Checklist: tudo que você precisa em um showroom de imóveis

Seu showroom de imóveis tem tudo o que é preciso para impressionar, encantar, transformar a experiência dos seus clientes e gerar vendas? Confira neste checklist o que é necessário para construir um showroom de sucesso.

Montar um showroom de imóveis impactante exige diversos cuidados, um planejamento criterioso e muito entendimento das necessidades dos seus potenciais clientes.

Transformar a curiosidade de um visitante em interesse por um imóvel, e este interesse em uma venda, não é um processo fácil. Por isso, apenas as qualidades do empreendimento não são suficientes para gerar vendas, é preciso contar com um estande que impressione.

Pensando em contribuir com o desenvolvimento de excelentes showrooms para a sua construtora ou incorporadora, reunimos neste conteúdo um checklist com tudo que você precisa para garantir uma ótima experiência aos seus visitantes.

Continue a leitura e saiba como manter sua estratégia de estande de vendas mais organizada e bem estruturada.

Um bom showroom de imóveis precisa ser planejado

O primeiro passo para montar um bom showroom de imóveis é justamente planejá-lo. Leve em consideração que um estande de vendas de imóveis inovador e com uma estrutura diferenciada não será feito em um ou poucos dias.

Apesar de muitos profissionais não enxergarem todo o potencial dos showrooms, é preciso pensar nisso como parte da sua estratégia, portanto, ao construir seu planejamento de marketing imobiliário, ou definir uma campanha específica, não esqueça de incluir o estande de vendas.

Para planejar seu showroom, faça reuniões com a equipe comercial e alinhe em conjunto tudo que for necessário. Também é importante pensar em como será o espaço, quais empreendimentos serão oferecidos e como será o atendimento. 

Quanto mais ideias forem levantadas neste alinhamento, melhor. Depois que todas as possibilidades foram esgotadas, é hora de filtrar o que realmente pode funcionar.

Além disso, o treinamento da equipe é fundamental. É necessário que todos os vendedores e demais colaboradores ligados ao estande de vendas estejam preparados e conheçam as funcionalidades e estratégias definidas.

Não limite o treinamento apenas às técnicas de vendas, aborde também aspectos relacionados a atendimento ao público, organização e até mesmo o design do espaço.

Por fim, não deixe de testar todos os equipamentos, ferramentas e tecnologias que serão utilizadas no showroom. Assim, você evita imprevistos durante os atendimentos e apresentações.

Reúna todos os materiais essenciais para o atendimento

Os materiais básicos do seu showroom precisam estar à disposição para não prejudicar as rotinas de atendimento. 

O foco dos corretores deve estar voltado totalmente ao esforço de vendas, e não a pequenos imprevistos como não encontrar uma caneta para realizar anotações ou não ter ao seu alcance a calculadora para fazer a simulação que o cliente pediu. 

Os materiais básicos necessários irão variar conforme o seu estande, mas os mais comuns e que você provavelmente precisará são:

  • Canetas e marca-texto;
  • Blocos de anotação;
  • Calculadoras;
  • Clips de papel e grampeadores;
  • Papel A4.

Mas não se preocupe, ainda apresentaremos neste conteúdo um checklist completo do que você não pode esquecer no seu showroom de imóveis.

Tenha uma equipe de corretores à disposição

Devido à facilidade que a internet nos proporciona, as pessoas estão cada vez menos dispostas a esperar muito tempo por um atendimento. Ou seja, é essencial que o estande de vendas conte com uma equipe de corretores à disposição para atender os visitantes. Quanto mais alguém esperar sem nenhum contato, menores são as chances de uma venda.

Por isso, considere todos os aspectos que podem influenciar no fluxo de visitantes do seu estande para definir o número de corretores, como finais de semana, divulgação dos empreendimentos ou quantos agendamentos foram realizados.

Entretanto, sabemos que mesmo com uma equipe completa, podem ocorrer momentos em que todos estão ocupados. Você também precisa ter uma estratégia para isso. Nestes casos, assim que o visitante entrar no showroom, alguém deve encaminhá-lo a um local de espera, fazer o primeiro contato e deixá-lo à vontade.

