Atendimento digital: como garantir uma boa experiência no setor imobiliário?

Como você realiza o atendimento digital na sua construtora ou incorporadora? Entenda neste artigo como otimizar o contato digital com seus clientes e garantir uma boa experiência.

O atendimento digital faz parte da mudança histórica e cultural da sociedade. Isso significa que, com o avanço da tecnologia, os serviços tendem a se adaptar mais ao espaço tecnológico. 

Essa alteração deveria acontecer de forma gradativa e escalada. Porém, com a pandemia do Coronavírus, as tendências que estavam previstas para o futuro foram antecipadas. 

A Transformação Digital (TD) é considerada um período histórico em que tecnologias são utilizadas para solucionar problemas tradicionais e offline. Vale destacar que isso significa não somente uma mudança operacional, mas também cultural. 

As empresas passam a enxergar a tecnologia como algo moderno e inovador que auxiliará no dia a dia daquela produção. E com o setor imobiliário não seria diferente. Hoje, um atendimento digital e criativo pode trazer a mesma vivência para um cliente que esperava ansiosamente pelos momentos de visita dos imóveis, por exemplo. 

Mas como se adaptar ao novo e garantir uma boa experiência com o atendimento digital no setor imobiliário? 

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre o atendimento virtual, o cenário atual do setor imobiliário e a importância da experiência para o atual consumidor. Além de conhecer uma ferramenta que vai te ajudar nessa nova fase. 

O atendimento digital

Atendimento digital


Segundo os dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), 83% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. Isso se dá graças ao distanciamento social causado pela pandemia. 

Logo, o atendimento digital passou a ser mais utilizado durante esse período como forma de driblar o distanciamento social e manter as operações de vendas das empresas. 

Algumas tendências surgiram, também, para suprir as necessidades de cada cliente e setor. O WhatsApp, por exemplo, ganhou mais relevância como canal de atendimento. 

De acordo com uma matéria da Exame, 92% dos usuários de internet no Brasil afirmam ter mandado mensagem por WhatsApp, Skype e Facebook. A fonte dos dados também é da TIC Domicílios. Portanto, se quase 100% dos usuários de internet estão usando ferramentas de trocas de mensagens para se comunicar, sua empresa precisa investir nesses espaços. É necessário, sempre, estar nos lugares em que os seus clientes frequentam.  

O atendimento digital é tudo aquilo que configura um auxílio tecnológico à pessoa que te procurou para solucionar uma necessidade específica. Sendo assim, você irá atendê-la de forma virtual para facilitar algum empecilho, seja ele o distanciamento social ou não. 

Vale destacar que o atendimento digital já era bastante utilizando antes da pandemia e que sua adoção só precisou acelerar para dar conta das demandas atuais. E a ferramenta, aplicativo ou plataforma que for usar depende do alinhamento entre o objetivo do seu negócio com o espaço em que seu público-alvo mais se encontra. 

Às vezes, somente os aplicativos de mensagem não são os mais completos para atender o propósito da sua empresa. 

Cenário do setor imobiliário

No contexto mais tecnológico atual, existe uma teoria que explica o comportamento do consumidor 4.0. Esse é o perfil, mais recente, de um consumidor que é muito ativo na internet. Além de buscar por marcas, empresas e negócios que batem com suas visões e valores, eles procuram por atendimentos online. Essa é uma parte importante, visto que, para ele, é a experiência que faz a diferença na decisão de compra.

Consequentemente, como seria possível um setor imobiliário se adaptar a tantas mudanças, em um curto período, para continuar vendendo? Afinal, esse mercado é movido por visitações e experiências presenciais. 

Em um período recente, a taxa SELIC chegou à baixa histórica de 2%. Esse é um medidor que acompanha os financiamentos diários apurados pelo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Logo, quando a taxa cai, os juros para empréstimos de dinheiro também tendem a baixar. 

Assim, a procura por compra de imóveis aumentou. Não só por conta da queda do SELIC, mas também porque o trabalhador entendeu que precisa de um lugar mais confortável para o home office.

Experiência no mundo digital

A experiência do cliente pode ser uma ótima solução para resolver esses desafios e aproveitar as novas oportunidades. Como já foi citado, o consumidor 4.0 tem esta prática como um importante critério no seu momento de decisão. Logo, é necessário personalizar e humanizar cada atendimento digital.

Foque em tornar o contato com o cliente o mais leve e diferenciado possível. Assim, além de resolver o problema de forma assertiva e sem rodeios, ele irá se sentir como parte importante do seu negócio.

Saia da zona de conforto e do atendimento robotizado. Pense em ferramentas que auxiliam neste momento e seja criativo. Lembre-se que o cliente está entrando em contato para solucionar alguma dúvida. Dificultar esse contato só vai afastá-lo do seu negócio. 

