Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Já ouviu falar em No-code? Descubra tudo sobre esse conceito da Transformação Digital

Você sabe o que é no-code? Explicamos os benefícios dessa solução para o desenvolvimento tecnológico do seu negócio. Confira.
Já ouviu falar em No-code? Descubra tudo sobre esse conceito da Transformação Digital

O no-code é uma cultura que surgiu com o objetivo de facilitar e otimizar o desenvolvimento de aplicativos web e mobile. Dessa forma, criar soluções se torna mais fácil e acessível, quebrando barreiras que existiam entre desenvolvedores e usuários.

Neste artigo, apresentamos informações importantes para compreender melhor esse conceito incluso na Transformação Digital. Continue a leitura e veja o que é o no-code, quais as diferenças para o low-code e os benefícios que essa tecnologia proporciona.

Afinal, o que é o no-code?

Em tradução livre, no-code significa “sem código”. Trata-se de um movimento tecnológico que permite a uma pessoa desenvolver soluções e aplicativos para web e mobile, sem utilizar códigos complexos, testes e correções.

Sendo assim, o no-code é uma plataforma com o objetivo de facilitar a criação de aplicações digitais para quem não é desenvolvedor. Em outras palavras, uma pessoa pode criar soluções de negócio sem precisar ter um nível elevado de conhecimento técnico em programação.

Quais as diferenças para o low-code?

Assim como o no-code, o low-code é uma tecnologia que facilita o desenvolvimento de sistemas, reduzindo a codificação manual. O termo significa, em tradução direta, “pouco código” ou “código baixo”. Por isso, o processo de criação acontece com o mínimo possível de programação manual.

Dessa forma, o low-code simplifica o método para criar aplicativos e softwares para web e mobile, no entanto, ainda utilizando um pouco da programação. Com isso, a plataforma reduz a interferência do desenvolvedor, mas não a dispensa completamente.

Por sua vez, o no-code permite que mais pessoas realizem processos, sem conhecimento técnico em desenvolvimento de softwares. O WordPress, por exemplo, é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que faz parte do universo no-code. Outros exemplos incluem o desenvolvimento de chatbots, aplicativos de voz, plataformas para e-commerce e mais.

O Wordpress é um exemplo de plataforma no-code

Quais os benefícios da tecnologia no-code?

A tecnologia no-code é uma evolução importante no desenvolvimento de sistemas, justamente por automatizar o uso de códigos e tornar tudo mais simples. Consiste em uma forma inovadora que vai beneficiar quem precisa criar soluções digitais modernas e personalizadas.

Nesse contexto, o no-code é uma transformação digital que permite ter soluções de forma rápida e assim, contribuir para a competitividade de um negócio. Veja a seguir, quais os principais benefícios de utilizar o no-code.

Maior rentabilidade e autonomia

Uma plataforma no-code é fácil de usar e oferece bons resultados sem exigir um alto esforço em equipe — o que contribui para uma economia de custos. Dessa forma, garante autonomia para desenvolver sistemas personalizados com a situação do negócio. Como exemplo, as equipes de vendas podem utilizar plataformas para criar um sistema de banco de dados e gestão de leads.

Flexibilidade

O no-code é uma tecnologia que oferece meios para mudanças e adaptações de modo prático. Assim, editar ou substituir elementos se torna mais ágil. Sendo assim, a plataforma é ideal para ter flexibilidade e alcançar resultados satisfatórios, de acordo com os objetivos e expectativas do negócio.

Velocidade no desenvolvimento

Outra vantagem interessante,  é a velocidade no desenvolvimento de aplicações, no espaço web ou mobile. É possível ter um produto digital rápido e com soluções intuitivas para aperfeiçoamentos sem ter transtornos.

Conclusão

O no-code é um modelo de plataforma que vem ganhando espaço devido às praticidades que oferece para o desenvolvimento de sistemas. Como a transformação digital é uma necessidade, ter meios intuitivos para criar sistemas é essencial para o crescimento de um negócio.

Como pode notar, o no-code é uma tecnologia importante e que facilita muito o desenvolvimento de soluções digitais para negócios. Por isso, entender o tema e utilizar a plataforma é fundamental para os que desejam aproveitar todas as possibilidades de transformação e expansão do digital.

Gostou do post? Agora que você conhece um pouco mais sobre o no-code e os benefícios que essa tecnologia proporciona, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Ajude seus amigos e contatos a também entenderem mais sobre esse importante assunto.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.