Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

O que é martech? Conheça a evolução do marketing no mercado

Incorporar a tecnologia à estratégia de marketing do seu negócio pode impulsionar os resultados da empresa. Saiba o que é uma martech.
O que é martech? Conheça a evolução do marketing no mercado

A incorporação da tecnologia nos negócios não acontece apenas na questão burocrática, como na gestão financeira. Também é possível aproveitar os avanços a favor da comunicação com o público e da conversão em clientes. Nesse sentido, é interessante saber o que é martech.

Afinal, esse tipo de solução pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado e a conseguir mais resultados. Por isso, vale a pena entender como os recursos se caracterizam e quais vantagens eles podem oferecer para o seu negócio.

A seguir, descubra o que é uma martech e veja como o conceito evoluiu ao longo dos anos.

O que é martech? 

A expressão “martech” se origina da união entre dois outros termos: “marketing” e “technology” (ou tecnologia, em português). Portanto, a palavra faz referência às tecnologias que são incorporadas nas estratégias de marketing.

Entre as ferramentas contempladas nesse conceito, vale destacar os softwares, plataformas e até equipamentos que ajudem a deixar o marketing mais tecnológico.

Aspecto Descrição
Definição de Martech O termo "martech" refere-se a qualquer tecnologia que habilite equipes de marketing a executar, gerenciar e analisar campanhas de marketing.
Componentes Chave Plataformas de automação de marketing, ferramentas de CRM, sistemas de dados e análise, tecnologias de publicidade digital.
Funções Automação de tarefas repetitivas, personalização em escala, mensuração de desempenho de campanhas, otimização de SEO e gestão de conteúdo.
Benefícios Maior eficiência operacional, melhor alinhamento entre marketing e vendas, insights aprofundados sobre o comportamento do consumidor, tomada de decisão baseada em dados.
Desafios Integração entre diferentes ferramentas e plataformas, treinamento e adaptação das equipes de marketing, segurança e privacidade de dados.
Tendências Uso crescente de inteligência artificial e aprendizado de máquina, foco em experiência do cliente omnichannel, aumento da privacidade e regulamentações de dados.
Exemplos de Ferramentas HubSpot, Salesforce, Adobe Marketing Cloud, Google Analytics, Marketo.

Como e quando começou essa revolução do marketing? 

Para entender a história das martechs no mercado, vale compreender que a tecnologia não envolve apenas os dispositivos eletrônicos. Por isso, é possível dizer que o marketing já utilizava essa ciência desde a invenção da imprensa ou do rádio, por exemplo.

Também se destacam o surgimento da televisão, dos computadores e da internet — tudo isso até meados dos anos 1990.

Porém, ao pensar em martechs da forma como são conhecidas as ferramentas hoje, a evolução dessas soluções começou a ocorrer na década de 2010. Em 2011, um infográfico criado por Scott Brinker mapeou cerca de 150 martechs pelo mundo.

No entanto, com o passar dos anos, o número se multiplicou rapidamente. Isso se deve a uma série de avanços, com destaque para a computação em nuvem. Essa novidade viabilizou o uso de uma série de ferramentas, como as plataformas web, em detrimento dos softwares tradicionais.

Além disso, a popularização das redes sociais e dos recursos online, como os sites, ajudou a fomentar o desenvolvimento dessas soluções.

Quais são as principais características de uma martech? 

Como você viu, toda martech precisa integrar a tecnologia ao segmento de marketing. Para que isso seja possível, as ferramentas e soluções desse tipo devem incorporar algumas características relevantes para o funcionamento das empresas.

A seguir, veja quais são as principais características de uma martech e entenda como cada elemento pode colaborar para os resultados:

1. Atuação sobre a jornada do consumidor

No geral, toda martech exerce algum tipo de influência sobre a jornada de compra do consumidor. Mesmo que a estratégia não tenha como único interesse converter clientes, é possível utilizar a tecnologia para mapear e explorar o comportamento do público no mercado.

Pense no segmento imobiliário. Uma martech, nesse caso, deve ser útil para a empresa gerar oportunidades e acelerar o ciclo de vendas, que tende a ser complexo. Logo, a ideia é usar a tecnologia para aumentar a eficiência do processo de atração e conversão de clientes.

2. Gerenciamento de informações

Também é comum que uma martech atue com o gerenciamento de informações. Se houver a captação ou a inclusão de dados dos clientes, por exemplo, a gestão desses elementos deve se tornar mais simples com a ajuda da ferramenta.

O gerenciamento também pode se relacionar ao conteúdo oferecido ao público, com o objetivo de construir e consolidar o relacionamento do cliente com a marca. É o caso de um catálogo digital interativo, já que será necessário ter bons conteúdos relacionados aos produtos ou serviços, de modo a apresentá-los para os clientes.

3. Automação de marketing

Outra característica de uma martech costuma envolver a automação de marketing. A ideia é utilizar a tecnologia para eliminar tarefas repetitivas ou para facilitar a implementação e o acompanhamento da estratégia da empresa.

Pense novamente no uso de um catálogo digital interativo. O ideal é que a empresa possa incluir facilmente os conteúdos necessários e adaptá-los conforme a situação, se necessário. Desse modo, não será preciso elaborar um catálogo toda vez que for utilizá-lo, o que ajudará o time de marketing e vendas.

