Vendedor ciborgue: tecnologia integrada no seu time de vendas

Você conhece o conceito do vendedor ciborgue? Apresentamos neste conteúdo como integrar a tecnologia no seu time de vendas.


O conceito de vendedor ciborgue está em grande desenvolvimento e crescimento atualmente, devido ao avanço da inovação e tecnologia nos processos de vendas. 

Utilizando recursos e estratégias, o vendedor pode contar com o apoio de ferramentas, muitas vezes altamente tecnológicas, que proporcionam melhor organização da empresa, assim como alternativas de interação e oferta de informações que contribuem para uma venda mais eficaz.

Leia neste artigo sobre como o vendedor ciborgue utiliza das tecnologias integradas para melhorar o desempenho nas vendas e quais ferramentas podem ser exploradas neste processo.

Ascensão dos vendedores ciborgues

Com o avanço da tecnologia, os processos comerciais puderam contar com novas formas de vender. Para alcançar as metas de vendas já sabemos ser fundamental conhecer bem o público, suas dores e oferecer o que realmente vai sanar suas dores e necessidades.

Para melhorar ainda mais o processo comercial, o vendedor ciborgue utiliza a tecnologia como apoio nas vendas de modo a utilizar recursos tecnológicos e ferramentas que facilitem, otimizem, e quebrem objeções dos clientes. Com isso, é possível melhorar os resultados e oferecer uma experiência diferenciada.

Nesse sentido, a tecnologia tem ajudado bastante com recursos e inovações, contribuindo tanto para as empresas como para os vendedores melhorarem suas vendas.

Desta forma, o que se observa é uma ascensão dos vendedores ciborgues, permitindo que ele se elevem a novos patamares e habilidades de serviços.



Qual o poder da tecnologia na vida humana e a ligação entre homens e máquinas?


Uso de tecnologias para auxiliar nas vendas

Em um mundo cada vez mais tecnológico, a inovação é a grande aliada dos vendedores em um processo de venda.

O acesso à nuvem, por exemplo, permite que as organizações rastreiem dados de vendas que podem ser analisados em tempo real, oferecendo aos vendedores, ferramentas para concluírem suas tarefas com mais eficiência.

Muitas das soluções em nuvem são resultados da combinação do gerenciamento de estoque, financeiro, contabilidade, atendimento e comércio eletrônico. A vantagem de estabelecer tudo em um lugar só deixa o processo mais otimizado e eficiente.

Outra vantagem é que as métricas em tempo real permitem que os vendedores ou gestores façam ajustes instantâneos.

Programas e softwares eficientes disponibilizam recursos onde os gestores conseguem rastrear métricas relevantes de vendas como, por exemplo, a taxa de conversão de leads ou o tempo de negociação. Sendo assim, com tantas informações à disposição, o vendedor tem uma visão mais estratégica para realizar seu trabalho.

Devido a essa transformação tecnológica, as vendas podem se tornar um processo mais rápido, aumentando a produtividade e performance dos seus times comerciais.

A Coca-Cola Enterprises, por exemplo, equipou seus representantes de vendas de campo com um aplicativo móvel que fornece informações detalhadas sobre cada loja que atendem, incluindo a avaliação da loja sobre o desempenho da Coca-Cola.

Além disso, a tecnologia contribui para o alinhamento da jornada de compra do cliente com o esforço de vendas. Quanto mais informações o cliente tem, e melhor conhece o produto, mais rápido ele chega ao final do funil de vendas

Além disso, é importante lembrar que a interatividade no ponto de venda pode proporcionar uma experiência diferente e trazer mais oportunidades de vendas, envolvendo e encantando o cliente. 

Ferramentas para apoiar os vendedores no seu processo comercial

Existem ferramentas que servem tanto para apoiar o vendedor como também para auxiliar na gestão do negócio, como emitir relatórios, organizar demandas, ter o controle de vendas, entre outras. 

Veja a seguir duas linhas de ferramentas que podem contribuir com a gestão do seu negócio e facilitar as atividades dos vendedores:

Sistemas de gestão

  • CRM

CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management. Trata-se de um sistema que registra, organiza e identifica todos os contatos da empresa com leads, prospects em negociação e base de clientes. Geralmente quem faz o atendimento ou a venda, utiliza um CRM para ter o controle e fazer a gestão das atividades comerciais. 

  • EPRs

O sistema EPR, ou Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que faz o levantamento dos dados da empresa, através de um software, capaz de emitir diagnósticos profundos, a fim de melhorar a tomada de decisão e encontrar oportunidades nos processos do negócio.

O ERP também é capaz de integrar informações dos setores de vendas, estoques, finanças e outros, proporcionando a centralização dos dados. 

Sistemas de atendimento

  •  Showcase

Showcase é uma ferramenta da Aqua que promove a interação do cliente com apresentações e catálogos interativos para locais públicos. Você pode levar as informações do seu produto ou serviço para qualquer lugar, proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente. Showcase tem soluções feitas sob medidas para atender cada mercado, utilizando recursos tecnológicos e interativos, funcionamento online e offline e navegação simples pelo aplicativo.



  • Showroom

Showroom é outro modelo de interatividade que realiza o atendimento através de salas online, simplificando as vendas por videoconferência. Esse modelo também promove uma experiência diferenciada, e contribui para a eficiência das vendas. Você pode imaginar Showroom como uma sala de atendimento personalizada para seus clientes. Em sua sala particular, cada cliente terá uma série de recursos que vão ajudar na jornada de compras.


E então?

Como estão os processos de vendas da sua empresa? Você aproveita ao máximo o potencial da tecnologia em suas atividades?

O vendedor ciborgue estará cada vez mais presente nos times de vendas, visto que as empresas entenderam a necessidade da transformação digital, optando por recursos e ferramentas que auxiliem em todo o processo comercial. 

Quer saber mais? Você pode clicar aqui ou na imagem abaixo para agendar uma apresentação com nossos consultores e conhecer em detalhes Showcase e Showroom.


Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.