Lançamento imobiliário: três dicas simples para ter sucesso

O lançamento imobiliário é o processo que apresenta um projeto para inúmeras pessoas. Aqui, descubra 5 dicas práticas para obter sucesso ao divulgar um novo empreendimento.
Lançamento imobiliário: três dicas simples para ter sucesso

Para o mercado da construção civil, o lançamento imobiliário é uma das fases mais importantes. Afinal, é o processo que apresenta o projeto para um grande número de pessoas e marca o começo das vendas em maior escala.

É uma etapa que pode se tornar extremamente desafiadora e envolve muitas expectativas, por representar um passo essencial para o sucesso das vendas. E nem sempre as construtoras conseguem realizar todo o potencial de um lançamento.

Para isso, precisam contar com métodos e ferramentas para criar um planejamento matador e ter um bom início das vendas. Confira 5 dicas para ter sucesso nessa área e impulsione os resultados dos seus empreendimentos! Vamos lá?

A importância do lançamento imobiliário

Uma construtora deve se preocupar em ter bons projetos que tragam conforto, segurança e satisfação para os seus clientes. Porém, esse investimento pode não gerar frutos se as vendas não acontecerem, na prática.

O lançamento imobiliário é um momento-chave. Na prática, ele está associado à ideia de comprar um imóvel novo e a chance de obter um bem que vai se valorizar. Além disso, impera uma sensação de escassez, que já não é tão presente em imóveis antigos. Afinal, se a pessoa não correr, pode ser que a oportunidade seja perdida.

Ele também é um momento de concentração dos esforços de marketing. É a ocasião com mais unidades disponíveis e, consequentemente, chances de ver o retorno do investimento, tempo e energia consumidos com a divulgação. Lá na frente, pode não ser tão interessante investir da mesma forma para vender apenas as unidades restantes.

Além disso, o início das vendas é um marco para a comunidade ao redor do empreendimento e frequentemente repercute online. É quando as pessoas vão falar do imóvel com mais intensidade, aumentando as chances de potenciais clientes descobrirem as oportunidades. Por isso, considerando as características únicas, é fundamental planejar muito bem essa etapa.

Quais as principais etapas do lançamento imobiliário?

Conhecer as etapas do lançamento imobiliário é o pilar para realizar o planejamento. Com esse entendimento, podemos nos preparar com antecedência e inserir ações de marketing em diferentes etapas.

Concepção

O ponto de partida é a concepção do projeto, que deve considerar o know-how da construtora, as demandas dos consumidores, as principais tendências, entre outros fatores. Escolher o local certo, estar aderente às necessidades e desejos do público-alvo, fazer um bom projeto e buscar diferenciais são algumas ações que vão facilitar o processo de vendas lá na frente.

Teaser

A divulgação do empreendimento não acontece de uma hora para outra, mas é planejada de maneira gradual. A primeira etapa dessa divulgação é o teaser, em que são dadas pequenas amostras, geralmente pelas redes sociais, para instigar o público-alvo.

Pré-lançamento

O pré-lançamento é a etapa seguinte e ocorre antes do empreendimento estar pronto para ser lançado. Seu objeto é capturar a demanda de quem deseja se antecipar, bem como dimensionar o interesse pelo imóvel.

É o momento de abrir inscrições para dar prioridade aos investidores que desejam assumir os riscos e vantagens de entrar muito antes do projeto estar em andamento.

Lançamento

O lançamento em si acontece quando a empresa já tem todos os documentos e registros legais em mãos para construir e iniciar as vendas. É a etapa que mobiliza o maior esforço de marketing e vendas.

Diferentemente das fases anteriores, as informações devem ser completas e resolverem as principais objeções do público-alvo. Lembre-se também de observar as prioridades concedidas no pré-lançamento, dando oportunidade para quem já se cadastrou antes.

Remanescente

Nos primeiros dias de lançamento, a procura tende a alcançar o pico. Depois, com o passar dos meses, a tendência é caírem as vendas. E, por mais que se tenha sucesso logo de cara, é natural que ainda existam imóveis à espera de um comprador.

É o momento de inserir os imóveis nos fluxos de vendas normais, junto a outros empreendimentos.

