Venda assistida: conteúdo e experiência personalizada para encantar o cliente

Você aplica a venda assistida em seu negócio? Neste artigo você verá a importância desta estratégia para vendas complexas e como utilizá-la nos canais físico e digital.

Para empresas que realizam vendas complexas, onde é necessário auxiliar o cliente durante o processo de compra e estar disponível para tirar suas dúvidas, a venda assistida não é só uma ótima oportunidade, como também uma estratégia determinante para os seus resultados. 

Se o seu cliente não consegue entender as características ou vantagens do seu produto, não sabe como utilizá-lo ou tem dúvidas sobre a compra, guiá-lo durante toda a jornada, oferecendo informações completas de uma maneira que o encante, tornará essa decisão mais simples. Assim, seu ciclo de vendas é reduzido e seus clientes passam a confiar mais em sua marca. 

Continue a leitura para entender melhor como a venda assistida funciona, seus benefícios para o processo comercial e como aplicá-la no seu negócio.

Conheça a tendência de venda assistida

A venda assistida vem do termo em inglês “guided sales”, ou seja, trata-se de uma venda guiada onde o objetivo é eliminar qualquer dúvida que o cliente tenha durante sua jornada de compra, oferecendo a melhor experiência possível. 

Neste processo parecido com a venda consultiva, o cliente tem à sua disposição um vendedor especialista naquele produto, serviço ou solução, que está ali para não apenas vender, e sim encontrar a melhor resposta a um problema ou necessidade. 

Diferente do autoatendimento, no qual o cliente realiza todo o processo sozinho, na venda assistida o vendedor funciona como uma ponte entre a necessidade do cliente e a solução da empresa.

A venda assistida costuma estar presente em processos comerciais mais complexos, já que o consumidor geralmente apresenta mais dúvidas, objeções e dificuldades em sua tomada de decisão. 

Por isso, a capacidade do time de vendas de entender a fundo as características do seu produto, ouvir as dores do cliente e buscar a solução ideal é essencial para o bom desempenho da estratégia. 

Além disso, uma etapa fundamental neste modelo de vendas é a apresentação. Independente do produto ou serviço oferecido, a maneira como seus vendedores apresentam isso aos clientes pode fazer toda a diferença no final do funil de vendas

Seja online ou na loja física, a apresentação tem um grande impacto na experiência do cliente, e muitas vezes, é o fator determinante para a sua decisão de compra. 

Venda assistida

Autoatendimento x venda assistida

A importância e o diferencial da venda assistida se tornam ainda mais claros quando comparamos com o autoatendimento ou compra autônoma. 

Um exemplo de autoatendimento que faz parte do nosso dia a dia é ir ao supermercado. Apenas escolhemos os produtos desejados, e realizamos o pagamento no caixa. Não há nenhuma interação ou orientação de um vendedor para auxiliar neste processo, já que se trata de uma compra simples.

Mas, se um cliente vai até uma loja de materiais de construção, por exemplo, geralmente possui dúvidas sobre a melhor ferramenta para utilizar em sua reforma ou material ideal para um projeto. Nesses casos, é necessário que um vendedor auxilie o cliente, explicando as características de cada produto e como podem ser utilizados. 

A venda assistida pode estar presente em compras ainda mais complexas, como no mercado imobiliário. O consumidor possui uma jornada muito mais longa e cheia de objeções e questionamentos, pois a decisão tem um alto impacto financeiro e em seu bem-estar. O auxílio do corretor e a apresentação do imóvel serão indispensáveis para guiar este cliente até o momento da compra.

Em resumo, a venda assistida exige um atendimento personalizado para levar a melhor solução ao cliente.

Quais avanços a venda assistida pode trazer ao processo de vendas?

O primeiro ponto a se entender sobre os benefícios deste modelo de vendas é que eles valem tanto para os consumidores quanto para as empresas. 

Isso porque uma venda assistida se torna muito mais eficiente, economizando tempo das duas partes. E hoje, com todo o senso de urgência e velocidade de atendimento que a internet trouxe para os consumidores, o tempo gasto para comprar um produto passou a ser essencial para uma boa experiência.

Isso não quer dizer que toda venda será rápida, mas sim que o tempo gasto nela será melhor investido, reduzindo as chances de dúvidas futuras e insatisfações do cliente. Com uma melhor experiência, você também pode ter uma melhora nas vendas da loja física.

Pensando nos vendedores, a venda também passa a ser mais assertiva, e inclusive, contribui para a redução no ciclo de vendas. 

Para empresas varejistas, a venda guiada traz ainda o benefício da fidelização e retenção dos clientes, uma vez que garante uma experiência excelente. 

