Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

8 Museus que usam inovação para surpreender, informar e encantar

Você sabe como a tecnologia pode melhorar a experiência dos visitantes no museu? Conheça 8 exemplos de que a inovação pode surpreender.
8 Museus que usam inovação para surpreender, informar e encantar

A tecnologia é uma ferramenta que revoluciona todas as áreas da sociedade, e na museologia isso não é diferente. Com ela, é possível imergir o visitante nas exposições e oferecer uma experiência encantadora e inesquecível.

Pensando nisso, você conhece algum museu que usa a tecnologia para surpreender os seus visitantes? Entender os diferenciais deles é importante para se inspirar e trazer inovação para as suas exposições e, assim, atrair cada vez mais público.

Por esse motivo, você não pode deixar de acompanhar este post. Nele, será possível aprender mais sobre 8 museus que usam inovação e tecnologia para encantar seus visitantes.

A transformação dos museus

Inicialmente, é interessante entender a transformação desses ambientes no que se refere ao seu papel na sociedade. A princípio, na Grécia antiga, esses espaços eram voltados para a contemplação e o estudo.

Com a evolução da sociedade, eles passaram a ser reconhecidos como um lugar para preservar a cultura e a ciência. Entretanto, a partir da ampliação do acesso a esses elementos em outros locais, o museu perdeu essa função principal, adquirindo novas funcionalidades.

Atualmente, os museus são vistos como locais de experiências — e não somente de passeio e observação. Desse modo, em vez de apenas observar as obras, o visitante pode interagir com elas, obtendo uma vivência que potencializa o seu aprendizado sobre o tema abordado.

A tecnologia como aliada da cultura e da ciência

Para criar experiências diferenciadas nos museus, são utilizadas as mais variadas tecnologias, especialmente as digitais. Isso porque, por meio dos equipamentos adequados, é possível prender o visitante em uma narrativa — inclusive fazendo com que ele se sinta imerso na obra.

Por meio de telas sensíveis ao toque, por exemplo, o público pode não só visualizar conteúdos, como também observar peças digitais em 3D. Assim, em vez de apenas ver um objeto de ângulos limitados, o visitante pode explorá-lo e conhecer cada detalhe dele, enquanto o item se mantém protegido dos toques.

Há também os tours virtuais: visitas online que permitem ao público acessar museus do mundo a partir de um dispositivo conectado à internet. Elas possibilitam, ainda, visualizar e conhecer histórias de acervos e exposições sem a necessidade de um guia — tudo é feito apenas com telas.

Além disso, por meio da tecnologia 3D, as telas podem demonstrar objetos em sua forma original, o que é especialmente interessante para peças já desgastadas com o tempo. Desse modo, o museu aproxima o visitante da história, proporcionando uma experiência mais completa.

8 Exemplos de museus que utilizam tecnologia

Você acabou de ver como a tecnologia é uma aliada de museus e exposições. Agora, é o momento de descobrir como as instituições aplicam as inovações para mudar a experiência dos visitantes e transformar esses espaços.

A seguir, confira 8 exemplos de museus que utilizam tecnologia para encantar o seu público.

1. Museu do Amanhã 

Inaugurado em 17 de dezembro de 2015, o Museu do Amanhã está localizado no Píer Mauá, no centro da capital do Rio de Janeiro. Ele é reconhecido internacionalmente pela integração entre o acervo museológico e as tecnologias digitais.

Dessa maneira, a maioria das exposições apresenta tecnologia digital com objetivo não só de ilustrar, mas também de interagir. Para isso, são utilizados jogos, sons, vídeos, instalações, estruturas interativas e outras inovações para gerar uma conexão entre os visitantes e os temas abordados.

O uso desses recursos provoca reflexões sobre um futuro mais sustentável e social, além de oferecer uma experiência mais completa e personalizada. Como exemplo do uso da tecnologia nas exposições, é possível citar a apresentação Amazônia, de Sebastião Salgado.

Nela, há vídeos e trilha sonora ambiente para trazer o público de forma sensorial para a região explorada na exposição. Assim, o visitante pode se sentir dentro da Amazônia, tendo uma vivência mais real do que se apenas visualizasse imagens.

