Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Saiba como aplicar o merchandising nas suas estratégias de vendas

O merchandising é uma estratégia de trade marketing que ajuda a aumentar as vendas e a rotatividade de produtos. Entenda como colocá-lo em prática.
Saiba como aplicar o merchandising nas suas estratégias de vendas

Você sabe o que é trade marketing? Essa é uma estratégia B2B voltada à divulgação estratégica de produtos nos canais de venda e centros de distribuição. Nesse cenário diferentes técnicas podem ser adotadas, uma delas é o merchandising.

O termo é bastante falado. Porém, você sabe o que é merchandising? Neste post, vamos apresentar esse conceito, as boas práticas e as principais técnicas. Saiba mais.

O que é merchandising?

O merchandising reúne uma série de práticas voltadas para a apresentação e a visualização de mercadorias no ponto de venda. Assim, o objetivo é aumentar o giro dos produtos ao torná-los atrativos aos consumidores.

Toda ação, técnica ou material promocional usado no ponto de vendas (PDV) e que traz mais visibilidade ao produto, serviço ou marca faz parte do que é merchandising. Por isso, é uma ferramenta fundamental de marketing para acelerar a rotatividade de negociações de uma empresa.

Qual é a função do merchandising?

A função do merchandising é multifacetada, abrangendo uma gama de técnicas para otimizar a visibilidade e a atração dos produtos. Embora seu papel central seja destacar os produtos no ponto de venda (PDV), o merchandising vai além, contribuindo para:

  • Aumento do Prestígio da Marca: Fortalece a imagem da marca no mercado, criando uma percepção positiva entre os consumidores.
  • Obtenção de Espaços Melhores no PDV: Garante locais estratégicos para a exposição dos produtos, ampliando sua visibilidade.
  • Melhoria na Exposição dos Produtos: Inova na apresentação dos produtos através de estandes criativos e displays atraentes, facilitando o destaque em meio à concorrência.
  • Redução de Custos para a Empresa: Através de um planejamento eficiente e estratégias bem definidas, minimiza despesas desnecessárias, otimizando a produção e a distribuição.

Esses elementos colaboram para atrair e envolver os clientes, despertando interesse pelos produtos ou serviços. Como resultado, há um aumento nas chances de conversão de vendas e sucesso nas negociações. Em suma, o merchandising é uma alavanca poderosa para impulsionar tanto a visibilidade quanto a rentabilidade no varejo.

Quais são os tipos de merchandising?

Apesar de ser um conceito único, o merchandising pode ser aplicado de diferentes maneiras. Veja quais são os tipos existentes.

Tipo Descrição Exemplos
Visual Chama a atenção do consumidor pela identidade visual da marca, incluindo logotipo, tipografia e cores. Displays de vitrine, sinalização interna
Editorial Exibição de produtos em filmes, programas de TV e séries de forma sutil e subliminar. Produtos colocados em cenas de filmes
Ponto de Venda Organização dos produtos na loja física com foco na identidade visual para atrair clientes e estimular compras. Layout da loja, posicionamento de produtos
Varejo ou Promoção Utiliza técnicas de persuasão, como brindes, promoções e cupons de desconto, para estimular a compra. Promoções sazonais, cupons
Digital Envolve ações sutis na internet, como uso de redes sociais, blogs e vídeos de influenciadores digitais. Postagens em redes sociais, blogs de marca
Sensorial Utiliza estímulos sensoriais como aromas, sons e texturas para criar uma experiência de compra envolvente. Música ambiente, aromatização de lojas
Cross-Merchandising Coloca produtos complementares próximos uns dos outros para incentivar compras adicionais. Agrupar acessórios de moda com vestuário
Experiencial Concentra-se em criar uma experiência memorável para o cliente, muitas vezes interativa e envolvente. Eventos na loja, demonstrações de produto
Mobile Aborda o cliente através de dispositivos móveis, usando aplicativos, mensagens de texto e realidade aumentada. Aplicativos de compras, promoções via SMS

Quais são as boas práticas de merchandising?

Para aprimorar as práticas de merchandising, é essencial aprofundar cada aspecto, incorporando exemplos concretos e detalhados.