O estudo da Zendesk nos mostra a importância da experiência do cliente: em relação a boas experiências de atendimento, a pesquisa apontou que 66% dos clientes que ficaram satisfeitos recomendaram a marca para outras pessoas. Além disso, 51% passaram a comprar mais vezes e a usar mais os produtos ou serviços comercializados por essa empresa.

Outra vantagem da venda assistida para o seu processo comercial é o desenvolvimento de um atendimento muito mais personalizado e exclusivo a cada cliente, agregando mais valor à sua solução. Isso também beneficia a percepção da sua marca frente aos clientes.

Entenda como utilizar a venda guiada para melhorar a experiência do seu cliente

Para aplicar a venda guiada no seu processo comercial, é necessário contar com alguns pontos-chave. São esses aspectos que irão garantir ao seu cliente uma experiência personalizada, prática e que realmente solucione seu problema ou necessidade:

  • Capacite seus vendedores: para poder apresentar todos os detalhes sobre seu produto e tirar as dúvidas dos clientes, é preciso que os vendedores conheçam profundamente sua solução e a melhor maneira de comunicá-la. Faça treinamentos constantes com seu time de vendas e se certifique de que todos possuem as informações necessárias para realizar um ótimo atendimento. Aqui não é apenas a personalização que faz a diferença, e sim a ajuda para a tomada de decisão;
  • Proporcione uma experiência omnichannel: a venda assistida não pode ser uma realidade de apenas um dos seus canais. Ela deve estar presente no online e offline, se adequando conforme cada formato. Uma estratégia omnichannel demonstra ao consumidor que sua empresa irá oferecer uma experiência de compra integrada entre todos os canais, permitindo que ele escolha o que é mais viável e confortável em sua jornada;
  • O atendimento digital precisa de interatividade: para ampliar a venda guiada ao ambiente digital, é necessário que o atendimento seja interativo, que faça o cliente se sentir imerso e encantado por sua solução;
  • Tenha ferramentas de apoio às suas vendas: para proporcionar a melhor experiência e garantir a interatividade da apresentação, é necessário contar com ferramentas e tecnologias que apoiem o vendedor, seja no online ou offline. Existem soluções para tornar a apresentação de um produto ou serviço mais prática e interativa, e impactar visualmente seu cliente. 
Venda assistida para processos comerciais complexos

Showcase e Showroom: venda assistida no online e offline

Por falar em ferramentas e tecnologias para apoiar o vendedor, a Aqua conta com duas soluções para aplicar a venda assistida em todos os canais do seu negócio. 

Começando pelo ambiente físico, Showcase apoia vendedores na apresentação de diversos produtos ou serviços, desde o segmento de varejo até a venda de empreendimentos imobiliários. 

Através de uma tela interativa, Showcase permite que você apresente ao cliente um conteúdo completo e interativo, tirando todas as suas dúvidas e impressionando com a tecnologia. Com Showcase, você tem seu próprio catálogo interativo e pode gerenciar, totalmente online, todo o conteúdo.

Mas, com as tendências digitais e o isolamento social, o atendimento remoto também ganhou seu espaço no mercado, e deve entregar uma experiência excelente, assim como na loja física. 

Para isso, criamos Showroom, uma plataforma de salas online, atendimento por vídeo e conteúdo sob medida. Showroom simplifica suas vendas com videoconferência e personalização para cada cliente. 

Além disso, a navegação do vendedor e cliente acontece simultaneamente. Isso porque utilizamos um recurso chamado co-browsing, que permite que todos os participantes da sala naveguem pelo site e interajam com os elementos do catálogo ao mesmo tempo.

Com tecnologias assim, você oferece ao seu cliente uma experiência diferenciada e informações completas, auxiliando no processo de decisão através do atendimento assistido. 

Você já oferece a venda guiada aos seus clientes?

Com todo o conteúdo que compartilhamos neste artigo, a importância do bom atendimento e de oferecer a assistência necessária ao cliente durante o processo de vendas fica ainda mais clara.

Para isso, você viu ser necessário contar com as ferramentas ideais para auxiliar seus vendedores e garantir uma experiência incrível, independente do canal de atendimento. 

Tanto o online como o offline exigem um atendimento diferenciado, principalmente em vendas complexas. 

Portanto, se você quer investir na venda assistida e melhorar a experiência de compra dos seus clientes, conheça os recursos das nossas ferramentas de atendimento, Showcase e Showroom, e agende uma conversa com nossos consultores. 


Leia também

Seja cliente Aqua

Faça como algumas das maiores empresas do Brasil. Use soluções da Aqua para inovar, reduzir custos, atender melhor e vender mais.