2. Museu da Ciência NEMO 

O NEMO foi inaugurado em 1997 e está localizado em Amsterdã, na Holanda, sendo o mais importante centro de ciências do país. O seu prédio, desenhado pelo arquiteto Renzo Piano, tem formato de um navio, passando a impressão de estar navegando sobre o mar.

Ao lado da estrutura, há uma réplica de um barco da Companhia das Índias Orientais, de nome Amsterdam. Ele também aceita visitantes, que podem entender como era a vida dos marinheiros que viviam e trabalhavam no local.

Como o NEMO é um museu interativo, ele oferece uma forma dinâmica de aprender sobre ciência e tecnologia. O espaço estimula os sentidos do público com sons, oficinas, filmes, exibições e experiências imersivas. Até mesmo as exposições voltadas para crianças atraem e divertem pessoas de todas as idades.

3. Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa fica na cidade de São Paulo e foi inaugurado em 2006. Porém, após um incêndio em 2015, ele foi reaberto ao público somente em 2021. 

O objetivo do local é valorizar a diversidade da língua portuguesa por meio de ferramentas digitais que promovem interação com os visitantes. Desse modo, são utilizados dispositivos interativos, sons, telas de tamanhos variados, lentes e projetores para apresentar os conteúdos.

Com isso, o museu consegue demonstrar a língua portuguesa viva, recriando o universo imaterial do idioma. Entre as atrações de destaque estão:

  • o poema de Gregório Mattos em versão de rap;
  • as palavras-cruzadas interativas;
  • o audiovisual imersivo da Praça da Língua.

Além disso, o museu conta com um centro de referência com todo o acervo em formato digital. Ele também lançou os seus objetos digitais de aprendizagem, que são disponibilizados gratuitamente para professores e estudantes.

4. Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) está situado no centro da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de uma rede de espaços culturais mantida pelo Banco do Brasil. 

O seu prédio foi projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

A edificação foi inaugurada em 1906, mas somente em 12 de outubro de 1989 ela passou a sediar o centro cultural. Antes disso, o prédio foi sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro e de uma agência do Banco do Brasil.

No que se refere às exposições, o museu já apresentou mais de 2 mil projetos de cinema, teatro, dança, música e artes visuais. Ele é considerado um dos museus de arte mais visitados do mundo.

Ademais, o museu traz projetos no seu Espaço Conceito Banco do Brasil, que combina o atendimento bancário com ambientes de interação, programação cultural e informação. Desse modo, é possível assistir palestras, pocket shows e oficinas que falam sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo.

5. Museu Alemão de Tecnologia 

O Museu Alemão de Tecnologia iniciou suas atividades em 1982 e fica na cidade de Berlim, na Alemanha. Ele é um dos museus mais visitados da cidade e um dos mais renomados do mundo, quando o assunto é tecnologia.

Esse local conta com um grande acervo de coleções científicas e técnicas. Ele apresenta exposições com temas como navegação, aviação, química, farmacêutica, cinema, fotografia, telecomunicações, engenharia de energia etc.

Ao longo da exposição, é possível interagir com as obras — como o simulador de navegação que permite ao visitante ser capitão e guiar o navio até o porto de Hamburgo. A instituição ainda abriga um Centro Científico, o Museu do Açúcar e um parque com moinho de água, moinho de vento e uma cervejaria artesanal.

6. Spyscape 

O Spyscape Museu da Espionagem é situado em Nova York, nos Estados Unidos, em um prédio com arquitetura moderna. Inaugurado em 2018, ele tem o objetivo de demonstrar ao público as facetas da espionagem.

A interatividade do local começa já no elevador, onde um vídeo com instruções para uma missão é exibido. Além disso, cada visitante recebe uma pulseira que salva as informações das tarefas concluídas.

O museu é dividido em 7 seções. Em cada uma delas o visitante pode observar e aprender uma característica diferente da espionagem (como fraude, guerras cibernéticas e serviços de inteligência). Então o público pode cumprir as atividades relacionadas à seção.

