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6 dicas para criar estandes criativos que encantam

Os estandes criativos trazem inúmeros benefícios, como novos consumidores e motivação do time, influenciando diretamente no aumento das vendas. Veja dicas para aplicar essa estratégia e se destacar da concorrência.
6 dicas para criar estandes criativos que encantam

Os estandes criativos são uma ótima opção para capturar a atenção do público e oferecer experiências cativantes. Logo, são uma das estratégias para você destacar sua empresa dos concorrentes e impulsionar as vendas.

Ao participar de feiras e eventos, vale a pena dedicar um tempo e refletir sobre novas abordagens, conhecer as tendências e estimular a criatividade do time. Porém, nem sempre os gestores sabem por onde começar.

Neste conteúdo, levantamos 6 dicas para trazer criatividade e inovação para seus estandes. Assim, você pode dar os primeiros passos para se destacar e vender mais

Por que investir em estandes criativos?

Um estande de vendas igual a todos os outros é como um pasto repleto de vacas marrons. No começo, andar por elas é interessante, mas com o tempo o caminho se torna repetitivo e entediante.

Como demonstrado por Seth Godin, em “A Vaca Roxa: Como transformar sua empresa e ganhar o jogo fazendo o inusitado”, as estratégias para o mundo de hoje devem contar com o elemento “notável” (remarkable).

O autor ilustra essa ideia como encontrar uma vaca roxa, em meio as diversas vacas marrons — ou seja, algo surpreendente, que despertaria nossas atenções.

Veja, a seguir, os motivos para transformar seu estande e se destacar dos demais.

Atenção dos consumidores

Nesse sentido, os estandes criativos são necessários, em primeiro lugar, para chamar a atenção do público-alvo. Trazemos mais pessoas ao topo do funil de vendas, que vão iniciar a jornada do cliente e conhecer os empreendimentos.

Influência da marca

Outra vantagem é estimular sentimentos e emoções, pois, ao interagir positivamente com o público, temos mais chances de influenciar suas decisões de compra.

As pessoas compram não apenas por que foram convencidas pelos benefícios do empreendimento, mas pela relação construída com a empresa e experiência no ponto de vendas.

Rompimento de barreiras de comunicação

Os estandes criativos são uma forma alternativa de passar a mensagem para o cliente, que pode ser bem útil quando lidamos com vendas complexas.

Um bom exemplo é o tour virtual 360.º: quantas informações são entendidas de forma rápida pelo visitante ao estar no imóvel, ainda que virtualmente?

Motivação da equipe de vendas

Por fim, os colaboradores tendem a estar motivados por realizar algo novo. Muitas vezes, as atividades em uma feira, evento ou shopping são repetitivas e cansativas para os funcionários.

Assim, valorizar abordagens e ideias diferenciadas é um bom caminho para estimular as equipes, quebrando um pouco a rotina.

Como trazer mais criatividade para o estande de vendas?

A criatividade pode vir de novas práticas, inovação tecnológica e soluções de design. Confira, a seguir, 6 dicas para criar estandes criativos que vão encantar seu público.

1. Use e abuse de formas orgânicas 

As formas orgânicas destacadas em um estande podem dar a sensação de harmonia, suavidade e aconchego, além de criar uma identidade visual que garanta estilo e personalidade. Nesse sentido, ao colocar os itens e outros recursos em formas arredondadas e, até mesmo, ousar em formas abstratas, torna a atenção do público mais direcionada ao seu estande de vendas.

Reprodução: Interiorzine

2. Aposte em efeitos de iluminação

A iluminação pode ser usada com o objetivo de:

  • alternar cores para chamar atenção;
  • trazer o contraste entre cores claras e escuras para destacar elementos;
  • aplicar diferentes cores conforme as sensações que elas transmitem — como tom azulado para transmitir tranquilidade ou laranja, que remete à noção de energia.
Reprodução: Projeto Atos — Ricardo Ferreira, via Behance

3. Crie efeitos especiais

As opções de efeitos especiais para os estandes criativos são interessantes, especialmente quando ligados à marca, como espelhos, luzes, telas digitais e outros recursos.

