Imóveis na praia: quais práticas podem ser adotadas pelo marketing para fechar novas vendas?

Se a sua construtora ou incorporadora quer vender imóveis na praia, confira neste conteúdo algumas das melhores estratégias e práticas para potencializar seus resultados.

Assim como a venda de imóveis de alto padrão, que exigem estratégias mais específicas para obter bons resultados, os imóveis na praia e em regiões litorâneas também possuem suas particularidades.

O estilo de vida de quem compra uma casa ou apartamento na praia é diferente, bem como, os objetivos e diferenciais desejados.

Por isso, reunimos neste artigo diferentes estratégias e práticas que devem ser consideradas se você quer fechar novos negócios.

Continue a leitura e saiba o que fazer para transformar seus empreendimentos na praia em um sucesso de vendas.

Entenda os públicos de quem se interessa por imóveis na praia

Se você deseja impulsionar suas vendas de imóveis na praia, é preciso entender seu público. Desenvolver estratégias de marketing sem pensar com cuidado nesta questão pode não trazer o ROI esperado para a sua campanha.

Entre o público que irá interagir com uma campanha assim nem sempre está a pessoa que deseja de fato comprar o imóvel.

Lembre-se que quem busca imóveis para alugar, seja na temporada ou no restante do ano, também tem interesse nesse tipo de conteúdo e realiza buscas semelhantes no Google.

Portanto, a segmentação das suas ações precisa ser muito bem definida para não gastar parte da sua verba com quem não deseja comprar um imóvel no litoral.

Agora, pensando em quem irá realmente comprar uma casa ou apartamento, podemos dividir este público em 3 grupos diferentes:

  • Habitantes da cidade ou da região próxima que querem comprar seu próprio imóvel;
  • Pessoas que querem uma casa no litoral como segundo lar ou destino de férias. Muitos mineiros têm apartamentos no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já que o estado de Minas Gerais não tem litoral;
  • Investidores. São pessoas que compram os imóveis para aluguel de temporada ou pensando em revender no futuro com valorização.

Esta última opção, inclusive, vem crescendo mesmo na crise. Diferente de outros segmentos, o mercado imobiliário em meio a pandemia não foi tão afetado. Isso porque, os demais investimentos enfrentaram grandes quedas e passaram a apresentar maiores riscos, trazendo a atenção para o setor de imóveis.

Desta forma, é importante que você sempre considere detalhes como estes ao realizar ações de marketing para entregar a mensagem certa à pessoa certa e assim fechar novas vendas.

Explore os pontos turísticos e a infraestrutura da região

marketing para imóveis na praia

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de explorar a localização no setor imobiliário, e para os imóveis na praia a regra continua válida.

Seu cliente não irá comprar apenas um imóvel, e sim experiências e momentos em família, lazer em pontos turísticos da região e programas como caminhadas na praia, trilhas e passeios de barco. Além disso, questões como a infraestrutura do bairro costumam fazer a diferença na decisão de compra. 

Quem busca por um imóvel no litoral deseja aproveitar todas as possibilidades que a região proporciona. Assim, você pode utilizar os diferenciais desta área como diferenciais do seu empreendimento.

Outro ponto importante é destacar os desenvolvimentos futuros de onde o imóvel está localizado. Isso porque, alguns empreendimentos no litoral são em regiões novas e pouco exploradas. Isso pode ser uma qualidade para quem deseja viver em um local tranquilo, mas também pode significar uma fraqueza para alguns compradores. 

Por isso, mostre que a região vai atrair um bom público e que há previsão de novas estradas de acesso e pontos comerciais, por exemplo.

Associe seu empreendimento ao lifestyle do litoral

Complementando a prática anterior, sua comunicação também precisa se adaptar ao lifestyle de quem vive ou deseja viver no litoral.

Nem todo empreendimento é "pé na areia", ou seja, de frente para o mar. Se esse for seu caso, é preciso posicionar seu empreendimento como uma solução próxima a um estilo de vida diferenciado.

A região litorânea, além de todos os pontos turísticos, também apresenta muitas opções atrativas como festas, restaurantes, parques, áreas para atividades físicas, entre outras.

Ao associar a imagem dos seus imóveis ao estilo de vida que as pessoas estão buscando na praia, seus corretores ganham mais um argumento de venda em suas apresentações de imóveis.

O empreendimento Surfland, por exemplo, mostra em vídeos como é a região de Garopaba, onde está localizado. Cita praias, ondas e cultura preservada. 

Desenvolva campanhas no Facebook e Google Ads

campanhas de mídia paga - imóveis na praia

Uma das primeiras coisas que as pessoas fazem ao pesquisar por imóveis é fazer uma busca no Google ou em uma rede como o Facebook. E para imóveis na praia não é diferente.

As campanhas de anúncios online têm o poder de trabalhar em todo o funil de vendas, desde a geração de leads até a venda, ou então, desde o momento em que seus leads ainda não conhecem sua empresa, até o momento em que estão considerando a compra.

Portanto, crie campanhas para apresentar seus empreendimentos e diferenciais, e também para impactar novamente quem já acessou seu site, entrou em contato ou baixou algum material. É preciso manter sua marca na mente dos seus leads durante toda a jornada de compra.

Outra vantagem de investir nos anúncios pagos é a possibilidade de ter um excelente retorno sobre o investimento, considerando o ticket médio dos seus clientes. Com uma campanha bem planejada, executada e otimizada, você pagará poucos reais por cada lead, e uma única conversão em venda já multiplicará seu investimento em muitas vezes.

