Aqua Tecnologia
Responde em poucos minutos
Aqua Tecnologia
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?
Falar pelo Whatsapp

Marketing imobiliário no interior: descubra tendências e dicas

Já ouviu falar em marketing imobiliário no interior? Entenda como aplicar as estratégias para ter melhores resultados.
Marketing imobiliário no interior: descubra tendências e dicas

Você já reparou no forte movimento de retorno da população às cidades menores? A busca, em sua grande maioria, é por qualidade de vida e bem-estar. Porém, há vários outros motivos que justificam essa escolha. Portanto, o marketing imobiliário no interior é um nicho a ser trabalhado.

O êxodo urbano é uma oportunidade, desde que você saiba utilizar as tendências e dicas a seu favor. Para começar, vale a pena saber que, entre 2000 e 2020, a economia dos municípios com até 500 mil habitantes cresceu 598% e chegou a R$ 4,04 trilhões. Isso fez o número de moradores nessas cidades aumentar 17,5%. Assim, 2 a cada 3 brasileiros moram em cidades pequenas e médias. Então, que tal aproveitar esse cenário? Confira as tendências e as dicas de marketing imobiliário no interior.

Conte com uma estratégia de marketing

A estratégia de marketing consiste em um conjunto de ações online e/ou offline que ajudam no processo de vendas, além de melhorar a reputação do seu negócio. Por isso, contribuem para atrair clientes e aumentar a sua notoriedade.

O ponto-chave é que essa estratégia seja bem planejada. Caso contrário, o marketing imobiliário no interior pode ficar prejudicado.

Nesse cenário, existem diferentes tipos de estratégias a serem adotadas. As principais são:

  • marketing digital: abrange ações para promover uma marca na internet a partir de diferentes métodos e canais online;
  • marketing de conteúdo: é uma estratégia de marketing voltada para a produção de conteúdo relevante em canais digitais;
  • inbound marketing: reúne diferentes estratégias para atrair e reter clientes a partir de conteúdos relevantes. Assim, os potenciais compradores passam pelo funil de vendas;
  • outbound marketing: é a estratégia tradicional e offline. Por isso, são utilizadas propagandas em revistas, jornais, TV, rádio, outdoors, etc.;
  • marketing de relacionamento: utiliza diferentes estratégias para construir e divulgar a marca, além de prospectar e fidelizar clientes. Assim, a autoridade no mercado é criada e o relacionamento com o cliente é otimizado;
  • marketing de produto: consiste na divulgação e comercialização do produto para clientes. O objetivo é encontrar o público ideal;
  • marketing de guerrilha: é uma técnica pouco convencional para impressionar o potencial cliente e criar uma boa experiência. As ações costumam ser realizadas em lugares públicos de grande circulação de pessoas;
  • marketing viral: trabalha a conexão entre as pessoas para viralizar conteúdo na internet.

Quer saber como colocar qualquer uma dessas estratégias em prática no marketing imobiliário pós-pandemia? As dicas são:

  • conheça suas personas: veja quem é o perfil de cliente ideal, que vai muito além do público-alvo;
  • tenha bons canais de marketing: invista nos meios em que seus potenciais clientes estão. Lembre-se sempre da internet, os blogs, sites e redes sociais são boas alternativas. No entanto, também utilize outras ferramentas, como catálogos virtuais, que complementam ações online e offline;
  • conte com as ferramentas certas: elas ajudam a mensurar os resultados alcançados e identificar os ajustes necessários.

Destaque os atributos da compra de imóvel em uma cidade do interior

Agora que você conheceu as estratégias de marketing imobiliário no interior, vale a pena ver dicas que ajudam a agilizar as negociações. Elas passam por conhecer os principais atributos dos municípios menores.

Veja, a seguir, o que você deve destacar para facilitar as vendas:

Custo de vida mais baixo

Morar no interior é mais barato do que viver em capitais e grandes centros urbanos. O preço do aluguel tende a ser mais baixo, mesmo em regiões valorizadas.

Além disso, gasta-se menos com deslocamentos, já que tudo fica mais perto. Essa informação é um bom atrativo a destacar no seu portfólio.

Além dos custos do dia a dia, o morador também pode ter benefícios fiscais. Algumas cidades têm taxas e impostos menores, como IPTU ou ISS reduzidos. 

Praticidade

As cidades interioranas oferecem uma boa infraestrutura. Hoje em dia, já deixou de ser necessário viajar à capital para ter acesso a bons restaurantes, escolas e mais. Tudo com a vantagem de gastar menos.

Menos trânsito

Se em grandes cidades as pessoas demoram até 2 horas para chegar em casa, isso acontece em poucos minutos em cidades pequenas. Esse é um grande atrativo, que precisa ser destacado por você, que deseja fortalecer o seu marketing imobiliário no interior.