Algo que pode ajudar nestas situações são os totens de autoatendimento e telas interativas, como Showcase Imóveis.

Invista no conforto dos seus visitantes

É inevitável que os visitantes associem a experiência do estande de vendas com o imóvel ofertado. Desta forma, ter um espaço confortável e agradável para receber e atender seus possíveis clientes é indispensável.  

Portanto, ao planejar seu showroom, destine parte da verba para o investimento em boas poltronas, mesas e cadeiras, bem como, ar-condicionado, café, água e snacks para oferecer aos visitantes.

Para o local de espera, deixe à disposição revistas e materiais relacionados aos empreendimentos, entre outras coisas que podem ajudar a entreter as pessoas enquanto não são atendidas.

O showroom de imóveis deve ter opções para diferentes necessidades

O que os seus corretores fazem se um visitante chega ao estande, confere as informações do empreendimento, mas no final, acaba não se interessando pelo imóvel? Se a prática mais comum nestes casos é se conformar e ir realizar outro atendimento, sua empresa está perdendo grandes oportunidades.

O cliente não se interessou por algum motivo. O papel do corretor é descobrir o que fez a pessoa não gostar de determinado imóvel, e entender sua real necessidade. Assim, é possível mostrar outras opções que se encaixem no que ela está buscando.

O apartamento não é ideal porque tem apenas 2 quartos, e o cliente possui uma família maior? Mostre uma opção maior e com mais cômodos. O problema é não ter espaço para os animais de estimação? Apresente um empreendimento com uma boa estrutura, como varanda, pet place e pista para caminhada.

É preciso adaptar o discurso de venda para a necessidade e objetivo do seu cliente. Não se prenda apenas a uma única opção. E por falar em discurso de vendas, temos algumas dicas para isso também.

Monte um bom discurso de vendas

Já mostramos a importância de adaptar seu discurso para as diferentes necessidades dos clientes. Mas mesmo assim, é fundamental ter argumentos planejados e preparados para vender seus empreendimentos.

A equipe comercial precisa estudar a fundo todas as características, diferenciais e vantagens dos empreendimentos e mostrar segurança ao falar porque determinado imóvel é a melhor opção para o cliente.

Além disso, no alinhamento realizado com os corretores, aproveite para levantar todas as possíveis objeções, dúvidas e feedbacks dos clientes durante uma apresentação. Isso ajudará a encontrar os melhores argumentos para contornar objeções, melhorar continuamente seu discurso de vendas e simplificar a jornada do cliente.

É normal que as pessoas apresentem resistência e façam diversos questionamentos, afinal, a compra do imóvel significa um grande passo em suas vidas. Portanto, se o corretor não conseguir responder a uma dúvida, é essencial que ele anote o questionamento para estar preparado em uma situação similar.

Não esqueça do material de divulgação dos empreendimentos

Também é preciso dar atenção para o material de divulgação dos empreendimentos. Busque criar uma experiência omnichannel, onde a mesma informação que o cliente encontrou nos canais digitais esteja disponível no showroom.

Um bom material informativo ainda contribui para otimizar o trabalho dos corretores, pois já tira algumas dúvidas básicas do cliente, possibilitando que o vendedor atue mais como um consultor.

Pensando nisso, prepare um material completo e que se destaque visualmente. Contar com a ficha técnica do empreendimento, masterplan, tabela de preço, plantas e demais informações também é indispensável.

Processos e ferramentas de apoio para os corretores

Mapa de localização no showroom de imóveis

Alguns processos e ferramentas podem servir de apoio para os corretores, seja na busca por encantar os clientes, ou mesmo na organização interna das informações do estande de vendas.

Nossa primeira dica é utilizar um CRM, que nada mais é do que um software de gestão de vendas. Seus corretores poderão registrar no CRM todas as oportunidades comerciais, ligações, agendamentos e visitas, e assim manter um follow-up eficiente com os clientes.

Com o CRM também é possível ter uma análise muito mais estratégica e acompanhar as métricas mais importantes.

Outra ferramenta que pode auxiliar é o mapa de localização. O endereço do empreendimento e suas proximidades podem convencer seus clientes e influenciar toda a negociação.