Crie programas de recomendação para seus clientes

Sabemos que um dos maiores gatilhos mentais é a prova social. Se você está em dúvida se deve comprar algo ou não, contar com a recomendação de um amigo afirmando que já realizou a mesma compra e vale a pena é o incentivo final que você precisa.

Claro que quando se fala em venda de imóveis, o processo é muito mais complexo. Mas, ainda assim, uma boa indicação pode fazer a diferença na decisão do seu prospect.

Por isso, a criação de programas de recomendação pode ser uma ótima estratégia. Você pode oferecer benefícios ou condições especiais para quem indicar outra pessoa que vire um cliente, e por outro lado, também oferecer benefícios para este novo cliente, criando uma relação vantajosa para ambas as partes.

Com esta estratégia seu empreendimento ganha mais um esforço de vendas e pode alcançar resultados ainda melhores.

Pense em estratégias para vender imóveis remanescentes após o lançamento

Se a sua dificuldade está naquelas poucas unidades que sobram após o lançamento do empreendimento e são mais difíceis de vender, também temos algumas dicas.

Nestes casos, pense na possibilidade de realizar parcerias com imobiliárias e corretores terceirizados. Mas, é preciso ter atenção, sempre procure por parcerias com equipes que tenham um bom histórico e uma sólida experiência na venda de imóveis na praia.

Outra opção é alterar as condições de pagamento das últimas unidades. Você não precisa, necessariamente, reduzir diretamente o seu preço. Isso pode ser feito de outras maneiras, como um parcelamento diferenciado ou então, agregar algum produto ou serviço que aumente o valor percebido do imóvel.

Um bom exemplo de uma condição que pode garantir mais vendas é a isenção de taxas como o ITBI, ou Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Para conferir mais opções e dicas de como vender seus imóveis remanescentes, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso eBook:

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Invista na divulgação off-line dos imóveis na praia

Como a venda de imóveis é muito apoiada em recursos visuais, não podemos nos esquecer das estratégias de divulgação off-line.

A região litorânea recebe muitos turistas e entre eles, certamente existem os que desejam ter seu próprio imóvel na praia.

Aproveite os períodos de grande movimento para impressionar as pessoas com grandes outdoors dos seus empreendimentos, revistas especializadas nos principais estabelecimentos da região e demais peças gráficas que demonstrem todos os diferenciais de viver nos seus imóveis.  

Apresente seu empreendimento

Não se esqueça do mais importante: apresente o produto que está à venda. Pode ser um terreno, casa ou apartamento.  Ajude o comprador a entender perfeitamente o que está sendo oferecido para ele.

Neste vídeo do nosso cliente Embraed, vemos uma combinação perfeita: temos uma apresentação de Balneário Camboriú com suas praias e, em seguida, apresenta-se o empreendimento.

Em outras palavras: para vender o imóvel na praia você precisa fazer como em uma venda tradicional. Apresente todas as informações, características e diferenciais, além de plantas e implantação.

Produza conteúdo de topo de funil

Seja em suas redes sociais, blog ou mesmo canal no Youtube, é importante produzir conteúdos relacionados ao assunto, mas que não sejam comerciais.

Apesar de ser um caminho mais longo do que estratégias como a mídia paga, a criação de conteúdo também contribui em suas vendas, pois aumenta a consciência de marca da sua empresa e traz assuntos relevantes para seu público.

Sempre que você ajudar seus leads a entender sobre determinado tema ou resolver algum problema, as chances dele lembrar da sua empresa quando decidir comprar algo são maiores.

Pensando nisso, é necessário entender o que o seu público precisa e quais são os conteúdos mais consumidos.

Você pode criar conteúdos mais abrangentes, como “5 esportes para praticar na praia” ou mais específicos, como “dicas para quem quer comprar um imóvel na praia”.

Esta estratégia pode, inclusive, ser associada com seus anúncios no Facebook e Google, trabalhando o remarketing.

Conheça Showcase Imóveis: a melhor ferramenta de marketing imobiliário

Já abordamos ao longo deste conteúdo a importância do aspecto visual na hora de conquistar seus clientes, mas é importante destacar que isto pode ser levado ao meio digital através da tecnologia.

A tecnologia impressiona e facilita processos. Por isso, Showcase Imóveis é a melhor ferramenta para ajudar a vender seus imóveis na praia.

Showcase é uma solução interativa para apresentar as informações de uma maneira diferente em seus estandes de venda. Como um catálogo digital, Showcase apoia seus corretores e facilita a apresentação dos diferenciais dos seus imóveis, gerando um aumento médio de 100% nas conversões e redução de 60% no ciclo de vendas.

Além disso, Showcase pode ser aplicado em todas as fases do seu ciclo de vendas, mas é especificamente no final do funil que a ferramenta apresenta sua maior força, contribuindo para a decisão de compra dos seus prospects.

Se você deseja transformar a maneira como apresenta seus imóveis na praia, Showcase é a solução ideal.

E então?

Com este conteúdo conhecemos diversas formas de impulsionar as vendas de imóveis no litoral, e agora é hora de planejar e executar. Lembre-se de estudar a fundo o seu público, hábitos e preferências, e não deixe de testar diferentes caminhos.

Independentemente da região em que o seu empreendimento está localizado, encantar e proporcionar uma ótima experiência a seus clientes é essencial. Para isso, você viu que Showcase Imóveis é a ferramenta ideal, além de simplificar o processo de decisão e ser um diferencial visual no atendimento.

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