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O que é marketing interativo? Conheça o poder dessa estratégia

O marketing interativo convida o consumidor a dialogar com a empresa, criando experiências únicas para conquistar e fidelizar clientes. Leia este artigo e descubra tudo sobre essa estratégia.
O que é marketing interativo? Conheça o poder dessa estratégia

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, a experiência é apontada como um fator importante para a decisão de compra para 89% dos brasileiros. E o  marketing interativo faz parte do repertório para sobreviver na era da inovação.

Cada vez mais, o consumidor busca atendimentos individualizados e humanizados. Logo, a massificação cede espaço para a sensorialidade e inovação na comunicação com o público. Assim, é importante conhecer as estratégias compatíveis com esse novo cenário.

Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre marketing interativo.

O que é marketing interativo?

O marketing interativo é uma técnica que, em vez de receber conteúdos passivamente, a pessoa dialoga com a marca, seus produtos e serviços durante o processo de comunicação. Para isso, podemos explorar diferentes sentidos humanos, que levarão a pessoa a agir, reagir e interagir com a empresa.

Não é, portanto, uma abordagem restrita aos canais digitais. O ponto de experiência físico (PDE) tem margem para promover situações positivas e aplicar sensorialidade.

Nesse cenário, os PDE físico e online se complementam. Enquanto o digital oferece a conveniência de ter informações acessíveis e abre a possibilidade de vendas à distância, o estabelecimento físico promove a proximidade com pessoas e facilita a criação de experiências únicas, sendo fundamental criar um ponto de venda inovador.

Quais são as vantagens de aplicar essa técnica?

O marketing de interação constrói relações de longo prazo, pertencimento e satisfação dos clientes, criando envolvimento com a marca. Mas não é só isso! Abaixo, conheça as principais vantagens dessa estratégia.

Redução da objeção de compra

Boas ações e conteúdos interativos têm mais chances de despertar a atenção do público. Além disso, facilitam a assimilação, memorização e educação do consumidor. Por isso, o marketing interativo é uma excelente técnica para veicular conteúdos e reduzir as objeções de compra sobre produtos e serviços.

Potencialização da captação de leads

A interatividade no ponto de venda facilita a atração e nutrição de potenciais clientes, melhorando processos de captação e qualificação de leads. Quizzes, infográficos interativos, minijogos, experiências no PDV e diversos outros meios podem ser usados para atingir esse objetivo.

Fidelização do consumidor

O marketing interativo contribui para inovação nas abordagens, bem como para não cansar os clientes. Assim, aqueles que já compraram em um primeiro momento podem ter o interesse renovado e desenvolver lealdade pela empresa.

Aumento do Share of Mind

As emoções e sentimentos gerados na experiência de interação constroem memórias de longo prazo. Além disso, é comum as pessoas compartilharem boas histórias com amigos, colegas e familiares, revivendo momentos.

Por isso, a interatividade aumenta as chances de manter a marca na mente dos consumidores.

Atenção e entretenimento

Por meio do marketing interativo, minimizamos os efeitos da chuva de anúncios e informações que as pessoas recebem todos os dias. É uma forma de entreter e chamar a atenção em um mundo de distrações.

Canal direto de diálogo com o público

A interação com o público também é uma forma de registrar reações e entender as pessoas. Assim, com o feedback, temos mais conhecimento sobre os consumidores para entregar soluções que atendam seus desejos e necessidades.

Como implementar o marketing interativo na sua empresa?

O marketing interativo não está ligado necessariamente a grandes verbas. É possível exercitar a criatividade e inovação, bem como buscar soluções que atendam as particularidades da empresa em seu estágio atual. A seguir, descubra os principais passos dessa estratégia!

Tenha um planejamento estratégico

O ponto de partida é ter um plano estratégico para orientar as ações. Esse cuidado é importante porque, a partir dos objetivos e estratégias, avaliamos se as opções disponíveis fazem sentido para a empresa.

Conheça o público

Conhecer o público é outra medida indispensável, pois desejamos experiências únicas e conexão com as necessidades do público. Colete dados, realize pesquisas e procure mapear as características gerais dos consumidores. Além disso, aposte em descrições humanizadas, criando personas que representam seus clientes ideais.

Analise o produto

Faça também uma avaliação minuciosa do produto, verificando quais são os pontos de contato com o cliente. É importante ter diferentes opiniões e perspectivas nesse processo, inclusive, escutar os próprios destinatários das soluções.

Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia é o apoio do marketing interativo. Na frente de conhecimento sobre o comportamento do público, ela oferece opções para coleta e análise de dados. Já nas ações em si, traz soluções para criar experiências tanto no digital como no PDV.

Heatmap, páginas mais acessadas em catálogos interativos, qualificação de leads, mapa de interesse são algumas das soluções que podem ser adotadas pelas empresas.

Imagine, por exemplo, a experiência de buscar um imóvel para alugar ou comprar. Por meio de catálogos interativos, o interessado poderia usar a tela touch para passar as fotos da residência, fazer uma visita virtual, visualizar vídeos da propriedade etc. Assim, o potencial cliente teria uma experiência próxima à visitação já no ponto de vendas.

No varejo, essa tecnologia pode ser aplicada para trazer mais integração entre o e-commerce e o estabelecimento. É possível, por exemplo, permitir que o cliente interaja de diferentes formas com o catálogo virtual, que naturalmente tende a ser mais amplo que o da loja física.

Em síntese, as aplicações do marketing interativo são as mais diversas. Ao utilizá-las corretamente, valorizamos o ponto de vendas físico e digital, criando boas experiências com o uso de tecnologia no atendimento ao cliente.

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