Pós-venda

Por fim, com as vendas realizadas, a construtora deve ficar atenta ao atendimento, feedback e entrega dos imóveis para os compradores. O pós-venda será determinante para que as pessoas voltem a comprar, bem como para construir a reputação no mercado.

Como criar um lançamento imobiliário de sucesso?

Agora que já reforçamos a importância do lançamento imobiliário e suas etapas, podemos sugerir boas práticas para encantar o público e impulsionar as vendas. Confira 5 dicas imperdíveis!

Dica 1: atraia as pessoas certas

A função de um lançamento imobiliário é chamar atenção para um novo empreendimento. Nesse caso, é essencial a presença de um público direcionado, que tem algo a ganhar ou aprender, visitando a inauguração daquele imóvel:

  • pessoas que demonstraram interesse prévio;
  • corretores e consultores imobiliários;
  • equipe comercial da própria incorporadora;
  • imprensa e investidores.

O evento geralmente é no local do empreendimento, para que as pessoas possam conferir o andamento das obras e ver mais informações. Um catálogo interativo, com informações completas, tem tudo para ser o centro das atenções e ajudar a destacar seu ponto de vendas.

Uma tela interativa, fácil de usar, disponibilizando conteúdo visual para que o usuário entenda ainda mais sobre aquele lançamento: essa é certamente uma ferramenta singular na hora do atendimento.

Lançamento imobiliário
Estande de vendas da Somattos com telas interativas

Além de desejar informações sobre o imóvel que estão comprando, as pessoas querem saber sobre outros empreendimentos realizados pela mesma empresa. Estamos falando de um grande investimento, geralmente o maior da vida de muitas delas, e nada mais adequado do que ter o máximo de garantias no negócio. Sendo assim, como sua empresa comprova essa segurança e convence o cliente de que é a melhor opção?

Showcase Imóveis tem sido usado como catálogo de diversas empresas, exibindo não apenas os imóveis, mas também indicadores de solidez da instituição, como história, premiações e metros quadrados construídos. O fornecimento de dados concretos passa a ideia de transparência em relação aos seus negócios, traz confiança e segurança ao comprador e, consequentemente, é um fator crucial no momento de decisão da compra.

No exemplo abaixo, da construtora Embraed, estamos falando de empreendimentos de alto luxo, em que sempre vai haver uma grande exigência do público. Como atrair e converter essas pessoas?

Você pode usar Showcase, nossa solução para captar leads em locais públicos. O mercado imobiliário muitas vezes trabalha com listas ruins de clientes, a maioria com origem na internet.

Com ele é possível mudar essa situação. Suas telas interativas ficam em locais onde seu público vai estar, de muita movimentação: shoppings, clubes, metrô.

Essa solução é eficiente na medida em que só vai gerar cadastros de pessoas que demonstrarem interesse na sua empresa e no que ela oferece, proporcionando informações mais detalhadas de cada lead e, assim, fornecendo apenas contatos que de fato queiram ser procurados por sua equipe comercial.

Dica 2: Invista em anúncios online bem segmentados

Os anúncios online trazem a possibilidade de falar com o público-alvo do empreendimento. Isto é, em vez de se dirigir à massa e alcançar pessoas sem o perfil para fechar o negócio, a internet possibilita direcionar os esforços para o lugar certo.

Para isso, tenha muito bem definido quem é o seu cliente: idade, faixa de renda, desejos, necessidades, etc. A seguir, há diversos caminhos para atingir a audiência com quem pretendemos nos comunicar.

É possível buscar perfis, portais, sites e influenciadores que falem com as pessoas do nosso público. Igualmente, podemos usar os mecanismos de impulsionamento nas publicações da empresa e anúncios digitais, segmentados.

Marketing imobiliário digital

Dica 3: Produza conteúdos relevantes

O tráfego sem o recurso de anúncios também é fundamental. As estratégias de produção de conteúdo podem variar conforme o perfil do cliente e canal de comunicação escolhido, mas geralmente são bastante úteis nos lançamentos imobiliários.

No Instagram, por exemplo, as publicações podem destacar os diferenciais dos projetos, especialmente com fotos e vídeos. Já o Facebook traz mais abertura para o uso de texto e descrições junto às imagens.