Por exemplo, há uma área chamada Surveillance, que quer dizer vigilância em português. Nela, é possível localizar pessoas nas câmeras de segurança, testando sua habilidade. Já na Deception, que significa fraude, o visitante pode assistir a interrogações, a fim de decidir se os suspeitos estão mentindo sobre o caso.

Ao final da missão, o visitante descobre o tipo de espião que pode se tornar, como um profissional de operações técnicas ou localizador de outros espiões. Dessa maneira, o Spyscape oferece uma experiência imersiva ao seu público utilizando a tecnologia.

7. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS 

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS está localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS). Ele foi inaugurado em dezembro de 1998, com objetivo de ser um museu interativo de ciências naturais.

O local propõe atividades sobre o meio ambiente, a humanidade, a terra e o universo, contando com mais de 700 experimentos interativos. Como resultado, o visitante pode participar das experiências para entender como chegar ao resultado do conhecimento científico.

Para exemplificar o seu funcionamento, é válido citar a exposição que aborda as mudanças climáticas por meio de experiências interativas. Nela, o público pode refletir sobre a crise climática, construindo o seu raciocínio crítico sobre o aquecimento global e as mudanças do clima.

Outra exposição interessante é a que retrata a evolução na Terra, demonstrando as alterações oriundas da seleção natural. Para isso, há uma sequência de telas que mostram o progresso do aquecimento global.

8. Museu da Ciência de Londres

O Museu da Ciência de Londres foi criado em 1857, fazendo parte de outro museu, o South Kensington Museum. Contudo, em 1858 eles se separaram — e, desde 1928, o Museu da Ciência de Londres está situado em South Kensington, onde abriga e expõe mais de 300.000 artefatos de ciência, tecnologia, medicina e indústria.

Ao visitar o espaço, é possível encontrar setores que explicam sobre a informática, evolução da medicina, avanço das telecomunicações e histórias das viagens espaciais. Os visitantes também podem observar carros, motores, aviões e outras invenções que marcaram a história. 

Ademais, o público pode experimentar atividades interativas para entender como funcionam os itens e objetos expostos. Com isso, o museu oferece uma experiência marcante aos seus visitantes, o que faz com que ele seja um dos mais visitados do país.

Como aplicar tecnologia em exposições e museus?

Ao longo do conteúdo, você pôde entender como a tecnologia pode proporcionar uma experiência inovadora e surpreendente aos seus visitantes. Consequentemente, essas instituições podem chamar a atenção do público e receber cada vez mais pessoas.

Por essa razão, você pode ter curiosidade em saber como aplicar a tecnologia em museus e exposições. Na prática, existem diversos recursos e dispositivos capazes de promover a interação do museu com o público.

Uma solução eficaz e que não demanda muitos recursos são as telas interativas, que contam histórias e oferecem conteúdos aos visitantes. Com a Aqua Tecnologia, por exemplo, você tem diversas funcionalidades tanto para a instituição quanto para o público, como: 

  • gerenciamento online dos catálogos e apresentações interativas;
  • apresentações variadas, com conteúdos e layouts diferenciados;
  • navegabilidade por meio de aplicativos que permitem ao público interagir com as apresentações;
  • variedade de formatos de mídia, como infográficos, vídeos, mapas, tour virtual, website etc.;
  • compartilhamento de conteúdo por e-mail, que permite o visitante enviar as informações da exposição para o seu e-mail e continuar seu aprendizado em qualquer lugar;
  • recursos especiais, como organogramas interativos e linhas do tempo.

Conclusão 

Neste post, você acompanhou de que forma a tecnologia pode ser usada em um museu e conheceu 8 exemplos de locais que oferecem uma experiência inovadora e completa aos seus visitantes. Agora, é possível analisar essas inovações e avaliar quais soluções podem ser interessantes para aprimorar a qualidade da sua exposição.

Quer saber como a Aqua Tecnologia pode ajudar o museu a ser mais atrativo e inovador? Acesse o site e conheça a solução ideal para apresentar os conteúdos aos visitantes.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.