Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Entenda o que é short stay e como funciona esse tipo de locação

O short stay é uma modalidade de aluguel que vem ganhando espaço. Confira como essa locação de curta duração revoluciona o mercado imobiliário!
Entenda o que é short stay e como funciona esse tipo de locação

Quando se fala em aluguel, é comum pensar no compromisso firmado entre locador e inquilino e com duração superior a um ano. No entanto, com as mudanças de comportamento das pessoas, a locação do tipo short stay vem ganhando espaço.

Seja para visitar amigos ou familiares em outra cidade, seja por conta do trabalho, esse tipo de aluguel é benéfico tanto para o inquilino quanto para o proprietário do imóvel. Por isso, é importante acompanhar essa tendência que pode trazer bons retornos financeiros.

Quer entender mais sobre o que é short stay e quais são as vantagens para o mercado imobiliário? Acompanhe a leitura e conheça melhor essa alternativa.

O que é short stay e como funciona?

Short stay é um tipo de aluguel de temporada, que dura até 90 dias. De modo geral, esse tipo de locação apresenta contratos simplificados, é feito pela internet e oferece maior flexibilidade para os locatários e proprietários.

Os motivos para uma pessoa optar por uma moradia temporária são muitos. Alguns deles são:

  • viagem a negócio;
  • reforma do imóvel próprio;
  • férias;
  • tratamentos de saúde.

Logo, quem escolhe a locação short stay não pretende passar muitos dias no local. O objetivo é aproveitar a oportunidade para realizar passeios curtos, desfrutando também de um ambiente confortável.

Assim, o usuário deseja ter uma experiência parecida com as estadias tradicionais em um hotel, mas com diferenciais. Entre eles, está a combinação de diferentes elementos, como maior privacidade, conforto e espaço disponível.

Quais são as diferenças entre short stay e long stay?

A modalidade long stay é uma locação de longa duração, a partir de 90 dias. Geralmente, o público-alvo é composto por estudantes universitários que precisam mudar de cidade para estudar ou estrangeiros recém-chegados ao país e que estão no período de adaptação.

A partir de 3 meses de estadia, a legislação impõe que se faça um contrato de locação tradicional — embora não exista um período mínimo de permanência. Nesse caso, uma das diferenças do long stay para os aluguéis tradicionais é a maior flexibilidade no contrato.

Ainda, há o foco em um período menor que nas locações comuns, que costumam ser firmadas por períodos de 30 meses, podendo ser prorrogadas por prazo indeterminado. 

Já em relação ao short stay, além da diferença em relação ao prazo, vale destacar a distinção na forma de cobrança, pois cálculo da estadia curta costuma ser feito pela diária. 

Na prática, o valor proporcional costuma ser maior do que em um aluguel estabelecido por um longo contrato, que estabelece aluguéis mensais — do mesmo modo que acontece na forma tradicional. 

Como resultado, o proprietário tem chances de obter uma rentabilidade maior com o imóvel no short stay. Para o usuário, é possível ter flexibilidade e ainda aproveitar as conveniências de uma residência, mesmo se hospedando por curto período.

Quais são as vantagens do short stay?

A demanda por um aluguel de temporada vem se expandindo, principalmente por ser uma modalidade que oferece conforto e economia. Logo, é comum que o público procure uma locação de curta duração para viagens a trabalho ou visitar uma cidade diferente.

Nesse caso, é possível aproveitar um espaço com acesso à geladeira, fogão, máquina de lavar e cômodos que não estão disponíveis para os hóspedes de um hotel. Além disso, o short stay é benéfico para as empresas que proporcionam esse tipo de locação.

Veja, abaixo, quais são as principais vantagens dessa modalidade de locação.

Maior rentabilidade e segurança

Quem aluga imóveis na modalidade long stay, por exemplo, pode se beneficiar da garantia do rendimento mensal. Entretanto, o retorno financeiro depende da ocupação do imóvel, fazendo com que períodos de vacância sejam ainda mais impactantes. 

Já o preço proporcional costuma ser menor. Ainda, podem existir mais riscos de inadimplência, já que a cobrança costuma acontecer mensalmente.

No short stay, por outro lado, o usuário paga a estadia de acordo com o número de dias em que ele permanece. Ademais, o pagamento costuma ser realizado com antecedência, ao confirmar a reserva.

Desse modo, os lucros obtidos podem ser maiores, já que você cobra pela diária. Isso faz com que o retorno do seu investimento seja mais rápido. Como a locação tem um valor maior, costuma ser mais fácil equilibrar o orçamento, já que mesmo com menos dias locados, é comum ainda conseguir superar o valor de uma mensalidade no modelo tradicional. 

Otimização do uso do imóvel

O contrato de um aluguel de curta temporada normalmente prevê o horário e a data de saída e entrada dos usuários, como o check in e check out de um hotel. Isso possibilita organizar melhor a agenda, fazendo com que o imóvel possa ser alugado durante todo o ano.

Flexibilidade

Outra vantagem do short stay é que os contratos não se restringem aos aluguéis por períodos amplos. É possível alugar o local por poucos dias ou meses. Caso o usuário queira renovar o período de permanência, há como renegociar ou reajustar as condições com facilidade.

Como o short stay revoluciona o mercado imobiliário?

No passado, os aluguéis de curta temporada eram restritos a pessoas que procuravam casas no litoral para passar um feriado, por exemplo. Com a presença cada vez mais constante da tecnologia, o short stay mudou o comportamento dos usuários.

Agora, os padrões antigos são substituídos pela busca de maior conforto e comodidade durante as estadias. Nessa situação, até as incorporadoras passaram a dar enfoque maior a esse tipo de locação, construindo empreendimentos voltados ao segmento.

Assim, é fundamental que algumas características estejam presentes nos imóveis. Por exemplo, plantas compactas, inclusão de serviços no condomínio, facilidade de acesso, localização estratégica e tecnologia de ponta para melhorar a experiência do inquilino.

Como disponibilizar um imóvel para aluguel de curta temporada?

Na hora de disponibilizar um imóvel para uma locação do tipo short stay, é importante conhecer algumas dicas essenciais. A seguir, veja quais são as principais delas:

  • opte pela negociação pela internet: negocie a estadia e faça contatos no aplicativo ou site, sempre de modo vinculado à sua empresa;
  • ofereça um ambiente equipado: o imóvel deve estar bem equipado, garantindo facilidades como geladeira, fogão, internet, utensílios domésticos e máquina de lavar;
  • invista em uma boa decoração: um imóvel decorado tende a receber mais hóspedes, além de chamar a atenção do público.

Além disso, não se esqueça de disponibilizar boas ferramentas para que os seus clientes consigam visualizar e escolher o imóvel. No short stay, é comum que o contrato seja feito sem visitas, principalmente pela distância.

Logo, vale investir em tecnologia para ajudar os interessados a conhecer melhor a propriedade. O uso de catálogos interativos, por exemplo, permite trazer uma experiência diferenciada e mais completa para que os clientes consigam avaliar e escolher o imóvel ideal. 

Conclusão

Agora você já sabe o que é short stay e como funciona esse tipo de aluguel de curta temporada. Como você acompanhou, o segmento é muito vantajoso para o mercado imobiliário, que pode trazer oportunidades para ampliar os seus lucros.

Gostou desse post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus contatos também saibam o que é short stay e as suas vantagens.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.