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Tour virtual 360°: 6 motivos para construtoras e incorporadoras investirem

Com o tour virtual 360°, transmitimos a sensação de estar dentro do imóvel, que é decisivo para melhorar a conversão dos clientes. Saiba mais no artigo.
Tour virtual 360°: 6 motivos para construtoras e incorporadoras investirem

O tour virtual 360° é uma inovação para alavancar as vendas imobiliárias. Em vendas complexas, como é o caso desses empreendimentos, precisamos ajudar o comprador a reduzir suas objeções e entender o negócio. Nesses casos, maquetes e fotos não são suficientes.

Com a tecnologia, o cliente pode ter a sensação de estar presente e visitar o empreendimento a partir de qualquer lugar. Isso porque são capturadas imagens de todos os ângulos possíveis, organizadas digitalmente para formar o cenário do ponto de vista do visitante.

Em síntese, o tour virtual 360° é a ferramenta que simula, digitalmente, a visão e experiência de quem está presente em um local físico.

O que é um tour virtual?

Um tour virtual, no contexto do mercado imobiliário, é uma ferramenta tecnológica que possibilita aos potenciais compradores ou locatários explorar propriedades à distância, através de uma experiência imersiva. Diferentemente das fotos estáticas ou vídeos, o tour virtual permite ao usuário "caminhar" pelos cômodos de um imóvel, obtendo uma visão 360 graus de cada espaço, como se estivesse fisicamente presente.

Esta inovação tem revolucionado o setor imobiliário, oferecendo uma série de benefícios tanto para vendedores quanto para compradores. Para os vendedores e corretores, significa uma oportunidade de mostrar o imóvel a um número maior de interessados, independentemente de sua localização geográfica, otimizando o tempo e reduzindo custos com deslocamentos. Para os potenciais compradores, é a chance de fazer uma visita prévia a diversas propriedades, filtrando aquelas que realmente atendem às suas necessidades e desejos, antes de realizar visitas físicas.

O tour virtual não apenas economiza tempo e recursos, mas também se adapta ao ritmo de vida moderno, onde a conveniência e a eficiência são altamente valorizadas. No competitivo mercado imobiliário, proporcionar essa experiência digital sofisticada pode ser o diferencial que destaca um imóvel ou uma imobiliária dos demais.

Qual a diferença entre tour virtual, realidade virtual e realidade aumentada?

Realidade Virtual (RV) é uma experiência totalmente imersiva em um ambiente digital. Usando dispositivos específicos, como headsets, a RV transporta o usuário para um mundo inteiramente virtual, isolando-o do ambiente real. É frequentemente usada em jogos, treinamentos e simulações.

Realidade Aumentada (RA), por outro lado, superpõe elementos digitais ao mundo real. Em vez de substituir a realidade, ela a complementa. Através de dispositivos como smartphones ou óculos especiais, os usuários podem ver e interagir com informações digitais posicionadas sobre o ambiente físico. Um exemplo popular é o jogo Pokémon GO, onde criaturas digitais aparecem no mundo real através da tela do telefone.

Enquanto o tour virtual oferece uma visão 360 graus de um ambiente específico, permitindo uma exploração à distância, a RV e a RA proporcionam diferentes níveis de imersão e interação com mundos digitais, seja substituindo ou complementando nossa percepção da realidade.

Realidade Aumentada (RA) Realidade Virtual (RV) Tour 360
Definição Superposição de elementos digitais ao mundo real através de um dispositivo, como um smartphone ou óculos especiais. Uma experiência imersiva em um ambiente completamente digital, geralmente usando um headset. Uma visão panorâmica e imersiva de um ambiente real, permitindo ao usuário olhar em todas as direções a partir de um ponto fixo.
Interação com o mundo real Interage e complementa. Isolado do mundo real. Baseado no mundo real, mas sem interação dinâmica.
Equipamento necessário Smartphone, tablet ou óculos de RA. Headset de RV, como Oculus Rift ou HTC Vive. Dispositivos com suporte a visualização 360, como smartphones, tablets ou óculos de RV.
Uso comum Games, design, treinamento, marketing. Simulação, treinamento, games, cinema. Publicidade imobiliária, turismo, treinamento.
Interação do usuário Interage com objetos digitais e reais simultaneamente. Interage apenas com o ambiente virtual. Observa o ambiente, mas sem interação com objetos.

