados.

O objetivo da estratégia é oferecer uma experiência completa e integrada para os clientes e parceiros da empresa por meio de diferentes canais. Dessa maneira, o marketing 360 graus permite que a organização se destaque em seu mercado e melhore sua reputação. 

As diferenças entre o Marketing Tradicional e o Marketing 360º

O marketing tradicional e o marketing 360 representam dois paradigmas distintos na abordagem de promoção e comunicação de marcas, produtos ou serviços. A principal diferença entre os dois reside na forma como cada estratégia entende e se conecta com o público-alvo.

O marketing tradicional é caracterizado por sua abordagem linear e centralizada, que prioriza canais específicos, como televisão, rádio, mídia impressa e outdoors. As campanhas são projetadas para serem estáticas, com mensagens uniformes projetadas para alcançar uma audiência ampla. A comunicação é predominantemente unidirecional, com a marca enviando sua mensagem ao consumidor, mas sem um canal estabelecido para feedback ou diálogo. A mensuração do sucesso dessas campanhas tende a ser mais desafiadora, frequentemente baseada em estimativas e correlações indiretas de vendas e alcance.

Em contraste, o marketing 360, também conhecido como marketing integrado, adota uma abordagem holística. O objetivo é criar uma experiência de marca coesiva para o consumidor em todos os pontos de contato possíveis. Isso inclui uma combinação de canais online e offline, como mídias sociais, email marketing, SEO, eventos ao vivo e publicidade digital. A comunicação é bidirecional, permitindo e encorajando a interação e o engajamento do consumidor. Isso cria um feedback imediato que pode ser utilizado para adaptar e otimizar campanhas em tempo real. A personalização é um elemento-chave, com estratégias sendo ajustadas para atender às preferências individuais dos consumidores, informadas por dados e análises comportamentais.

A flexibilidade é outra vantagem do marketing 360. Diferente do marketing tradicional, que muitas vezes se compromete com campanhas de longo prazo e com pouca margem para ajustes, o marketing 360 permite uma reação rápida às mudanças no mercado ou no comportamento do consumidor, ajustando as estratégias conforme necessário para maximizar a eficácia e o ROI.

Em suma, enquanto o marketing tradicional pode ainda ser efetivo para alcançar um público amplo através de canais estabelecidos, o marketing 360 oferece uma abordagem mais dinâmica e interativa, focada na construção de relações duradouras com os consumidores e na adaptação ágil às suas necessidades em constante evolução.

Critério Marketing Tradicional Marketing 360
Abordagem Linear, foco em canais específicos Integrada, abrangendo todos os pontos de contato
Canais TV, rádio, impressos, outdoors Online e offline, incluindo social media, email, SEO, eventos
Mensuração ROI muitas vezes indireto e difícil de rastrear Analytics detalhado com KPIs para cada canal
Comunicação Principalmente unidirecional Bidirecional, incentiva a interação do consumidor
Personalização Massificado, com pouca personalização Alta personalização com base em dados do consumidor
Flexibilidade Campanhas geralmente fixas e com longo prazo Campanhas adaptáveis em tempo real

Quais os benefícios dessa estratégia? 

Agora que você entendeu mais sobre o que é marketing 360 graus, é preciso identificar quais são os benefícios de aplicá-lo na empresa. 

Veja, a seguir, quais são as maiores vantagens que a estratégia oferece:

Fortalecer a cultura

A cultura forte costuma ser uma característica presente em empresas sólidas e com participação relevante no seu mercado. Em vista disso, o marketing 360 graus pode ser usado em estratégias focadas em branding, por exemplo.

Portanto, a abordagem colabora para a empresa se fortalecer internamente. Isso porque o marketing 360 graus é capaz de gerar mais sinergia entre as diferentes áreas da empresa. 

Melhorar o relacionamento com o cliente

As estratégias omnichannel se estabeleceram como uma das principais boas práticas do marketing digital. Elas viabilizam a integração de diferentes canais de atendimento na empresa e a oferta de uma melhor experiência para seus clientes.