Segurança

As cidades menores são mais seguras. De modo geral, os índices de violência são significativamente mais baixos, por isso, vale a pena destacá-los.

Tranquilidade

Morar em uma cidade do interior é sinônimo de ter tranquilidade. Esses municípios são mais calmos, o que é ideal para quem busca qualidade de vida e deseja formar uma família.

Acesso a áreas verdes

Normalmente, a vida em cidades interioranas permite um contato maior com a natureza. Inclusive, várias localidades contêm montanhas, cachoeiras, praias, etc.

As ruas também tendem a ser mais arborizadas, sem contar que diversos municípios têm vários parques. Assim, você estabelece esse contato, mesmo que não more em zonas rurais.

Menos poluição

Por ter menos carros, contar com ruas mais arborizadas e com menos sujeira, um destaque do seu marketing imobiliário no interior é a redução da poluição, que torna o ar mais limpo. 

Mais qualidade de vida

Em uma cidade pequena, a pessoa tem vários benefícios que aumentam sua qualidade de vida. Os fatores citados contribuem para essa realidade.

Porém, ainda há vantagens para quem tem família. Isso porque é possível criar os filhos de modo mais livre, até mesmo brincando na rua.

Prática do home office

Você consegue trabalhar em uma grande empresa, mesmo morando em cidades menores. Isso porque o home office passou a ser normal nos últimos anos.

Inclusive, essa é uma tendência que veio para ficar. Tanto é que 9 em cada 10 brasileiros desejam seguir no modelo de trabalho remoto.

Portanto, você pode trazer essa informação. Afinal, seu cliente tem a chance até de trabalhar em uma empresa do exterior. Ou seja, existem várias oportunidades.

Boas práticas e dicas para o marketing imobiliário no interior

Fora das capitais, o marketing dos imóveis precisa atender a requisitos especiais. Vá além das estratégias de apresentação de empreendimentos com essas dicas.

Atraia os clientes da capital e das cidades próximas

Onde vivem os seus futuros clientes? Muitos deles não estão na mesma cidade do empreendimento.

Apresente o imóvel na capital e em grandes cidades próximas, apresentando o imóvel como opção de investimento ou uma segunda casa, longe do caos urbano. Publicidade com fotos de quintais, casas sem muros e crianças brincando nas ruas são uma representação dessa liberdade que existe nas cidades menores e mais tranquilas.

Outro argumento é o da cidade dormitório, ou seja, trabalhe na cidade A e more na cidade B. Isso é bem comum em regiões metropolitanas, com as cidades satélite atraindo pessoas que preferem um estilo de vida mais interiorano.

Procure também em cidades vizinhas, a até 50km do local. As pessoas estão mais dispostas a se mudar dentro dessa região, pois pela proximidade podem até manter os mesmos hábitos, trabalhos e escolas. A distância é adequada até para viagens diárias

Mostre a força do interior 

Listamos acima alguns diferenciais que a cidade pode ter, como qualidade de vida e custo de vida reduzido. Tudo isso pode se transformar em argumentos de venda em sua campanha de marketing. Identifique quais desses pontos são mais adequados ao perfil do seu empreendimento e aos desejos do seu público.

Uma cidade do interior, muitas vezes, é maior que algumas capitais. Guarulhos, Campinas e  São Gonçalo estão entre as 20 maiores cidades do Brasil, por exemplo, com mais de um milhão de habitantes. Sua campanha pode reforçar esse lado cosmopolita também. 

Fale a língua local

Mesmo que seu público-alvo esteja em outras cidades ou regiões, nunca deixe de valorizar a região do seu empreendimento. Nomes de prédios, materiais, decoração e até a mão de obra devem priorizar a cultura e a geografia da região. Há diversos motivos para isso: valorização da cidade, associação com seu branding e até economia de custos. 

Cuidados especiais para loteamentos e condomínios fechados 

Loteamentos e condomínios fechados são um tipo de empreendimento mais comum em regiões próximas a grandes polos. Elas exigem uma estratégia específica para lançamento, mas também devem seguir as dicas acima sobre o marketing imobiliário no interior do Brasil.

Conclusão

Para colocar em prática todas essas dicas e tendências, vale a pena utilizar catálogos e apresentações interativas. Isso porque elas aumentam a chance de encantar os clientes, melhoram o atendimento e fazem as vendas crescerem, especialmente em vendas complexas. Dessa forma, é possível reduzir o ciclo de vendas.

Além disso, esses recursos aproximam o online e o offline. Assim, o seu marketing imobiliário no interior é fortalecido e você demonstra todos os motivos pelos quais vale a pena mudar. Assim, fica mais fácil aplicar essas dicas.

Gostou das indicações e deseja ver outras informações relevantes? Siga os perfis da Aqua nas redes sociais. Estamos no Twitter, Instagram, YouTube e Facebook.

Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.