Um exemplo é dispor várias telas em sequência e usar recursos de computação gráfica para mover elementos ao longo da sequência de painéis, como:

  • ondas;
  • palavras;
  • formas geométricas;
  • mascotes da empresa.
Reprodução: Fine Design Associates

4. Estimule a interação do público

Os estandes criativos vão envolver mais as pessoas a trabalharem o marketing interativo. Nele, o consumidor é convidado a realizar ações e reagir utilizando diferentes sentidos, como:

  • ouvir a música ambiente;
  • experimentar algo saboroso;
  • responder uma pergunta inusitada;
  • movimentar objetos e imagens em uma tela;
  • ter contato com aromas relacionados a praia ou campo.

5. Conheça seus limites e busque formas de ultrapassá-los

Em feiras e eventos, há uma série de regras que devem ser seguidas. Alguns exemplos são as dimensões da sua área de exposição e limites sobre a interação com o público. Leia o manual do expositor para não errar.

Quanto maior a área do seu estande, mais espaço há para ser criativo. Em estandes menores, o essencial é aproveitar bem a visibilidade. Talvez não exista uma altura máxima, por exemplo, e você pode criar um estande bem alto, que permita que seja visto à distância. 

Outro limite para ficar atento é seu orçamento. Não adianta gastar energia se o seu budget for mínimo. Sua criatividade deve ser direcionada a impressionar com o mínimo de investimento. Aproveitar seus produtos como parte da decoração do estande pode ajudar.

6. Use seu produto ou serviço como ponto central do estande

Seu estande deve ser mais que um simples espaço de reunião. Ele deve destacar com clareza qual é a proposta de valor da sua empresa. Para isso, valorize a apresentação de seus produtos. Não basta apenas exibi-los, busque formas criativas de expô-lo, destacando cada aspecto relacionado à produção, como: 

  • em tecelagens ou empresas de moda, use tecidos e acabamentos de forma criativa para delimitar espaços ou cobrir o mobiliário;

  • para a indústria automotiva, é muito comum que se usem os veículos como peça central e de destaque no estande. Se quiser ir além, use materiais reciclados da produção como base dos estandes;

  • na indústria da beleza, aproveite as cores, aromas e ingredientes de seus produtos. Uma linha com componentes da flora amazônica pode utilizar plantas no estande;

  • empresas do setor de alimentação não precisam se limitar aos componentes. Para uma indústria de farinhas, por exemplo, mostre o antes (ou seja, milho e trigo in natura) e o depois (bolos e pães feitos com as farinhas).

Essas estratégias ajudam ainda em um ponto extra. Ao usar seus próprios insumos e produtos, sua empresa investirá menos dinheiro na produção do estande.

Como a tecnologia pode ajudar?

A inovação tecnológica pode contribuir bastante para a criatividade do seu estande de vendas. Além de trazer elementos multimídias, as soluções podem ser flexíveis, permitindo criar diferentes efeitos e interações.

Showcase, solução da Aqua, pode ser aplicado em telas interativas e totens touchscreen para atrair a atenção do seu público. Nessa plataforma, há diversos instrumentos para exibição e interação com o conteúdo criado, como:

  • banner digital;
  • tour virtual 360º;
  • painéis de sinalização;
  • exibição de conteúdo multimídia;
  • catálogo virtual dos empreendimentos.

A tecnologia traz ferramentas que se adaptam ao conteúdo produzido pela empresa. Com isso, há mais praticidade para apostar em estandes criativos e encantar o público.

Conclusão

Estandes criativos atraem novas pessoas interessadas na solução de um negócio e eleva a motivação das equipes. Utilizar a criatividade na etapa de desenvolvimento da exposição proporciona experiências marcantes para o público, fazendo com que a empresa se destaque da concorrência e aumente o número de vendas. 

Para levar a inovação ao seu estande e ter uma abordagem criativa junto aos clientes, acesse o site e conheça as soluções da Aqua.

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