Sob essa mesma lógica, o marketing 360 graus é uma alternativa para apresentar a vivência omnichannel para seus clientes. Além da experiência, a empresa poderá melhorar seu relacionamento com o público e ainda fidelizá-lo.

Destacar-se no mercado

O marketing 360 graus também pode ajudar a empresa a se destacar no seu nicho de atuação. Como resultado, surgem mais oportunidades para se diferenciar dos concorrentes e aumentar o faturamento.

Outro ponto interessante é que a estratégia pode contribuir para as empresas responderem de maneira ágil às mudanças no mercado. Ou seja, será mais fácil identificar tendências e se antecipar a elas.

Melhorar os resultados

Por fim, o marketing 360 graus é capaz de melhorar a performance e os resultados das campanhas de marketing da empresa. Com as estratégias certas, o negócio consegue segmentar melhor o público-alvo e a otimizar a comunicação para atingi-lo de modo mais efetivo.

No longo prazo, a abordagem permite que as empresas atinjam suas metas no campo do marketing usando menos recursos. A chance existe pela sinergia interna e pelo maior entendimento sobre o público-alvo gerados pela estratégia. 

Como aplicar o marketing 360 nos negócios? 

Até aqui, você aprendeu o que é o marketing 360 graus e identificou as vantagens que ele oferece para a empresa. Agora, chegou o momento de compreender como aplicá-lo:

Defina as metas de marketing

Inicie a sua estratégia traçando as metas de marketing da empresa. É preciso saber a situação atual do negócio e o que ele pretende conquistar com as campanhas — fortalecimento da marca, atração de clientes, etc.

A definição será indispensável para gerar clareza para a equipe. Com isso, os colaboradores terão mais facilidade para desenhar um planejamento e colocá-lo em prática, aumentando as chances de sucesso.

Identifique seu público

Após definir quais são os objetivos e resultados esperados com o marketing 360 graus, é preciso identificar o público-alvo. Isso significa determinar os consumidores que a organização espera alcançar com suas comunicações e contatos.

Para tanto, defina as personas do negócio — que são personificações do cliente ideal. Também vale a pena fazer pesquisas com os atuais clientes e parceiros para traçar esse perfil com mais detalhes, ajudando a otimizar a segmentação na abordagem do público por meio de diferentes campanhas. 

Integre os canais 

Por fim, faça a integração dos canais internos. Como você acompanhou, o marketing 360 graus oportuniza a integração entre diferentes áreas da empresa, proporcionando mais alinhamento interno e fortalecendo a cultura corporativa. 

Portanto, é preciso estudar como essa integração será feita para deixar todas as equipes alinhadas com as estratégias de marketing. Para ter sucesso, a empresa pode traçar os objetivos em conjunto com os setores e desenhar campanhas coesas e integradas. 

Como a tecnologia ajuda a implementar esse tipo de marketing? 

Além de seguir as dicas que você aprendeu, é vantajoso contar com o suporte da tecnologia na implementação das estratégias de marketing 360 graus. Uma das possibilidades é criando showcase de produtos.

Essa ferramenta ajuda a unir as diferentes áreas da empresa, como marketing e vendas, para oferecer uma experiência imersiva para o público. Essa pode ser uma maneira efetiva de encantar um cliente em potencial.

Também há oportunidades com a criação de catálogos interativos. Eles são mais mecanismos que apresentam o potencial de engajar o público e fortalecer a imagem do negócio. Então vale a pena pesquisar as soluções da tecnologia para o marketing 360 graus. 

Conclusão 

Com esta leitura, você aprendeu o que é o marketing 360 graus e visualizou as vantagens que a estratégia oferece para empresas. Agora vale a pena analisar os pontos positivos dessa ferramenta e buscar implementá-la de maneira eficaz. 

Quer levar a experiência do seu público a outro nível? Veja como encantar seu cliente com a parceria da Aqua.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.