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Conteúdo interativo: 9 formatos para vender mais imóveis

O conteúdo interativo é uma oportunidade de atrair clientes, encaminhá-los pela jornada de compra e incentivar a tomada de decisão. Conheça 9 possibilidades.
Conteúdo interativo: 9 formatos para vender mais imóveis

As negociações no setor imobiliário são complexas e você já deve saber da importância de diminuir o ciclo de vendas. O processo pode levar mais de 2 anos, mas pode ser reduzido de forma significativa com a ajuda de um conteúdo interativo.

Essa é uma ferramenta importante, especialmente porque os consumidores buscam atributos diferenciados ao terem sua experiência de compra. Isso é o que mostra a pesquisa Jornada de Compra 2022, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Segundo o levantamento, os meios importantes no processo de compra do imóvel são:

  • outros atributos: 55%;
  • indicação de parentes/amigos: 35%;
  • Facebook: 28%;
  • diretamente nas imobiliárias: 26%;
  • Instagram e site da construtora/incorporadora: 22%;
  • Google: 21%;
  • WhatsApp: 20%;
  • websites especializados em imóveis: 19%.

Portanto, fica claro que é necessário utilizar diferentes alternativas para incentivar o potencial comprador a tomar sua decisão. Neste post, vamos explicar como o conteúdo interativo faz a diferença na experiência do consumidor e ajuda a fechar vendas no mercado imobiliário.

O que é conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é todo material em que o público executa algum tipo de ação. Por exemplo, responder, clicar, tomar uma decisão, reproduzir, etc. Por isso, é uma opção para sair do tradicional e atrair potenciais compradores para os imóveis da sua empresa.

Existem vários formatos que podem ser utilizados de forma interativa. Adiante, vamos explicar melhor quais são eles. De toda forma, eles são boas alternativas para atrair os consumidores, até mesmo porque permitem encontrar novas formas de garantir o engajamento com os potenciais clientes.

Quais são as principais vantagens do conteúdo interativo?

Apesar da publicidade tradicional ainda trazer resultado, cada vez mais há uma busca por novos meios de interação com os consumidores. Portanto, os conteúdos que estimulam a participação dos usuários aumentam a chance de fechar negócio. Isso porque os potenciais clientes conhecem os imóveis e seu perfil a partir de uma forma dinâmica e lúdica.

Na prática, os conteúdos interativos são instigantes e divertidos. Ainda ajudam a fixar melhor as informações e a fortalecer a sua marca perante o público potencial. Outros benefícios desses materiais são:

  • estímulo ao consumo do conteúdo devido à união entre informação e entretenimento;
  • aumento do engajamento;
  • crescimento da conversão de leads, ou seja, você pode conseguir o contato de potenciais compradores e incentivá-los a tomar uma decisão a partir do conteúdo interativo.

9 tipos de conteúdo interativo para usar na venda de imóveis

A venda de imóveis tem algumas particularidades. Normalmente, o comprador pesquisa mais tempo, avalia várias opções e estabelece uma verdadeira relação com o corretor. Por tudo isso, é importante investir nos tipos de conteúdo interativo certos para sua imobiliária. Veja alguns deles.

1. Vídeo interativo

É um conteúdo visual que envolve o espectador e permite que ele decida o caminho a seguir. Isso pode ser feito por meio de respostas a questionários, páginas de destino ou reprodução de ações conforme as escolhas do usuário.

Por exemplo, o vídeo mostra um determinado bairro e o usuário indica qual de duas opções prefere. A partir disso, um imóvel diferente aparecerá de acordo com a sua escolha.

2. Quiz

É um formato mais comum e que aumenta o engajamento. A ideia é oferecer várias perguntas e, a partir das respostas, o consumidor recebe uma resposta. No mercado imobiliário, você pode direcionar para a escolha de um lugar, um imóvel, uma cidade etc.

A grande vantagem é que os quizzes têm uma linguagem leve e informal. Além disso, ajudam a entender o que os potenciais compradores pesquisam e preferem.

3. Jogos

Você pode criar vários jogos para apresentar seus imóveis, mostrar características de uma região e mais. Apesar de ser mais difícil de aplicar, um jogo de pontuação também pode ser uma boa alternativa. Essa é uma forma de incentivar os usuários a interagirem e tomarem sua decisão de compra.

4. Infográficos

Os infográficos são ideais para transmitirem dados e informações. Eles podem ser estáticos ou interativos. O foco é a segunda alternativa, já que isso estimula a participação do usuário. Como? Você pode usar testes, botões, animações e mais.