1. Escute seu cliente:

  • Utilize pesquisas de satisfação e grupos focais para entender melhor as preferências e expectativas dos consumidores.
  • Por exemplo, uma loja de roupas pode descobrir, através de feedbacks, que seus clientes valorizam provadores espaçosos e bem iluminados, levando a uma remodelação do espaço físico.

2. Analise a concorrência (Benchmarking):

  • Realize visitas a lojas concorrentes e analise suas estratégias de layout, promoções e atendimento.
  • Uma cadeia de supermercados, por exemplo, pode notar que um concorrente tem sucesso com uma seção de produtos orgânicos bem posicionada e decidir implementar uma estratégia semelhante.

3. Tenha a ajuda de empresas especializadas:

  • Contrate consultores de merchandising para análises detalhadas e recomendações personalizadas.
  • Uma loja de eletrônicos, por exemplo, pode se beneficiar da experiência de uma empresa especializada para criar displays interativos que demonstram os produtos de forma mais atraente.

4. Colete e analise dados:

  • Use softwares de análise de dados para monitorar padrões de compra e comportamento do cliente.
  • Um exemplo seria uma livraria que utiliza dados de vendas para identificar os gêneros mais populares e, assim, ajustar seu estoque e promoções.

5. Treinamento de equipe:

  • Invista em treinamento regular para garantir que os funcionários estejam alinhados com as melhores práticas de merchandising e ofereçam um atendimento ao cliente excepcional.
  • Por exemplo, uma rede de cafeterias pode oferecer treinamentos sobre a disposição de produtos para maximizar as vendas impulsivas.

6. Inovação e tecnologia:

  • Explore tecnologias emergentes, como realidade aumentada ou sistemas de recomendação personalizada, para criar experiências de compra únicas.
  • Uma loja de mobiliário, por exemplo, pode usar a realidade aumentada para permitir que os clientes visualizem como os móveis ficariam em suas casas antes da compra.

7. Sustentabilidade e responsabilidade social:

  • Integre práticas sustentáveis e responsáveis em sua estratégia de merchandising para atrair consumidores conscientes.
  • Um exemplo seria uma marca de cosméticos que utiliza embalagens recicladas e promove isso como um diferencial de seus produtos.

Ao integrar essas práticas, as empresas podem não apenas aumentar suas vendas, mas também construir uma relação mais sólida e duradoura com seus clientes.

Quais são as principais técnicas de merchandising?

O merchandising, como ferramenta vital no varejo, abrange várias técnicas para otimizar a apresentação e promoção de produtos. Cada abordagem tem características e objetivos específicos.

1.  Visual Merchandising:

  • Essencial na apresentação dos produtos, esta técnica foca em maximizar a atratividade visual nas lojas. Inclui a disposição estratégica de produtos, iluminação eficaz e decoração temática.
  • Por exemplo, uma loja de cosméticos pode usar iluminação direcionada e espelhos para destacar determinados produtos, aumentando assim a probabilidade de compra.

Temos um artigo completo sobre visual merchandising.

O vídeo abaixo, do Podcast Tudo é Vitrine, ajuda a explicar esse conceito.

2. Campaign-based Merchandising:

  • Utiliza segmentação de usuários e análise de dados para definir estratégias de marketing mais precisas e personalizadas.
  • Por exemplo, uma loja online pode enviar e-mails promocionais específicos para clientes que visualizaram produtos de uma certa categoria mas não finalizaram a compra.

3. Contextual Merchandising:

  • Conhecido como "marketing dinâmico", adapta promoções e informações com base em perfis pessoais.
  • Um supermercado, por exemplo, pode usar essa técnica para oferecer descontos em produtos relacionados aos que o cliente já comprou, como sugerir um novo tipo de massa para um cliente que compra frequentemente molho de tomate.

4. Algorithmic Merchandising:

  • Usa algoritmos para customizar ou micro-segmentar ações de marketing.
  • Uma loja de roupas online, por exemplo, pode exibir anúncios de roupas de inverno para clientes que pesquisaram recentemente sobre o assunto ou estão em regiões com temperaturas mais baixas.

5. Cross-Merchandising:

  • Consiste em posicionar produtos complementares próximos uns dos outros para incentivar compras adicionais.
  • Por exemplo, uma livraria pode colocar marcadores de livros ao lado dos caixas ou junto aos best-sellers para estimular a compra impulsiva.

