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O comportamento do consumidor 4.0 no mercado imobiliário

O comportamento do consumidor 4.0 deve fazer parte das estratégias no mercado imobiliário. Entenda como alcançar e como se comunicar com esse público.
O comportamento do consumidor 4.0 no mercado imobiliário

Entender os anseios e as preferências do público é essencial para alcançar as pessoas de forma estratégica e gerar resultados. No mercado imobiliário, isso tem ainda mais importância, devido à complexidade das vendas. Assim, quem atua no setor precisa compreender quem é o consumidor 4.0.

Afinal, esse público está cada vez mais presente nas transações e tende a se tornar o foco da maior parte dos lançamentos imobiliários. Então, ao saber como as pessoas se comportam, é possível definir as estratégias certas para alcançar resultados.

Neste artigo, você descobrirá qual é o comportamento do consumidor 4.0 no mercado imobiliário e como se comunicar com ele.

Confira!

Afinal, quem é o consumidor 4.0? 

Com a democratização do acesso à tecnologia, as pessoas passaram a ter cada vez mais informações disponíveis. Assim, o consumidor deixou de depender apenas da empresa e de suas ofertas para se informar.

Ao contrário, ele se tornou mais exigente, pois começou a pesquisar mais e a conhecer melhor as próprias necessidades e expectativas.  A partir disso, formou-se o conceito de consumidor 4.0.

Ou seja, esse termo faz referência a um público que é mais exigente e está cada vez mais preparado para tomar uma decisão de compra. Graças ao avanço da sociedade no mundo 4.0, houve uma mudança no relacionamento entre indústria, varejo e o consumidor. 

Como esse consumidor se comporta no mercado imobiliário? 

Apesar de o conceito do consumidor 4.0 ser bastante usado em áreas como o varejo, o termo também tem relevância em áreas específicas, como o mercado imobiliário. Afinal, a compra de um imóvel costuma exigir bastante análise e consideração por parte do cliente.

Logo, a informação desempenha um papel central nesse sentido. Por isso, é comum que o consumidor 4.0 de imóveis deseje conhecer o máximo possível sobre o assunto. Assim, ele pode tomar uma decisão alinhada às suas expectativas e necessidades.

Outra característica do consumidor 4.0 é o seu foco no digital. Afinal, ele deseja mais praticidade no cotidiano — consequentemente, costuma preferir a comunicação no ambiente online. Isso se deve ao contexto acelerado em que o cliente está inserido.

Ao mesmo tempo, o consumidor 4.0 procura por maior personalização e humanização. Então é comum que ele exija uma experiência diferenciada e que realmente o aproxime da marca.

Do contrário, o cliente pode buscar a solução junto à outra empresa, já que é comum ele priorizar o relacionamento com a marca. Afinal, o consumidor 4.0 pretende ser mais do que um número ou uma venda fechada.

Em especial, o novo consumidor quer ajuda para resolver problemas. Desse modo, ele não tem interesse apenas em comprar um imóvel. Seu objetivo é solucionar questões rotineiras, como ter mais acesso à cidade, mais proximidade do trabalho ou segurança para a família, por exemplo.

Características Consumidor Tradicional Consumidor 2.0 Consumidor 3.0 Consumidor 4.0
Interação com a Tecnologia Limitado ou nenhum Início da interação online. Confortável com e-commerce e dispositivos móveis. Integração total com a tecnologia digital; uso de IA, AR, VR.
Comportamento de Compra Baseado principalmente em lojas físicas. Inicio das compras online. Confiante em compras online e móveis. Experiências de compra omnichannel; foco em personalização e conveniência.
Expectativas de Serviço Atendimento tradicional em loja. Espera atendimento online e suporte básico. Valoriza a eficiência e a rapidez. Expectativas elevadas de personalização, resposta rápida e experiências imersivas.
Engajamento com Marcas Pouco ou nenhum engajamento digital. Engajamento básico nas redes sociais. Ativo nas redes sociais e plataformas online. Engajamento em tempo real, interações bidirecionais com marcas em múltiplas plataformas.
Consciência Social e Ambiental Pouca consciência ou expectativa. Começa a ter consciência sobre questões sociais e ambientais. Consciente e busca por produtos/serviços sustentáveis. Altamente consciente e exige práticas sustentáveis e éticas das marcas.
Papel na Cadeia de Valor Passivo; meramente consumidor. Participação limitada; início do feedback online. Ativo; participa em feedbacks e avaliações. Co-criador; influencia ativamente produtos/serviços e experiências de marca.