8 dicas práticas para melhorar o atendimento digital

  1. Atendimento personalizado. Sua empresa já tem os dados do cliente em sua base, como informações pessoais, preferências, histórico de navegação e de compras. Use isso para criar uma comunicação mais alinhada com os gostos e desejos do cliente.
  2. Faça perguntas. As empresas se preocupam muito em falar, mas gastam pouco tempo ouvindo os clientes. Confirme o que você acha que conhece sobre ele. Entenda quais são suas expectativas e como sua empresa pode atendê-las.  
  3. Seja autêntico e humano. O atendimento pode ser 100% digital e via internet, mas isso não significa que precisa ser frio. Quebre o gelo inicial com frases de boas-vindas. Crie uma conexão positiva com frases de “ok, eu entendi” ou “ótimo, já estou olhando isso para você”.
  4. Ouça as reclamações. Parte do atendimento da sua empresa deve ser voltada para o atendimento a clientes insatisfeitos. Com as redes sociais, vídeos e Reclame Aqui, a insatisfação pode chegar a um grande público e ficar gravada por longo tempo na internet. Além disso, na internet as reclamações andam muito rápido. Conter a insatisfação, além de ser a coisa certa a ser feita, evita um prejuízo à sua imagem. 
  5. Automatize. Um dos benefícios da digitalização é a escalabilidade no atendimento. Você pode atender a milhares de clientes ao mesmo tempo sem gastar muita energia. Mande mensagens automaticamente por email ou WhatsApp, por exemplo, para confirmar uma compra ou entrega. 
  6. Atenção à jornada completa. O atendimento digital pode concentrar a jornada inteira de compras de um cliente. Mas, às vezes, ele é apenas um dos touchpoints de um ciclo de vendas mais extenso. Entenda bem o papel do atendimento para aquele cliente. Às vezes é preciso fechar a venda ali, e  às vezes o objetivo é apenas tirar alguma dúvida ou eliminar uma objeção.  
  7. Tom de voz e comunicação. O atendimento digital pode mesclar vários sistemas (email, WhatsApp, SMS) e conversas com consultores. O ideal é que todos “falem a mesma língua”. Em outras palavras, deve existir uma unidade entre as mensagens. Se sua empresa é mais informal no atendimento, por exemplo, procure usar essa informalidade nas mensagens automáticas.
  8. Monitore e registre. Sua empresa provavelmente tem CRM (sistema centralizado de gestão dos atendimentos). Busque uma forma de registrar as interações digitais de cada cliente. Isso dará informações úteis para a análise gerencial e também para os consultores que acompanharem as próximas fases do atendimento.   

Conheça Showroom, uma ferramenta para atendimento digital 

Showroom - atendimento digital

Showroom é uma ferramenta online que ajuda na missão de customizar o atendimento digital. 

A plataforma disponibiliza salas de vendas virtuais por videoconferência. Contudo, ele difere das que já estão no mercado, pois foi idealizando para contribuir com vendas onlines e mais complexas. 

Com ele, é possível personalizar o conteúdo e solucionar possíveis dúvidas conforme o perfil de cada cliente. A venda fica mais dinâmica e completa, tornando a experiência do consumidor mais marcante e memorável.

Com essa ferramenta, o cliente poderá visualizar imóveis de acordo com navegação simultânea com o vendedor e com quem estiver na sala. Desta forma, o setor imobiliário inova. 

Além disso, com o Showroom a experiência de conhecer as características dos apartamentos e casas através da internet está garantida. Essa que é um importante passo na jornada de compra digital do setor imobiliário.

Outra função desta, que é uma ferramenta completa, é o ambiente online que fica salvo. Essa funcionalidade traz a possibilidade de o cliente poder visitar a sala sempre que quiser, seja com um parente ou não. Além de conseguir ter uma oportunidade melhor de acessar o catálogo do seu negócio e um contato mais humanizado com o vendedor.

Aposte no atendimento digital no setor imobiliário

Como você já deve ter percebido, inovar no atendimento digital é um diferencial para o setor imobiliário que funciona. 

Apresentamos neste artigo o cenário do atendimento online no país e a importância de garantir uma boa experiência de compra. Ainda, apresentamos Showroom, uma solução eficiente e completa para apresentar seus empreendimentos através da internet, sendo possível personalizar o atendimento para cativar, cada vez mais, o consumidor 4.0. 

Você pode simplificar vendas mais complexas e auxiliar o cliente na tomada de decisão. E se você quer garantir uma experiência com mais interatividade, personalização, humanização, clique aqui para conhecer mais sobre Showroom.

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