Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Entenda o que é showrooming e como utilizá-lo

Showrooming é uma tendência que pode ajudar seu negócio. Veja como aproveitar os benefícios dessa conexão entre lojas físicas e vendas online.
Entenda o que é showrooming e como utilizá-lo

A integração entre lojas físicas e virtuais se tornou uma necessidade do mercado em sua totalidade. Com tática que proporciona vantagens de negociação entre empresas e vendedores, showrooming se destaca como estratégia eficiente durante a jornada de compras.

Por ser um conceito inovador, é imprescindível se adaptar a essa nova tendência. Seja para acompanhar avanços tecnológicos ou mapear o comportamento dos consumidores que evoluíram muito com a internet.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, apresentaremos informações essenciais para a inovação no seu negócio. Continue a leitura e conheça  o que é showrooming, além de entender suas potencialidades.grande diferencial.

Afinal, o que é o showrooming?

Basicamente, o showrooming é quando o cliente tem a possibilidade de visitar uma loja física para conhecer um produto, mas com a possibilidade de efetivar a compra na internet. Em outras palavras, o cliente escolhe, experimenta e avalia a mercadoria presencialmente e finaliza a compra de maneira online.

Esse movimento ocorre pela facilidade em avaliar um produto ao vivo e adquiri-lo com vantagens que a internet proporciona — cupons de desconto, política de cashback, troca facilitada, entre outras.

Em muitos casos, o consumidor testa o produto e realiza a compra ainda estando na loja física, com o uso de um aplicativo, por exemplo. Essa é uma mudança de comportamento do cliente que deve ser avaliada de perto pelos gestores, para que estes se adaptem e não percam vendas.

Há alguns anos, o site Buscapé realizou uma campanha que ilustra bem o showrooming. No vídeo, um consumidor vai à loja, mas, ao invés de comprar, faz uma busca no App Buscapé. Assim, ele compara preços e optar pelo melhor custo-benefício, que, neste caso, está no site da própria loja.

Qual a diferença para o webrooming?

O webrooming é outro conceito comum no mercado de lojas e consiste no comportamento inverso ao showrooming. Ou seja, o consumidor pesquisa e analisa os produtos que deseja comprar usando a internet e finaliza a compra em uma loja física.

Por que o showrooming pode ser um diferencial?

O mercado evoluiu bastante nos últimos tempos, principalmente devido à ascensão do comércio em ambiente digital. Desse modo, ter atenção especial a conceitos como o showrooming é importante para evitar perda de  espaço, além de facilitar a análise de comportamento do público.

Além disso, estudar o showrooming contribui para identificar oportunidades deconversão de vendas em lojas físicas e virtuais. Por esse motivo, utilizar essa estratégia no negócio amplia as vantagens competitivas e comerciais.

Saiba, nos próximos tópicos, os motivos que fazem do showrooming um importante aliado ao seu estabelecimento.

Implantação de tecnologia dentro da loja física

A prática do showrooming contribui para implementação de novas tecnologias na loja física, especialmente relacionadas ao omnichannel. Trata-se de uma técnica de otimização à jornada de compra e elevação da taxa de conversão.

Possibilidade de encantar o consumidor

Um dos grandes benefícios de utilizar o showrooming é justamente a oportunidade de oferecer ao consumidor uma experiência enriquecedora. Com toda a versatilidade para comprar com boas condições, a loja tem uma oportunidade para gerar a fidelização.

Uso da mobilidade a seu favor

Outro diferencial para a loja é utilizar a mobilidade a seu favor, disponibilizando aplicativos para facilitar a compra online, inclusive quando o cliente estiver na loja. Esse fator é um ponto crucial na utilizaçãodo showrooming e para não perder oportunidades de venda.

Viabilização de programas de fidelidade e ofertas

A estratégia showrooming favorece melhores condições e preços diferenciados para a compra na loja virtual. Dessa forma, é uma ótima oportunidade para criar programas de fidelidade e ofertas exclusivas, elevando o potencial para atrair clientes.

Oferecimento de vantagens na loja física ou online

Um diferencial relevante do showrooming é a possibilidade de melhorar as vantagens tanto na loja física quanto na virtual. Nesse contexto, os gestores elevam o posicionamento de marca e ganham a preferência dos consumidores, o que é crucial para os resultados.

Maior presença e engajamento das redes sociais

A presença digital se tornou uma necessidade para o sucesso de um negócio, pois é um ambiente onde a maioria dos clientes busca informação. Desse modo, o showrooming contribui para melhorar a atuação nas redes sociais e elevar o engajamento da  marca.

Conclusão

Em suma, você pode notar que o showrooming é um conceito moderno e que está ganhando espaço no mercado entre os consumidores. Portanto, não deixe de investir nessa proposta para sair à frente dos concorrentes e manter o crescimento sustentável.

Gostou do post? Agora que você entendeu melhor o conceito showrooming, o que acha de conhecer soluções inovadoras nesse campo? Não perca tempo, veja agora mesmo a página de Showroom da Aqua e entenda como simplificar e modernizar suas vendas.

Além de Showroom, a Aqua também atua com a solução Showcase, catálogos interativos que facilitam o processo de vendas complexas através da tecnologia ao toque das mãos. Confira o artigo recente em que falamos sobre Multiexperience, tática que tem revolucionado a jornada do consumidor.

Você também pode acompanhar a entrevista de Elisa Rosenthal para a Aqua. A fundadora do “Mulheres do Imobiliário” abordou temas como inovação tecnológica e equidade de gênero no mercado imobiliário.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.