Além disso, a empresa pode desenvolver uma estratégia de SEO em um blog para capturar pessoas por meio dos mecanismos de busca. Nela, são utilizadas palavras-chave, estrutura e semântica (conjunto de significados) do texto para que o material apareça entre os primeiros resultados. Por exemplo, pode ser vantajoso estar na primeira página do Google quando alguém pesquisa por imóveis na cidade do empreendimento.

Por fim, a presença na internet influencia a autoridade e reputação da marca. Logo, vale a pena dar atenção à produção de conteúdo.

Dica 4: Invista na experiência de compra

A experiência é um fator decisivo. A partir do marketing interativo, em que o cliente deixa de ser um espectador e inicia um processo de diálogo com a empresa, temos um grande potencial de envolver os clientes e impulsionar as vendas.

Nele, levamos a pessoa a tomar decisões, agir e reagir às interações da empresa, explorando diferentes sentidos humanos. Assim, complementamos o aspecto racional da decisão de compra com o envolvimento emocional e sentimental do indivíduo no processo, além de ser uma ótima estratégia para capturar a atenção.

Imagine um imóvel com uma bela vista para a praia. Raramente, uma descrição dessa paisagem chegará perto da experiência de ir até o imóvel e vivenciar com os próprios olhos. Porém, com o tour 360º, podemos oferecer essa perspectiva, dando a oportunidade da pessoa caminhar pelo imóvel virtualmente.

A combinação entre tecnologia e interatividade é o caminho do futuro, especialmente nas vendas complexas. E as diversas inovações de marketing interativo podem ser concentradas em uma única plataforma: o Showcase Imóveis.

Showcase Imóveis é uma solução muito usada em eventos, então lembre-se de incluí-lo em seu planejamento. Nosso catálogo funciona como uma ferramenta completa de apresentação, pois substitui ou complementa seu material de marketing, como panfletos, banners, videowalls e maquetes.

Além disso, Showcase é uma solução ampla, testada e aprovada por dezenas de empresas. Em um evento, sempre procure a resolução mais confiável, que já tenha experiência no mercado e que, acima de tudo, funcione.

Há diversas inovações baseadas no conceito de marketing interativo para construir uma excelente experiência nos pontos de venda. Tour virtual 360º, banners digitais, conteúdo multimídia e catálogo digital são algumas das opções para se destacar aos olhos dos clientes.

Outra vantagem é que ele serve de apoio para seus corretores, pois traz informações completas para ajudar no atendimento. Quaisquer dúvidas ou curiosidades sobre um empreendimento podem ser resolvidas com apenas alguns toques, bem ali, sem ter que deixar o cliente esperando enquanto o atendente vai procurar por aquela informação. É dinâmico, de qualidade e eficaz.

A ferramenta também ajuda na capacitação de vendedores externos, principalmente corretores de imobiliárias parceiras. Os recursos visuais e o catálogo Showcase são ótimas ferramentas de treinamento, funcionam de maneira intuitiva e ainda servem, posteriormente, como apoio no atendimento de compradores interessados no imóvel.

Dica 5: o lançamento imobiliário não acaba no primeiro dia

Após o lançamento, geralmente se mantém o estande de vendas para comercialização do empreendimento. Use nosso catálogo para dar continuidade ao atendimento.

O Showcase pode, ainda, apresentar outros empreendimentos no mesmo catálogo, além do lançamento. Às vezes sua empresa atrai clientes nos quais não têm o perfil adequado para aquele empreendimento específico, mas talvez se interessem por outros imóveis que você tenha em estoque. Com a nossa ferramenta, você não perde vendas!

Vale ressaltar que essa plataforma pode ser contratada como solução pontual ou contínua, de baixo custo e alto impacto.

É uma ótima opção tanto para ações de marketing de curto prazo como para manter o fluxo de vendas para os imóveis remanescentes. Confira nossas dicas para a venda de empreendimentos remanescentes.

Conclusão

O mercado imobiliário é competitivo e tem um público limitado. Aliás, como a maioria dos mercados hoje em dia.

Você pode conseguir atenção com força bruta, ou seja, gastando muito dinheiro com publicidade, e esperar que o cliente ideal chegue até você. Mas se sua verba não for ilimitada, sua melhor opção é utilizar de uma estratégia inteligente, que não desperdice recursos. Seja criativo, atraia as pessoas certas e faça uma boa venda. A Aqua coloca tudo isso ao seu alcance.

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