1. Saia do óbvio com o tour virtual 360°

A concorrência por atenção nunca esteve tão acirrada. Quando o cliente navega pela internet, assiste vídeos, acessa as redes sociais ou, até mesmo, caminha por um centro urbano, há inúmeras ofertas e um bombardeio de anúncios e propagandas.

Fugir do óbvio é uma das maneiras de capturar e manter a atenção das pessoas durante o ciclo de vendas. Imagine que, com diversos concorrentes no mesmo segmento de mercado, fazer com que o cliente chegue ao ponto de venda físico ou acesse um canal digital já demanda muito trabalho. Por isso, quando ele chega lá, precisamos encantá-lo com uma experiência positiva.

O tour virtual 360°, nesse exemplo, poderia estar disponível em um totem físico, com uma tela sensível ao toque e sistema de navegação amigável. Logo, o cliente poderia conhecer cada detalhe, visitar vários imóveis e tirar as dúvidas com os vendedores no local.

Além disso, ao voltar para casa, o atendimento digital pode trazer opções para visitação quantas vezes ele quiser, sem qualquer burocracia.

Os exemplos mostram que a empresa consegue ir além do óbvio, inserindo a experiência como parte da estratégia de vendas em diferentes canais, o que não seria possível se fossem apresentadas apenas fotografias ou maquetes.

2. Deixa a proposta mais palpável

Uma foto ou maquete são sempre limitadas, cobrindo apenas um pedaço do que é o empreendimento. Já o tour virtual 360° é a representação mais fiel possível da sensação de estar no imóvel, alcançando tudo aquilo que é visível para um visitante. Assim, o interessado terá mais clareza sobre os detalhes da propriedade.

Também é um fator que influencia a confiança. Ao apresentar todos os ângulos possíveis e permitir que o cliente analise da forma que achar necessário, fornecemos informações mais completas e detalhadas sobre o empreendimento, deixando-o seguro sobre as condições e características do imóvel.

Uma observação importante é a complementaridade do tour virtual 360° com outras informações, como fotos, vídeos, descritivos, mapas de localização, maquetes e plantas. Dentro de um catálogo virtual, podemos colocar tudo que o consumidor necessita para ter as dúvidas respondidas prontamente e remover objeções de compra.

Consequentemente, ele estará educado sobre as características do produto e tem mais chances de fazer uma visita para fechar a compra.

3. Colocar o cliente “dentro” do empreendimento para a decisão de compra

Ao navegar pelo tour virtual 360°, o cliente consegue se conectar com as dores e desejos que vão influenciar a compra, diferente de olhar fotos e maquetes. Isso ocorre por ele estar “dentro” do empreendimento.

Imagine que, ao caminhar pelo imóvel virtualmente, a mente do visitante não para. Ao chegar em uma sala, ele pode imaginar que está descansando após um longo dia de trabalho. A área externa pode trazer a imagem de uma recepção com amigos e familiares. E um dos quartos pode ser perfeito para o filho que está por vir.

A decisão de compra é influenciada pelos confortos, vontades e desejos que a pessoa quer realizar, bem como desconfortos e dissabores a serem evitados. E esse contato com as motivações é facilitado quando se tem a experiência próxima de estar no imóvel. Em muitos casos, será o ponto que faltava para encaminhar a venda.

Esse exemplo, desenvolvido pela empresa Banib, é um exemplo desse benefício. O tour virtual pode ser compartilhado no portal imobiliário, no site da empresa ou enviado por email.

4. Reduzir custos e ciclo de vendas

O tour virtual 360° ajuda a reduzir dois tipos de custos: operacionais e de aquisição de clientes. É uma ferramenta de inovação com impacto nos resultados financeiros do negócio, não só pela geração de dinheiro, como pelo corte de gastos.