No geral, o foco deve estar na automação do fluxo de trabalho ligado ao segmento de marketing. Desse modo, é possível facilitar a integração com o time de vendas, por exemplo.

4. Mensuração de resultados

Entre as características de uma martech, também está a questão referente à mensuração de resultados. A intenção é que a ferramenta seja útil para analisar os indicadores definidos pela empresa, permitindo identificar como está o alcance dos objetivos estabelecidos.

Ainda, é bastante comum que ferramentas desse tipo permitam definir métricas que ajudem a analisar o comportamento do público. Dessa maneira, é possível estabelecer as próximas ações ou prever ajustes na estratégia de marketing. 

Com essas características principais, uma martech é capaz de ajudar o marketing tanto nos estágios iniciais de implementação da estratégia até a conferência dos resultados e das oportunidades de melhoria. Assim, a empresa passa a ter um apoio relevante para alcançar o sucesso com a comunicação.

Exemplos de empresas Martech

Hubspot

https://www.hubspot.com

Hubspot é uma plataforma integrada de CRM que fornece soluções de automação de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Com recursos como geração de leads, landing pages, e-mails, formulários, chatbots, entre outros, a plataforma permite que as empresas alcancem seus clientes em diferentes etapas do funil de vendas. Além disso, oferece integrações com outras ferramentas para aumentar a eficiência dos processos de marketing e vendas.

Marketo

https://www.marketo.com

Marketo é uma plataforma de automação de marketing que ajuda as empresas a criar, gerenciar e entregar campanhas de marketing multicanal. Com recursos como geração de leads, scoring, segmentação de contatos, análise de dados e integração com CRM, a plataforma permite que as empresas personalizem a jornada do cliente e alcancem resultados melhores em suas campanhas de marketing.

Pardot

https://www.pardot.com

Pardot é uma plataforma de automação de marketing B2B que oferece recursos de geração de leads, gestão de conteúdo e análise de desempenho. Com integrações com CRM, a plataforma permite que as empresas personalizem a jornada do cliente e gerem mais oportunidades de vendas. Além disso, oferece recursos avançados de segmentação, análise e personalização, para que as empresas possam entregar mensagens relevantes e eficazes aos seus clientes.

Aqua

https://www.aqua.com.br

A Aqua também pode ser considerada como uma empresa martech. A empresa atua na jornada de compras e permite que empresas ofereçam uma melhor experiência de compras aos clientes. Para isso, a empresa tem plataformas de catálogos interativos. Esses catálogos são criados, gerenciador e monitorados via internet. Depois, são utilizados pelos corretores e pelos próprios clientes para conhecer melhor as opções disponíveis.

Mailchimp

https://mailchimp.com

Mailchimp é uma plataforma de envio de e-mails que oferece recursos de automação de marketing, análise e design de newsletters. Com integrações com diversas ferramentas, incluindo e-commerce, a plataforma permite que as empresas criem campanhas de e-mail personalizadas e eficazes, segmentem seus contatos e acompanhem o desempenho de suas campanhas. Além disso, oferece recursos de design de alta qualidade, para que as empresas possam criar newsletters atrativas e impactantes.

RD Station

https://www.rdstation.com/

O RD Station é uma ferramenta  de automação de marketing e vendas. Com ele, você tem tudo o que precisa para capturar leads, gerenciar seus contatos e automatizar seus fluxos de trabalho. Além disso, a plataforma possui recursos avançados de análise e segmentação, que permitem personalizar a jornada do cliente, maximizar as conversões e gerar mais oportunidades de vendas. E, se você precisar de ajuda para integrar suas ferramentas favoritas, o RD Station oferece integrações com e-commerce e mídias sociais.

Qual é a diferença entre marketing digital e martech? 

Além de entender as características dessas soluções, é importante saber que martech e marketing digital não são sinônimos, embora possam estar relacionados. Nesse sentido, a principal diferença é que as martechs tendem a ser soluções e ferramentas, enquanto o marketing digital é uma estratégia.

Na prática, o marketing digital engloba as iniciativas de marketing no ambiente online. Com isso, ele está relacionado ao uso estratégico da internet para captar e converter clientes ou atingir outros objetivos para o negócio.

Já as martechs se relacionam com a implementação de uma estratégia de marketing — que pode ser digital ou não. Existem tanto martechs voltadas para o ambiente digital, como soluções ligadas à divulgação de conteúdo ou à realização de anúncios pagos. 

Porém, também é possível encontrar martechs que não são ligadas ao ambiente digital. É o caso de uma solução de marketing voltada para lojas físicas, como um catálogo interativo. A ferramenta não está diretamente ligada ao ambiente digital do negócio (como o site), mas ainda funciona para a abordagem de marketing do negócio.

Logo, há como dizer que uma martech oferece possibilidades que podem incluir o marketing digital, mas que não se restringem a ele.

Conclusão

Agora você sabe o que é uma martech e como soluções desse tipo podem ajudar — desde a automação de marketing até a mensuração de resultados. Com esse conhecimento, é possível utilizar as ferramentas ligadas à tecnologia para aproveitar um potencial maior de resultados.

Quer incorporar a tecnologia à estratégia de marketing? Conheça as soluções da Aqua.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.