No mercado imobiliário, você pode usar um esquema em que o usuário pode escolher as opções desejadas e receber as informações. Assim, ele pode saber mais sobre determinado imóvel, sobre uma região etc.

5. Posts de múltipla escolha no Instagram

Tanto no Instagram quanto em outras redes sociais, os posts de múltipla escolha são um bom formato de conteúdo interativo para incentivar a participação dos usuários. Essa também é uma maneira de entender mais sobre as preferências dos potenciais compradores.

A vantagem do Instagram são os recursos disponibilizados pelos Stories. Ao fazer uma publicação, você pode fazer perguntas ao seu público, entender suas preferências e ter ideias para novas publicações.

6. Avaliações

São oportunidades para indicar o que sua empresa faz, mostrar os tipos de imóveis que vende e conseguir o e-mail do seu potencial cliente. Assim, você oferece uma avaliação gratuita, que ajuda a fidelizar o consumidor e o incentiva a tomar uma decisão.

7. Calculadora de preços

A calculadora de preços é outro conteúdo interativo que ajuda a alinhar as expectativas do potencial comprador às diferentes opções de imóvel existentes. Ao mesmo tempo, esse recurso ajuda a tomar uma decisão com mais precisão.

Por exemplo, a ferramenta pode mostrar quanto determinado imóvel vale. Assim, a pessoa já sabe quanto terá em mãos, poderá fazer uma simulação de financiamento e se organizar para a compra de outro apartamento.

8. Catálogos

Os catálogos são conteúdos interativos utilizados por construtoras e incorporadoras que servem para fazer uma apresentação única dos seus imóveis. Por isso, é uma ferramenta eficiente e que fortalece o marketing imobiliário. Além disso, permite que você apresente os empreendimentos em qualquer lugar para melhorar a experiência dos clientes durante toda a jornada de compra.

Para trazer mais informações, você pode usar soluções específicas. Uma delas é a solução Showcase Imóveis. Ele consiste em um catálogo interativo que ajuda para o marketing imobiliário e estandes de vendas. Assim, você apresenta os empreendimentos com todos os detalhes, de forma bastante interativa e com um conteúdo de alta qualidade.

Essa é uma solução de pré-venda e venda. Por isso, pode ser usado em showrooms, estandes, plantões e central de vendas de imóveis. Inclusive, você pode mostrar o seu empreendimento a partir de imagens em 3D e por meio de tour virtual 360º.

9. Apresentações interativas

As apresentações interativas trazem os imóveis e seus detalhes de forma dinâmica. Os potenciais compradores definem o que querem saber mais. Afinal, cada um deles tem um interesse diferente. Por exemplo, para uns, o mais importante é o número de quartos. Para outros, a localização. E por aí vai.

Assim como há uma ferramenta de catálogo, também existe uma solução de apresentações interativas. Esse é o caso do Showroom, uma plataforma completa voltada para atendimento e vendas online.

Além de ter um catálogo interativo, oferece conteúdo sob medida e chamadas de vídeo integradas. Ainda tem conteúdo personalizado para que o cliente se concentre nos empreendimentos desejados.

Como apresentar conteúdos interativos

Ao longo deste post, apresentamos alguns exemplos de conteúdos interativos. Porém, ainda existem outros. Por exemplo, imagine que você vai atender um cliente que deseja comprar um apartamento para morar. Ele tem interesse em um condomínio de alto padrão.

Por isso, você pode usar o Showroom para criar uma sala individual e personalizada, já com a definição dos empreendimentos que podem ser do interesse desse potencial comprador. O atendimento é feito a distância, mas com conteúdo sob medida e navegação simultânea.

Após o fim da conversa, a sala não é encerrada. O endereço permanece fixo para que o cliente volte quando quiser. Ele também pode chamar outras pessoas para verem os detalhes do empreendimento e opinarem. As visitas são monitoradas e geram indicadores importantes para a equipe de vendas.

Essas e outras possibilidades são viabilizadas pelas soluções da Aqua. A empresa oferece Showcase e Showroom para o mercado imobiliário, com diferentes recursos de conteúdo interativo para você atrair seus clientes e fechar negócios com rapidez, mesmo nas vendas complexas.

Então, que tal saber mais para chegar a esse patamar? Acesse o site, conheça as possibilidades e aproveite todos os recursos para aumentar suas vendas.

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