6. Merchandising Sensorial:

  • Busca envolver os sentidos do cliente, como olfato, tato e audição, para criar uma experiência de compra mais envolvente.
  • Uma padaria pode usar o aroma de pães recém-assados para atrair clientes e criar uma atmosfera acolhedora.

7. Merchandising Digital:

  • Envolve a utilização de telas digitais, quiosques interativos e realidade aumentada para envolver os clientes de forma inovadora.
  • Uma loja de eletrônicos, por exemplo, pode usar realidade aumentada para mostrar como um produto se encaixaria no espaço do cliente.

Como elaborar uma estratégia de merchandising?

Para elaborar uma estratégia de merchandising eficaz, siga estas etapas ampliadas e detalhadas:

1. Defina Seu Público-Alvo:

  • Realize uma análise detalhada do mercado para entender quem são seus clientes ideais. Estude seus padrões de consumo, comportamentos e preferências.
  • Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode focar em entusiastas de fitness de determinada faixa etária, considerando suas tendências de compra e preferências de produtos.

2. Estipule Metas e Objetivos:

  • Defina objetivos claros e mensuráveis para sua estratégia de merchandising, como aumentar as vendas em uma determinada porcentagem ou melhorar a percepção da marca.
  • Estabeleça prazos realistas e selecione indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso.

3. Crie Estímulos ao Público-Alvo:

  • Desenvolva estímulos que atendam aos desejos e necessidades do seu público. Isso pode incluir promoções direcionadas, produtos com funcionalidades específicas ou atributos físicos que se destaquem.
  • Por exemplo, oferecer pacotes promocionais em produtos que geralmente são comprados juntos.

4. Desenhe um Ponto de Venda Bonito e Agradável:

  • O ambiente da loja deve ser convidativo e agradável, com um layout que facilite a navegação, boa iluminação e uma organização que destaque os produtos.
  • Considere a experiência do cliente desde a entrada até o checkout, incluindo aspectos como limpeza, sinalização e disposição dos produtos.

5. Formule um Calendário de Promoções Anual:

  • Planeje promoções e eventos alinhados com datas comemorativas e sazonalidades relevantes para seu negócio.
  • Além das datas tradicionais, considere criar eventos próprios ou aproveitar datas menos comuns para se destacar no mercado.

6. Crie uma Identidade para o Negócio:

  • Desenvolva uma identidade visual forte e coesa que reflita a personalidade da marca e crie uma experiência imersiva no ponto de venda.
  • Isso pode incluir desde a escolha de cores e fontes até a maneira como os produtos são apresentados.

7. Envolva Diferentes Sentidos na Experiência:

  • Implemente estratégias de marketing sensorial, como a escolha de uma trilha sonora adequada, iluminação que realça produtos específicos, e o uso de aromas para criar uma atmosfera agradável.
  • Experiências digitais interativas, como telas sensíveis ao toque e realidade aumentada, também podem enriquecer a experiência do cliente.

8. Ofereça Exclusividade:

  • Crie uma sensação de exclusividade com promoções limitadas, eventos especiais ou lançamentos de produtos exclusivos.
  • Considere oferecer brindes personalizados ou experiências únicas no ponto de venda, como demonstrações ou workshops.

Conclusão

Entender o conceito de merchandising é fundamental para implementá-lo com eficácia em seu negócio. Contudo, essa estratégia envolve nuances complexas e detalhes que podem fazer toda a diferença. Por esta razão, a contratação de uma empresa especializada é muitas vezes um investimento inteligente. Com a expertise adequada, o merchandising da sua empresa pode ser otimizado para obter resultados notáveis. Isso inclui o uso de soluções inovadoras que não apenas encantam os clientes, mas também impulsionam as vendas e elevam o nível de atendimento.

Esperamos que este artigo tenha oferecido insights valiosos sobre como o merchandising pode transformar a experiência de compra e impulsionar o sucesso do seu negócio. Se achou estas informações úteis, considere compartilhá-las com seus amigos e colegas. Expandir o conhecimento sobre estratégias eficazes pode abrir novas oportunidades para todos.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.