Por fim, o showroom precisa impressionar seus visitantes, e para isso, Showcase Imóveis é a solução ideal. Com um catálogo interativo completo, você tem menos esforço e mais argumentos para vender, além de um grande impacto visual e facilidade para seus clientes.

Checklist para você não se esquecer de nada

Preparamos uma lista para você não se esquecer de nenhum detalhe:

  • Material de escritório: papel A4, blocos de anotação, muitas canetas para vendedores, canetas marca-texto, clips de papel, grampeadores, corretivo, calculadoras;
  • Tecnologia: boa internet wi-fi, notebooks, telas interativas da Aqua, telefone fixo ou celulares, televisão para vídeos, impressoras, scanner para documentos;
  • Material de comunicação: folders, presentations, panfletos, brindes, placa indicando “Corretores de plantão”, adesivação do estande, placa de identificação dos banheiros e cozinha, comunicação visual externas e internas com principais destaques do empreendimento (prévia da fachada, metragens, número de quartos e de vagas…);
  • Informações completas dos empreendimentos: os clientes fazem todo tipo de pergunta. Tenha plantas, cronograma de execução, licenciamentos, mapas da região e tudo que possa ser útil para responder. Caso seu estande apresenta o catálogo completo da empresa, tenha um catálogo centralizado de todos os empreendimentos. Showcase pode ajudar, pois pode unir todas essas informações;
  • Recursos de apoio para corretores: fichas técnicas do empreendimento, tabelas de financiamento, regras para descontos e financiamentos, material de treinamento com os principais diferenciais, Showcase Imóveis com catálogo completo do empreendimento, agenda com todos os telefones úteis;
  • Processos: sistema para agendamento de visitas, definição de ordem de atendimento e escalas de plantão, definição da jornada de atendimento (exemplo: cadastro na recepção, corretor recebe cliente, entendimento da necessidade do cliente, apresentação inicial, visita ao decorado, entendimento da percepção do cliente, aguardar ou não pelo cliente pedir valores, apresentação de tabela, agendamento de nova conversa, cadastrar informações no CRM, conexão pelo WhatsApp...);
  • Material de segurança: extintores de incêndio, placa de identificação e localização dos extintores, placas de saída de emergência, kit de primeiros socorros e outros itens indicados pelo Corpo de Bombeiros e seu fiscal de segurança do trabalho.
  • Farmácia e saúde: remédios para dor de cabeça, curativos, fio dental, pasta de dentes, repelentes, filtro solar; 
  • Arquitetura do estande: janelas amplas para mostrar o interior do estande, área para atendimento em pé (com telas touch, painéis adesivados ou maquete), mesas de atendimento (geralmente para a fase final de atendimento e negociação), área do cafezinho, depósito de materiais, banheiros, área para as crianças brincarem enquanto os pais visitam o estande, ambiente decorado (apartamento inteiro ou cômodo de destaque), sala multimídia, ar condicionado, área protegida para guardar documentos, gavetas com chave;
  • Materiais diversos: copos de vidro e de cafezinho, açúcar, café, chá, repelente, papel higiênico, material de limpeza (vassoura, pano de chão, balde, rodo, panos de limpeza, detergente, sabão em pó, limpa-vidro...), adaptadores de tomada, carregadores de celular de todos os modelos (iPhone, Samsung etc). 

Ufa. Esquecemos de alguma coisa?

Preparado para montar seu showroom de imóveis?

Esperamos que com este conteúdo você consiga reunir tudo que é essencial para montar um bom showroom imobiliário e impulsionar as vendas dos seus empreendimentos. 

Entre as principais práticas e estratégias para estandes de vendas, falamos sobre a importância de fazer um alinhamento com a equipe comercial, investir no conforto dos seus visitantes e contar com todos os materiais necessários para o atendimento, entre outros pontos.

Também ressaltamos a necessidade de contar com processos e ferramentas que otimizem o trabalho no showroom e ajudem a impressionar seus clientes. 

Portanto, se você deseja trazer mais modernidade e praticidade para o seu atendimento, clique abaixo para conhecer todas as vantagens e funcionalidades do Showcase e converse com nossos consultores.

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