Qual a importância de se alinhar ao comportamento do consumidor? 

Entender as motivações e preferências do consumidor 4.0 e, principalmente, alinhar a estratégia a essas características tem se tornado cada vez mais relevante para empresas e profissionais de diferentes áreas. Um dos motivos se relaciona à capacidade de gerar resultados.

Quando a empresa entrega aquilo que esse novo consumidor está esperando em termos de comunicação e relacionamento, ele tende a preferir manter o contato com o negócio. Logo, as estratégias de venda podem se tornar mais efetivas.

Para o mercado imobiliário, isso é especialmente importante, já que as vendas tendem a ser mais complexas. A partir dessa abordagem, é possível acelerar o ciclo de vendas, de modo a favorecer o alcance dos objetivos estratégicos.

Focar nas necessidades do consumidor 4.0 também pode ajudar a diferenciar o negócio dos concorrentes. Ao elaborar a estratégia de marketing de um lançamento imobiliário focado no consumidor 4.0, por exemplo, é possível obter resultados mais interessantes que os concorrentes.

Como se comunicar com esse novo consumidor no mercado de imóveis? 

Conforme você viu até aqui, o comportamento do consumidor 4.0 no mercado imobiliário é diferente. Afinal, há mais autonomia para a tomada de decisão, mais informações e demanda por um grau maior de humanização.

Para aproveitar as vantagens de alinhar sua estratégia a essas demandas, é interessante saber como se comunicar adequadamente com o seu público. 

A seguir, veja quais são os pontos mais relevantes para ter sucesso nessa tarefa no mercado imobiliário:

1. Una múltiplos canais de comunicação

Como o consumidor 4.0 costuma ser hiperconectado, a marca deve definir estratégias com o foco de alcançá-lo também digitalmente. Dessa forma, fica mais fácil criar e manter um relacionamento de forma conveniente, onde quer que o cliente esteja.

Mas não é adequado se limitar ao ambiente virtual — especialmente porque uma decisão no mercado imobiliário é complexa. Desse modo, é válido unir diversos canais de comunicação online e offline, trazendo maior poder de escolha ao comprador e melhorando o relacionamento com o cliente.

2. Crie experiências diferenciadas

Com o grande acesso às informações que esse cliente possui, é comum que ele esteja em busca de inovação — até mesmo na hora de consumir. Para despertar o interesse e prender a atenção desse público, vale a pena elaborar experiências diferenciadas.

Em vez de apenas ter imagens de um apartamento disponível em seu site, por exemplo, uma boa estratégia é oferecer um tour virtual completo ao imóvel. Assim, o público tem uma nova experiência na hora de conhecer o empreendimento imobiliário.

Outra possibilidade é recorrer a catálogos interativos — em especial, nas estratégias offline. É o caso de usar o Showcase Imóveis, da Aqua. Ele ajuda a criar experiências memoráveis, aumentar o engajamento do público e oferecer um contato personalizado.

3. Ofereça mais soluções e praticidade

Como você viu, o consumidor 4.0 busca mais que um imóvel, pois ele deseja soluções e experiências. Por isso, é fundamental oferecer conveniência para o cliente com um atendimento prático, especializado e adequado às necessidades individuais.

Uma possibilidade é utilizar o nosso Showroom, também da Aqua. Por meio desse recurso, o time comercial pode fazer reuniões online exclusivas com os clientes, contando com o uso de recursos de interatividade simultâneos. Assim, será mais fácil tirar dúvidas e apresentar um empreendimento.

Outro destaque é que a sala se torna do cliente, que pode voltar a ela quando quiser, bem como mostrar a outras pessoas. Desse modo, é possível garantir praticidade para quem prefere o contato digital, sem deixar de entregar um atendimento humanizado e personalizado.

Conclusão

Como você aprendeu, o consumidor 4.0 do mercado imobiliário se comporta de maneira mais conectada e também tem necessidades específicas. Com um bom planejamento e os recursos certos, é possível usar canais de comunicação e vendas para encantar esses clientes.

Quer conhecer melhor as soluções que temos para oferecer? Entre em contato conosco da Aqua e saiba mais.

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