Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Storyselling: como contar histórias que convertem em vendas?

O storyselling é uma técnica que pode ajudar você a realizar mais vendas e fechar mais negócios. Entenda o que ela é e saiba como colocá-la em prática!
Storyselling: como contar histórias que convertem em vendas?

Durante muito tempo, grande parte dos vendedores se preocupava somente em apresentar as características e vantagens das soluções que ofereciam aos clientes. Contudo, a jornada de compra dos consumidores mudou, exigindo adequação pelas empresas.

O trabalho de convencer e envolver potenciais clientes se tornou mais complexo, envolvendo diferentes abordagens e estratégias. Uma delas é o storyselling — você já ouviu falar sobre esse conceito? 

Para saber mais sobre o tema, vale continuar a leitura. Com este post, você compreenderá o que é storyselling, quais os seus benefícios e como aplicá-lo nas próximas vendas. Confira.

O que é storyselling? 

Storyselling é uma técnica de venda cujo objetivo é conectar um potencial cliente com uma marca, de modo a estimulá-lo a fazer uma compra. Para isso, recorre-se à prática de contar histórias que vendem, estimulam e encantam o público-alvo.

Graças a essa estratégia, os produtos se tornam mais relevantes para os potenciais clientes. Afinal, os itens deixam de ter apenas um preço e passam a ter valor agregado.

Na prática, ao utilizar o storyselling, você consegue se aproximar do público de forma mais eficiente, deixando-o mais propenso a ser convertido. Consequentemente, a estratégia pode ajudar empresas de diversos segmentos a aumentar o número de vendas e de negócios realizados.

Isso acontece porque as pessoas são atraídas por histórias interessantes e memoráveis. Logo, a técnica pode ser utilizada em diversos segmentos, como o mercado imobiliário, e trazer ótimos retornos para a organização. 

Com uma boa história, é possível captar a atenção de um potencial comprador e apresentar espontaneamente os benefícios do que você vende.

Qual é a diferença entre storyselling e storytelling?

Ao falar sobre storyselling, é comum as pessoas confundirem o termo com o storytelling. Embora a grafia seja muito semelhante, trata-se de conceitos e estratégias distintas.

O storytelling é uma técnica que usa narrativas para transmitir valores e emoções, objetivando criar um vínculo emocional entre a marca e o público. É uma forma de transmitir uma mensagem de maneira cativante e memorável.

Já o storyselling é uma técnica de venda que se utiliza do storytelling para persuadir o consumidor a adquirir um produto ou serviço. 

Ele utiliza histórias para apresentar o produto ou serviço como solução para um problema ou necessidade do cliente. Desse modo, o storyselling cria uma conexão emocional e gera um interesse pela solução específica, com foco em converter a venda. 

Aspecto Storytelling Storyselling
Definição A arte de contar histórias com o objetivo de entreter e transmitir valores. A arte de contar histórias com o objetivo de persuadir e concretizar uma venda ou ação.
Foco Emoção e conexão humana. Conversão e resultados mensuráveis.
Método Narrativa envolvente sem apelo direto à ação. Narrativa estratégica que leva a uma chamada para ação.
Objetivo Engajar o público, construir relacionamentos de longo prazo. Impulsionar vendas ou ações específicas, resultados a curto prazo.
Elementos-chave Personagens, enredo, conflito, resolução. Proposta de valor, benefícios, diferenciais, urgência.

Quais são os benefícios do storyselling?

Após entender o que é storyselling e qual a diferença para o storytelling, vale a pena compreender com mais detalhes quais são os benefícios dessa primeira estratégia. 

Diferentemente de outros meios comuns de conversão e vendas, o storyselling busca uma ligação mais personalizada com o lead. Por esse motivo, ele tende a ser tão efetivo. Logo, trata-se de uma estratégia que costuma proporcionar uma série de benefícios. 

Os principais são:

  • humaniza a marca;
  • ajuda a empresa a se destacar da concorrência;
  • aumenta a confiança dos consumidores;
  • permite diversificar as abordagens de vendas;
  • potencializa a conversão de leads;
  • gera melhores resultados.

Como contar histórias que convertem em vendas?

Conforme você acompanhou, existem diversos benefícios ao utilizar o storyselling em abordagens de vendas. Agora, como aplicá-lo de forma efetiva?

Se você quer aprender como contar histórias que ajudem o seu negócio a vender mais, acompanhe os tópicos a seguir.

Conheça seu público-alvo e a sua persona

O primeiro aspecto que você observar para contar histórias que gerem vendas é conhecer, com profundidade, o seu público-alvo e a sua persona.

A partir desse conhecimento, é possível criar narrativas que reflitam as necessidades e desejos da sua audiência, ao mesmo tempo que cativa a atenção dela desde o início.

Por exemplo, no mercado imobiliário, uma construtora deve conhecer a fundo o que o seu público quer e espera de seus empreendimentos. Alguns exemplos são: qualidade, durabilidade, segurança, inovação, cumprimento de prazos etc.

Pense nos personagens e na trama da história

Outros dois aspectos essenciais que você deve considerar para contar histórias que vendem referem-se à escolha dos personagens e da trama. Os personagens da sua história devem ser identificáveis pelo público e ter características que geram empatia. 

Já o vilão não deve ser uma personagem: aqui, ele é representado pelo problema específico que a sua solução pode resolver. Além disso, a trama deve ser simples e ter uma linha clara de progressão, mostrando como o produto ou serviço pode ajudar o cliente ou atender a uma necessidade.

O contexto precisa ser muito bem pensado para criar uma história com uma situação na qual a persona se veja refletida. Também pode ser interessante trabalhar algum tipo de conflito ou circunstância que precise ser solucionada — no caso, com a solução da empresa sendo um caminho. 

Invista em elementos emocionais

As emoções são poderosas ferramentas de persuasão, então histórias que tocam o coração das pessoas têm mais probabilidade de gerar vendas. Portanto, vale a pena pensar e investir nos elementos certos para criar uma conexão emocional com o público a partir da narrativa apresentada.

Utilize a linguagem e o canal adequado

Além dos pontos acima, é essencial que a história seja contada de maneira apropriada para o canal de vendas utilizado. Se for uma videoconferência, por exemplo, é necessário que a história seja visualmente atraente e tenha um ritmo adequado. 

Já em uma apresentação de vendas, a narrativa deve estar em sintonia com a mensagem principal que se deseja passar. Também é preciso pensar se o canal escolhido é interessante para o público. Caso contrário, a história não terá os efeitos desejados na venda, já que não prenderá a atenção do cliente. 

Capriche no encerramento

Por fim, ao trabalhar a técnica de storyselling, é importante que a sua história tenha um desfecho. Para tanto, o grande responsável pelo fechamento da história e solução do problema deve ser o que a sua empresa tem a oferecer.

Conclusão

Agora você sabe o que é o storyselling e como ele pode ajudar a persuadir clientes em potencial a comprar produtos ou serviços. Lembre-se de utilizar narrativas que conectam o cliente emocionalmente com a solução da empresa. Assim, aumentam-se as chances de fechar negócio.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos e aprimorando as suas habilidades, confira como abordar um cliente.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.