Em relação aos custos operacionais, as visitações virtuais são escaláveis. Isto é, temos a capacidade de facilmente duplicar o serviço sem ver os custos alavancarem. O cliente, por exemplo, pode ver dez, vinte imóveis em um dia, sem que isso gere despesas variáveis para os vendedores, o que não aconteceria com visitas presenciais.

Aliás, o ciclo de vendas e a jornada do cliente se tornam mais enxutos. O tour virtual 360° reduz e qualifica as visitas presenciais, pois o cliente já tem um conhecimento prévio sobre os imóveis disponíveis e será mais certeiro em relação à escolha de outros serviços para formar sua convicção sobre a compra.

Já o custo de aquisição de clientes (CAC) é reduzido por diversos fatores, como o próprio enxugamento do ciclo de venda, a educação do cliente sobre o serviço e demais elementos que afetam a conversão. Assim, o valor “x” que a empresa gasta em anúncios em mídias tradicionais, impulsionamento, eventos, feiras e outras formas de apresentar o imóvel é capaz de converter mais pessoas alcançadas em clientes efetivos.

Nesse sentido, como o custo de aquisição é um cálculo que leva em conta essas duas variáveis (investimento/total de clientes convertidos), temos uma melhoria importante no indicador de vendas, que tem impacto direto na lucratividade.

5. Oferecer praticidade para o cliente

O atendimento ao cliente também ganha praticidade. Podemos disponibilizar o tour virtual 360° 24h por dia pela internet. Além disso, existe a vantagem de visitar vários imóveis de uma só vez e sem agendamento prévio.

Nos pontos de venda físicos, o cliente pode consultar as informações e conhecer cada um dos imóveis sem pressa e tirar dúvidas sobre vários imóveis com os vendedores — ou seja, tem uma experiência que integra a tecnologia com o atendimento humanizado.

As informações via catálogo virtual podem, ainda, ser utilizadas em videoconferências, com o objetivo de todos estarem na mesma página sobre o empreendimento. É uma ferramenta que traz facilitadores para que o cliente consiga as informações necessárias para tirar dúvidas, conhecer a propriedade e remover objeções de compra.

6. Construir diferenciais perante o mercado

Por fim, o tour virtual 360° é parte da construção de diferenciais perante o mercado. Com outras inovações tecnológicas, é possível proporcionar novas experiências para a jornada do cliente e afetar principalmente a conversão em vendas.

Nesse cenário, é fundamental contar com empresas parceiras que respirem inovação e praticidade. São elas que vão transformar os conceitos ligados à tecnologia em soluções de produto, serviço e atendimento concretas.

Conclusão

Aqui, na Aqua, ajudamos a transformar a experiência do seu cliente tanto no ambiente presencial quanto online com Showcase e Showroom para imóveis. Em ambos, o conteúdo (fotos, vídeos, maquetes, plantas, tour virtual 360°) é disponibilizado em catálogos digitais, os quais o cliente pode interagir com o material.

Showcase é uma solução para os pontos de vendas físicos. Nele, o cliente utiliza telas em touchscreen para interagir com o conteúdo pelo toque, som e imagem. Lá, estará centralizada toda a informação necessária para responder às objeções de compra e impactar sensorialmente o visitante.

Showroom é uma sala virtual completa e interativa, em que o cliente pode visitar sozinho ou em contato com um vendedor por videoconferência. Ela transporta a experiência para qualquer lugar, permitindo que o cliente navegue pelas informações via celular, tablet e computador.

Você pode apostar na complementaridade, com opções de atendimento presencial e à distância, bem como usar diferentes conteúdos para impactar o cliente.

Nesse contexto, o tour virtual 360° é uma tecnologia que já pode ser aplicada na sua empresa, de forma simples e em diferentes canais, como parte da estratégia. Logo, é um ótimo caminho para aumentar as vendas.

Agora que você já entende os motivos para investir nessa inovação, confira como funciona Showcase Imóveis e aumente sua taxa de conversão

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